Inês Silva
Inês Silva
30 Out, 2019 - 10:41
livros-que-ja-devia-ter-lido

Fique a conhecer 10 livros que já devia ter lido

Inês Silva

Damos-lhe a conhecer 10 livros que já devia ter lido. Se ainda não o fez, vai a tempo de o fazer. Não espere mais, ponha a sua leitura em dia!

O artigo continua após o anúncio

Não há listas perfeitas, já sabemos, e para escolher 10 livros que já devia ter lido, são muitas as obras importantes que ficam de fora de uma lista que poderia ser vasta, é um facto.

No entanto, é preciso começar por algum lado e hoje damos-lhe a conhecer uma dezena de exemplos. São obras memoráveis que, na nossa opinião, brilham no universo de livros que fazem parte da literatura universal.

Ler, em qualquer idade, é um dos mais importantes hábitos para adquirir conhecimentos e promover o desenvolvimento intelectual. No entanto, está cada vez mais fora de moda devido ao boom tecnológico das últimas décadas, tendo sido substituído primeiro pela televisão, depois pelos computadores e agora pelos smartphones.

Qual a importância de ler?

Ler é a forma mais antiga e mais eficaz de adquirir conhecimento, sendo preciso desconstruir que a leitura é um hábito aborrecido.

Ler revistas, romances, sites e outras leituras de entretenimento, é tão eficaz quanto ler um livro técnico. A diferença é que um livro técnico oferece conhecimento especializado sobre determinado assunto, enquanto que ler sobre outros géneros estimula o raciocínio e aumenta o vocabulário.

A leitura melhora a aprendizagem dos estudantes, pois estimula o bom funcionamento da memória, desenvolve a capacidade interpretativa, mantém o raciocínio ativo, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos.

Quem lê tem a capacidade de conversar sobre qualquer coisa e formar opiniões bem fundamentadas.

CONHEÇA 10 LIVROS QUE JÁ DEVIA TER LIDO

1. Os Maias, de Eça de Queirós

Começamos por um dos melhores livros portugueses, a grandiosa obra de Eça de Queirós, obra-prima da literatura de todos os tempos. Contando a história da família Maia ao longo de três gerações, este romance realista do século XIX, faz também o retrato caricatural da sociedade portuguesa de oitocentos, através do traço de escrita inconfundível de Eça. É uma história fascinante e única, que nos faz rir, chorar, pensar, entre muitas outras emoções.

2. O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry

Obra inconfundível e memorável, repleta de valores universais e intemporais, é uma das obras mais lidas e traduzidas pelo mundo fora. O Principezinho ensina-nos que “o essencial é invisível aos olhos”, dando uma lição ao leitor sobre a amizade e o amor humano, sobre o que de mais importante existe, ou deveria existir, dentro de cada um de nós. Encantador e profundo!

3. A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera

Este é também um dos livros que já devia ter lido. É uma obra de culto do século XX, que tem o poder de mudar a forma de olharmos para o mundo à nossa volta. Através da leitura deste livro, podemos olhar com tristeza, melancolia ou mesmo revolta perante o destino de uma nação, de uma civilização. Maravilhoso e magistral!

4. Por quem os Sinos Dobram, de Ernest Hemingway

Romance fabuloso sobre a Guerra Civil de Espanha, esta é uma narrativa sobre a lealdade e a coragem, sobre o amor e a derrota. Trata-se da história de Robert Jordan, jovem americano das Brigadas Internacionais, que é membro de uma unidade guerrilheira, numa zona rodeada por montanhas. O enredo prende-nos do início ao fim e torna-se inesquecível na memória!

5. Capitães de Areia, de Jorge Amado

Esta é mais uma obra escrita em língua portuguesa que faz parte dos livros que já devia ter lido e que conquista o público leitor de todo o planeta. Ao longo da ação, Jorge Amado apresenta-nos a vida de meninos abandonados nas ruas de São Salvador da Bahia. Esses meninos são conhecidos por “Capitães de Areia”. Cheia de beleza, este livro apela à sensibilidade do leitor, marcando-o para sempre.

6. O Processo, de Franz Kafka

Esta obra apresenta-nos uma atmosfera claustrofóbica, absurda e distópica, na qual o personagem Josef K. está imerso, sendo surpreendido com uma sequência infindável de acontecimentos quase surreais, gerados por uma lei maior e inacessível, que está no entanto em perfeita conformidade com os parâmetros reais da sociedade moderna.

O artigo continua após o anúncio

7. A Montanha Mágica, de Thomas Mann

Não se assuste com o tamanho do livro, o escritor alemão Thomas Mann é autor de alguns dos clássicos mais importantes da literatura do século XX e que vale mesmo a pena ler.

Considerado um romance de formação, a obra conta da história de um jovem engenheiro naval alemão, de Hamburgo, que ao visitar um primo num sanatório para doenças respiratórias, pretendia ficar apenas três semanas, mas acaba por ficar lá por tempo indefinido.

8. A Estrada, de Cormac McCarthy

Num futuro não muito distante, o planeta encontra-se totalmente devastado, cidades em ruínas, florestas em cinzas e mares estéreis. Os poucos sobreviventes juntam-se em bandos na esperança de encontrar um local melhor. Este livro conta a viagem de um homem e o seu filho na procura do tal lugar melhor.

9. Aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira

Esta obra é recomendada, pelo Plano Nacional de Leitura, para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma. Mas é um livro que pode e deve ser lido em qualquer idade, trata-se de uma história fantástica que recorre ao imaginário mágico, por vezes de inspiração surrealista, este romance é um prodígio de efabulação e engenho narrativo.

10. O Velho que Lia Romances de Amor, de Luis Sepúlveda

Esta obra, publicada em 1989, narra a aventura de António José Bolívar Proaño, protagonista desta história e aficionado leitor de romances de amor, que tem como pano de fundo a América do Sul. O enredo adensa-se quando começam a surgir cadáveres de pessoas e animais, presumivelmente atacados por uma onça.

Estas são as nossas propostas de 10 livros que já devia ter lido. Se ainda não o fez, não perca mais tempo! São muitas as obras que ficam de fora, mas, para já, comece por estes exemplos e deixe-se fascinar pelo mundo da literatura, mergulhando nos melhores universos literários à sua disposição.

Boas leituras!

Veja também