Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marvin Tortas
Marvin Tortas
29 Jan, 2020 - 14:40

Lisboa é a cidade com trânsito mais congestionado da Península Ibérica

Marvin Tortas

A capital portuguesa é a cidade com trânsito mais congestionado da Península Ibérica, com os lisboetas a passarem, em média, 43 minutos por dia presos no trânsito.

rotunda marques de pombal

Lisboa é, pelo quarto ano consecutivo, a cidade com o trânsito mais congestionado da Península Ibérica, tendo mesmo ultrapassado as grandes cidades espanholas. De acordo com o do Índice de Tráfego Global Anual da Tom Tom, realizado em 2019, a capital lisboeta apresenta uma taxa de congestionamento de tráfego de 33%.

Face ao estudo anterior, o tempo perdido no trânsito na capital portuguesa cresceu 1%, o que significa que os condutores passam, em média, 43 minutos no trânsito diariamente, o que corresponder a 158 horas por ano.

O Porto também viu o seu índice de trânsito aumentar em relação ao ano passado e subiu 13 lugares no ranking, ocupando agora a posição 108. Os automobilistas perdem, na cidade invicta, 39 minutos no trânsito, somando um total de cerca 154 horas anuais.

Lisboa surge em 81º lugar no ranking das cidades mundiais com o trânsito mais congestionado, enquanto o Porto está na posição 108, o que a torna na quarta cidade com trânsito mais congestionado da Península Ibérica.

Além das duas principais cidades portuguesas, o TomTom Traffic Index “englobou as cidades de Braga (334ª posição), Funchal (351ª posição) e Coimbra (375ª posição), sendo que todas elas registaram um aumento na percentagem de tráfego”.

Ainda assim, Lisboa está longe de ser a cidade mais congestionada da Europa. Moscovo volta a liderar a lista europeia (59%) e Istambul (55%) volta a segui-lo, com Kiev (53%), Bucareste (52%) e São Petersburgo (49%) a seguir.

As cidades de Bruxelas (37%), Londres (37%) e Paris (36%) ocupam a 11º, 12º e 13º posição, respetivamente. Grandes capitais como Paris (39%), Roma (38%) e Londres (38%) ficaram em 14º, 15º, e 17º respetivamente. 

Já na América do Norte, as cinco cidades mais congestionadas são Los Angeles (42%), Nova Iorque (37%), São Francisco (36%), San Jose (33%) e Seattle (31%).

Qual é a cidade com trânsito mais congestionado No mundo?

Seja qual for a hora do dia, Begaluru, na Índia, lidera em termos de trânsito mais congestionado.

Em média, os condutores na capital mexicana passam 71% de tempo no trânsito a qualquer hora do dia, em comparação com períodos de trânsito fluido ou sem congestionamento.

Segue-se a capital das Filipinas, Manila; Bogotá, na Colômbia, a cidade mais congestionada de 2018; Bombaim e Pune, também na Índia, completando assim o top 5 das cidades com mais trânsito do mundo. 

Para Banquecoque vai ainda o destaque de ser a cidade com o trânsito mais congestionado do mundo, ao fim do dia, durante a hora de ponta. Os condutores na capital da Tailândia passam em média 118% de tempo extra presos no trânsito ao fim do dia.

Entre as 10 cidades com mais trânsito seguem-se Chongqing (China) Bucareste (Roménia), Istambul (Turquia), Chengdu (China), Rio de Janeiro (Brasil, Tainan (Taiwan) e Pequim (China).

Nick Cohn, especialista da TomTom em tráfego rodoviário avançou à cadeia de televisão CNN “que a Tailândia – e muitas outras grandes cidades no topo do ranking de congestionamento de trânsito – tornaram-se vítimas de próprio sucesso. Economias e populações em crescimento traduzem-se hoje em mais tráfego rodoviário e passageiros.”

Desde 2008 que o congestionamento tem vindo a aumentar em todo o mundo e apenas 63 cidades registaram diminuições mensuráveis. Este aumento no congestionamento, apesar de ser um indicador de uma economia forte, também custa muitos milhões à economia.

Veja também