Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
13 Jul, 2020 - 10:05

Limpar depois de um churrasco: saiba o que fazer

Mónica Carvalho

Verão combina com churrascos (e que bem sabem). Mas também é importante ter alguns cuidados. Por isso, mostramos como e o que deve limpar depois de um churrasco.

Limpar depois de um churrasco

Quando chega o calor e os dias longos de verão, mudam os nossos hábitos e as nossas atividades: ficamos mais bem-dispostos, queremos fazer mais coisas e o churrasco é uma delas, pois proporciona animados momentos de convívio. E claro que depois da diversão, vem a parte mais aborrecida: as limpezas. Para facilitar, mostramos como e o que deve limpar depois de um churrasco, para manter sempre tudo em ordem e nas melhores condições possíveis.

Este ano, com a pandemia, ainda não é possível aventurarmo-nos em grandes festas, pelo que apelamos sempre ao cumprimento das regras estipuladas pela Direção-Geral da Saúde, pela sua saúde e pela saúde dos seus familiares e amigos.

Antes do churrasco: a prevenção que poupa tempo e trabalho

escova churrasqueira

Se não possui uma churrasqueira fixa em casa, então, pode sempre contar com a preciosa ajuda de diversas churrasqueiras portáteis, de diferentes tamanhos e feitios que pode comprar de acordo com o espaço que tem disponível em casa, seja uma varanda, terraço ou pátio. De igual modo, pode escolher o equipamento que prefere: a gás, a carvão ou elétrico.

Posto isto, e após a compra e montagem do aparelho, chega o momento da confeção da tão desejada comida, seja ela peixe, carne, legumes ou um pouco de tudo, para, assim, ter uma refeição que irá agradar a todos os gostos.

E a melhor forma de poupar tempo e trabalho quando tudo termina é fazer uma preparação adequada. É bastante importante colocar um tapete ou jornais velhos por baixo da churrasqueira, de modo a ser mais fácil apanhar vestígios de lixo. Assim também consegue proteger o chão.

De igual modo, se tiver roupa a secar nas proximidades, aconselhamos que a recolha, pois pode ficar impregnada com o cheiro do fumo e até suja com algumas faúlhas que possam voar.

Outro conselho prende-se com o facto de ter crianças pequenas ou animais de estimação em casa. Nunca é demais relembrar que é preciso estar sempre com muita atenção, pela curiosidade inata destes e o perigo que uma churrasqueira pode representar.

Por último, uma regra que é mais um ditado popular: não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Neste caso falamos da limpeza e arrumação da churrasqueira, que devem ser idealmente feitas no dia em que utilizou o equipamento. Se deixar para depois, então, será mais difícil remover a gordura acumulada, bem como os restos de comida.

Se, por algum motivo, não for possível fazer a limpeza no mesmo dia, então, opte por retirar rapidamente o excesso de gordura e resíduos com papel de cozinha ou uma escova adequada, de cerdas duras.

Limpar depois de um churrasco: o que fazer

Depois do repasto, chega a hora da limpeza. Não adianta adiar, pois isto é algo que todos têm de fazer, não dá simplesmente para deixar tudo por limpar a arrumar e esperar que um milagre aconteça.

Vamos por partes.

1

Limpar as grelhas

As grelhas são provavelmente a parte mais suja da churrasqueira, por ser lá onde colocamos os alimentos enquanto cozinham. Por isso, deverá dedicar mais tempo a estes acessórios.

Para a limpeza ser eficaz, tenha consigo: água morna, escova de aço com cabo longo e detergente desengordurante. Além disso, para limpar depois de um churrasco deve calçar luvas, para não ferir as mãos em nenhum momento.

Misture o detergente com água morna (mesma quantidade de ambos) num recipiente, humedeça a escova e comece a limpar as grelhas da churrasqueira em momentos firmes e sempre para trás e para a frente, na direção das linhas da grelha.

Esfregue quantas vezes forem necessárias para remover toda a sujidade. Se ainda assim esta persistir, borrife a grelha com o preparado de detergente e água morna e deixe atuar durante alguns minutos, antes de voltar a esfregar.

Produtos para limpar a grelha

Existem bons produtos no supermercado para ajudar a completar esta tarefa com sucesso. Conheça algumas opções.

  • Neoblanc Spray Mousse: o Neoblanc Spray Mousse é um produto que apresenta uma fórmula especial, que permite higienizar muitas superfícies diferentes e as grelhas da churrasqueira são uma delas;
  • CIF Pro formula: também o detergente desengordurante forte Cif Pro Formula remove rapidamente gorduras e sujidades fortes. Além disso, é um produto que pode ser aplicado no alumínio com segurança.  seguro em alumínio.

Truque caseiro

O limão é um poderoso aliado na hora de limpar depois de um churrasco os utensílios com gordura, devido ao alto grau de acidez deste alimento.

Para comprovar, siga o nosso conselho: parta um limão a meio e esfregue uma metade de cada vez na grelha, apertando ligeiramente para sair o sumo que vai funcionar como desengordurante.

No final, se chegar ao resultado pretendido, basta passar por água morna.

2

Limpar a churrasqueira

Este processo é mais simples, pois basta retirar as cinzas, misturar uma solução com água morna e um pouco de detergente, como os que já referimos, e deixar de molho. Minutos depois, e com a ajuda da escova de cerdas, toda a sujidade sairá sem dificuldade.

3

Higienizar a tábua de corte

Partir carne ou peixe pode deixar inúmeros vestígios nas tábuas de corte, o que dificulta a limpeza.

Se tiver utilizado uma tábua de plástico, opte por deixar de molho com água corrente e detergente durante alguns minutos, antes de lavar normalmente como faz com a restante louça.

No caso das tábuas de madeira, a diferença está no tempo que estas precisam de ficar de molho: aconselha-se, pelo menos, uma hora, visto que é um tipo de material que necessita de uma higienização mais profunda.

4

Eliminar cheiros fortes

Fazer um churrasco tem também coisas menos boas: como o fumo que provoca (ainda que atualmente já existam equipamentos que prometem não provocar qualquer tipo de fumo) e o cheiro que deixa no local, principalmente se esse local for mais pequeno e menos arejado, como uma varanda ou marquise.

Temos também uma solução caseira bastante eficaz: ferva uma panela com água, cascas de uma laranja grande e três ou quatro paus de canela. Irá criar-se um vapor aromatizado, sem que tenha de recorrer a químicos, que deixará um aroma agradável por toda a casa.

Dicas simples de cumprir e que vão ajudar a manter a “boa saúde” da sua churrasqueira, durante muito mais tempo, para poder fazer refeições deliciosas.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].