ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
João Abreu
João Abreu
30 Nov, 2020 - 11:48

Luz da reserva acendeu: saiba o que fazer e não fazer

João Abreu

Se a luz da reserva acendeu, saiba como proceder. Se o motor regista o valor mínimo de combustível disponível, confira os malefícios que tal pode acarretar.

painel do carro a mostrar que luz da reserva acendeu

A luz da reserva acendeu e não sabe como proceder? Quando a luz da reserva acende no painel de instrumentos, é sabido que poderão ficar condicionados certos componentes do motor do seu veículo.

Desta forma, é importante que saiba reagir, quando tal suceda, de forma a que esta ocorrência não traga estragos futuros. Atente na lista de todas as coisas que deve evitar fazer, sempre que o carro viaje com o depósito na reserva.

Por não ser uma questão do conhecimento geral, são muitos os condutores que, ao denotarem que a luz da reserva acendeu, prosseguem a sua viagem. Para os condutores que julgam que percorrer 50 ou 60 kms xtra, com a luz do depósito da reserva acesa ou intermitente, em nada condiciona o funcionamento do carro, a verdade é que estão enganados.

Estas situações podem levar a vários desgastes na mecânica do automóvel, bem como condicionar a segurança do condutor.

Note que, se a luz da reserva acender, o número de quilómetros que um carro pode percorrer, varia de modelo para modelo.

É imperativo recordar o que fazer se o carro ficar sem combustível, pois a sua não sinalização (com triângulo de pré-sinalização e piscas), pode agravar a situação.

Lembre-se que não utilizar o triângulo de pré-sinalização pode custar-lhe uma coima mínima de 120€ a uma coima máxima de 600€.

Saiba, então, descortinar os perigos inerentes ao aviso do painel de instrumentos, quando se trata da luz da reserva acesa.

Luz da reserva acendeu: perigos e o que fazer e não fazer

painel do carro a mostrar que luz da reserva acendeu

Se a luz da reserva acendeu e não quer comprometer a sua segurança, nem proceder a reparações no seu carro, fique elucidado quanto ao que deve e não deve fazer e conheça os perigos inerentes.

Os perigos associados

Se a luz da reserva acendeu, o seu automóvel pode estar perto do limite de combustível disponível. Ora, um carro que consuma todo o seu “alimento”, poderá sofrer danos na bomba do combustível.

Estes danos podem exigir reparações dispendiosas que vão além de um simples reabastecer de combustível.

Tendo isto em mente, atente nos restantes perigos que se lêem entre linhas, quando a luz da reserva acendeu:

  • Se o depósito de combustível estiver quase vazio, tanto as partículas sólidas, como os resíduos presentes no combustível, são enviados para o motor. Isto pode não ser muito problemático, pois passarão pelo processo de filtragem de combustível. Por sua vez, a condução contínua nestas condições levará a uma maior acumulação destas mesmas partículas e resíduos, o que pode levar ao desgaste e, posteriormente, ao entupimento do filtro de combustível. Estas ocorrências podem provocar futuras avarias no motor;
  • A bomba de combustível fica situada dentro do depósito da reserva (no caso dos automóveis mais modernos). Esta localização é estratégica para que ela possa ser mais facilmente lubrificada e arrefecida pelo combustível. Ora, se não houver combustível no tanque, a bomba fica na iminência de queimar;
  • Mesmo não sendo tão grave quanto os perigos enumerados anteriormente, ficar sem combustível no meio da estrada é outra das situações que lhe podem acontecer. Embora tenha variadas formas de resolução, é uma despesa extra ficar dependente de terceiros e perder tempo;
  • Recorde que caso fique sem combustível no carro, os travões e a direção assistida deixarão de funcionar, o que poderá colocá-lo em situações de perigo iminente.

O que deve fazer

Se estiver perto de ficar sem combustível, deve:

  • Evitar travagens ou acelerações agressivas;
  • Manter a velocidade do seu automóvel entre os 60-80 km/h;
  • Manter a condução nas 2000-3000 rotações;
  • Considerra viajar com um jerrican de combustível, nomeadamente nas viagens mais longas;
  • Calcular as distâncias e use os travões progressivamente;
  • Utilizar as mudanças engrenadas nas descidas, para que as rodas dêem movimento ao motor, dispensando o recurso de injeção de combustível.

O que não deve fazer

Estes são os comportamentos que deve evitar:

  • Conduzir se o veículo tiver menos de 1/4 do combustível;
  • Abusar nas travagens;
  • Conduzir a uma velocidade superior a 80km/h;
  • Conduzir a mais de 3000 rotações;
  • Manter-se numa situação de pára/arranca.

Uma vez compreendidas as ações que deve fazer e as que não deve fazer ao ver que a luz da reserva acendeu, mantenha o olhar atento ao painel de instrumentos.

Como pode comprovar, os perigos relacionados com o défice de combustível são diversificados e podem comprometer o desempenho do seu carro e resultar em dispendiosas ações de manutenção.

Portanto, mesmo em situações do dia a dia, apressado e com falta de tempo, procure perder alguns minutos no reabastecimento do veículo, em vez de perder horas a reparar a mecânica do seu automóvel.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].