Das mais recentes às mais antigas, das mais famosas às mais recatadas… Não faltam boas (e muitas) livrarias no Porto para conhecer e perder a cabeça. Em dias de chuva ou com tanto calor que nem é possível pôr um pé fora de casa, com ou sem companhia, ter um bom livro à mão é sempre uma boa estratégia para sobreviver ao mundo. Prepare-se para ficar surpreendido com a quantidade, com a qualidade e com a variedade da oferta.
Livrarias no Porto: uma mão cheia de sugestões
Livraria Lello
Quem nunca ouviu falar da Livraria Lello anda a viver debaixo de uma rocha, certo? Mas a livraria mais famosa do Porto não serviu só de inspiração a JK Rowling. Nasceu em 1906 e tem uma decoração bem característica: madeira escura, colunas douradas e muito vermelho, que lhe dá um toque real (ou de escola de magia, como queira). E se acha que esta livraria no Porto só serve de museu: chegam a sair 300 mil livros por ano das prateleiras… A entrada custa 4€ e o valor pode ser descontado na compra de um livro.
Onde? Rua das Carmelitas, 144
Quando? Seg-Sex 10h-19h30, Sáb-Dom 10h-19h
Flâneur
A Flâneur é uma das livrarias no Porto especializada em poesia, romances, arte e filosofia. Ao todo tem cerca de cinco mil livros e uma programação muito variada. É possível assistir a lançamentos de livros e até debates, por exemplo. Se vir na rua a Flânerie não estranhe: é a bicicleta de entregas ao domicílio.
Onde? Rua de Ribeiro de Sousa, 225-229
Quando? Ter-Sáb 11h-19h, Dom 14h30-19h
Livraria Poetria
Poesia e teatro. É esta a grande paixão de uma das melhores livrarias no Porto. A Poetria abriu portas em 2003 e é a meca dos amantes destas duas artes. Ainda por cima fica mesmo em frente ao Teatro Carlos Alberto. Não podia estar melhor localizada…
Onde? Rua das Oliveiras, 70 r/c – Loja 12
Quando? Seg-Sáb 9h-19h30
Confraria Vermelha Livraria de Mulheres
Segundo os proprietários, esta foi a primeira livraria do país dedicada especialmente a livros escritos por mulheres. Aqui as mulheres podem escrever, desfrutar de poesia, música e até são organizadas tertúlias com alguma regularidade. Mas não se preocupe: se não for do sexo feminino não vai ser barrado à entrada. Simplesmente há uma grande (e boa) valorização do papel feminino nesta livraria.
Onde? Rua dos Bragas, 32
Quando? Seg-Sex 14h-19h
Livraria Papa-Livros
A livraria Papa-Livros, no bairro das artes da Invicta, é uma mistura de livraria com casa de chá. Uma das paredes está cheia de livros para os mais novos (que deixam muitos adultos a babar) e ainda pode decidir que livro levar – tarefa muito difícil dada a qualidade e a quantidade da oferta – para casa enquanto bebe um chá (quente ou frio, dependendo da altura do ano) e come uma fatia de bolo.
Onde? Rua Miguel Bombarda, 523
Quando? Seg 13h30-19h30, Ter-Sáb 10h30-19h30
Veja também: