Pedro Andrade
Pedro Andrade
25 Dez, 2018 - 11:00
Como cancelar o cartão multibanco

Como cancelar o cartão multibanco

Pedro Andrade

O procedimento para cancelar o cartão multibanco é bastante simples: saiba mais sobre o processo e garanta que o seu pedido é feito de forma rápida e eficaz.

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Os cartões de pagamento chegaram para facilitar as nossas vidas. Seja qualquer for o motivo, já quase ninguém é capaz de viver sem eles. Ainda assim, quem nunca teve de cancelar um cartão multibanco? Esta é uma situação recorrente e que é resolvida de forma bastante simples e prática.

Em Portugal, a rede Multibanco foi lançada em 1985 e se, durante os primeiros anos, este tipo de solução bancária era utilizada por uma pequena elite do país, hoje em dia, o cenário é bem diferente: há 33 anos existiam nove equipamentos em Lisboa e no Porto (que permitiam fazer levantamentos, consultar saldos e movimentos e alterar o código secreto do cartão). Atualmente, existem 20 milhões de cartões de pagamento em circulação (com mais de 60 funcionalidades) e cerca de 13 mil caixas de multibanco em todo o território nacional.

Mais recentemente, o serviço Multibanco passou a estar disponível nos telemóveis, através da aplicação MBWay, e conta já com mais de um milhão de utilizadores. À distância de um clique e no conforto de casa, é possível efetuar pagamentos, dividir despesas, transferir dinheiro a custo zero e fazer levantamentos sem cartão.

Com mais novidades a caminho, este serviço promete continuar a inovar e a acompanhar as tendências do mercado. Fiquemos atentos a 2019 – estão já prometidos novos serviços.

Cancelar o cartão multibanco: procedimentos

cancelar o cartão multibanco

Se perdeu o cartão multibanco, foi roubado ou simplesmente ficou retido em qualquer terminal, não se preocupe: o procedimento para garantir que a sua conta fica protegida é bastante simples.

Contudo, o prazo para receber o novo cartão pode chegar às duas semanas. Se não tem mais nenhuma conta em seu nome e precisa de movimentar o valor em causa, deverá solicitar um cartão pré-pago à sua instituição bancária. Este cartão custa 6,5€ (confirme os valores praticados pelo seu banco) e tem uma validade de três anos.

Cancelar o cartão multibanco: como posso fazê-lo?

Para cancelar o seu cartão multibanco (seja de débito ou crédito) deverá avisar o seu banco, o mais depressa possível. O seu banco deve sempre ser comunicado sobre a perda ou roubo do cartão com a maior brevidade, pois só assim é que o cartão é bloqueado e todas as utilizações do mesmo a partir desse momento deixam de ser da sua responsabilidade.

Para efetivar este processo deverá ter consigo o número do cartão e o número de telefone da sua instituição bancária. Todas dispõem de uma linha de apoio que funciona durante 24 horas (os contratos de abertura de conta indicam qual o número que deve ser contactado neste tipo de situações).

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Em alternativa pode, ainda, apresentar o número da conta ou o NIB – dessa forma também conseguirão proceder ao cancelamento do cartão.

Se precisar de contactar a SIBS (808 201 251) ou a rede UNICRE (213 159 856), lembre-se que também só cancelam o cartão através do respetivo número (principalmente se tem mais do que um cartão multibanco com a mesma entidade bancária).

Cancelar o cartão multibanco: qual o número para o qual posso ligar?

Em alguns casos, o cartão multibanco também pode ser cancelado através da aplicação móvel do seu banco. Para isso, basta escolher o respetivo cartão e explicar o motivo para o cancelamento.

Se não tem acesso à aplicação ou ao serviço de homebanking, basta ligar para o seu banco:

Caixa Geral de Depósitos
218 422 424

Millennium BCP
214 704 402

Montepio – das 08h às 00h
217 241 635
707 102 626

Santander Totta
217 807 364
707 212 424

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BPI
217 207 700
226 072 266

Novo Banco
707 247 365
218 557 705

Cartão multibanco: cuidados a ter

Deixamos-lhe, agora, algumas dicas para que faça uma boa gestão do seu cartão multibanco:

1. Preste atenção aos prazos indicados pelo seu banco para a chegada do novo cartão multibanco. Caso não o receba na data prevista, avise a instituição bancária;

2. Assine sempre o seu cartão multibanco no verso e guarde-o num local longe de objetos metálicos;

3. Guarde todos os documentos do seu cartão junto de talões, extratos de conta ou recibos – dessa forma saberá sempre onde pode encontrar os dados de que necessita para cada ocasião;

4. Confira os movimentos do seu cartão pelo menos uma vez por semana e não se esqueça de danificar a pista magnética quando o prazo de validade do respetivo cartão for atingida – assim tem a certeza de que fica definitivamente inutilizável.

5. Assim que recebe o seu cartão, deverá seguir alguns passos para salvaguardar a sua segurança e a da respetiva conta bancária. De acordo com o Banco de Portugal, deverá memorizar o PIN e destruir o papel que é entregue com o código secreto original. Se optar por trocar o PIN original, lembre-se que o novo código não deverá ser facilmente identificável, como é caso das datas de nascimento ou de códigos postais.

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