Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
01 Out, 2018 - 11:51

Chegou o MacOS Mojave: como instalar e novas funcionalidades

Nuno Margarido

A Apple decidiu ir ainda mais longe e explorar todas as potencialidades do sistema operativo. E assim nasceu o MacOS Mojave. Saiba como obtê-lo.

Chegou o MacOS Mojave: como instalar e novas funcionalidades

Em primeiro lugar, o mar. Logo depois, a montanha. Agora, a Apple decidiu inspirar-se no deserto de Mojave, o mais seco da América do Norte, para nomear a nova versão do macOS. A versão mais recente do sistema operativo da Apple traz inúmeras novidades e muitas novas funcionalidades. Neste artigo, contamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre o novo macOS Mojave.

MacOS Mojave: tudo o que precisa de saber

macos mojave

Fonte: Apple/ Divulgação

O final do mês de setembro de 2018 trouxe boas e grandes novidades aos fãs do computador da Apple. O novo macOS Mojave já está disponível para os utilizadores que queiram tirar o máximo partido do seu dispositivo Mac. A nova versão do sistema operativo (a 10.14) traz imensas novidades e melhorias, com destaque para o “Modo Escuro”.

As 6 melhores novidades do MacOS Mojave

1. O “Modo Escuro” (“Dark Mode”, em inglês) é uma das melhores novidades da nova versão do sistema operativo. Este modo permite que o utilizador não canse os olhos com tanta facilidade, permitindo passar mais horas à frente do ecrã.

2. O “Ambiente de Trabalho Dinâmico” (“Dynamic Desktop”, em inglês) também se assume como uma novidade bastante apetecível. Esta funcionalidade vai variando subtilmente o tom e a temperatura da cor que aparece no ecrã, ao longo do dia.

3. As “Pilhas” permitem que o utilizador mantenha o ambiente de trabalho bastante arrumado. Esta ferramenta permite organizar os ficheiros por temas – imagens, documentos, folhas de cálculo, PDF, entre outros;

4. A “Vista Rápida” também é uma excelente novidade. Esta ferramenta permite trabalhar num ficheiro sem ter de o abrir – claro que está limitado a ações específicas;

5. Há também a possibilidade de tirar uma fotografia com o iPhone e de ver essa mesma fotografia de imediato no ecrã do Mac. Por outras palavras, vai ser possível digitalizar documentos num abrir e fechar de olhos;

6. Há também várias novidades ao nível da segurança do utilizador. O Safari, por exemplo, permite bloquear os botões Gosto, Partilhar e outros widgets presentes nas redes sociais para impedir a monitorização da atividade do utilizador.

Mac’s compatíveis

Segundo a Apple, estes são os modelos compatíveis com o novo MacOS Mojave:

  • MacBook de início de 2015 ou posterior;
  • MacBook Air de meados de 2012 ou posterior;
  • MacBook Pro de meados de 2012 ou posterior;
  • Mac mini de finais de 2012 ou posterior;
  • iMac de finais de 2012 ou posterior;
  • iMac Pro (todos os modelos);
  • Mac Pro de finais de 2013 e os modelos de meados de 2010 ou meados de 2012 com uma placa gráfica compatível com Metal recomendada.

Onde obter?

O MacOS Mojave pode ser obtido de forma gratuita a partir da Mac App Store. Para obter a nova versão do sistema operativo basta aceder a esta ligação e seguir as instruções para a atualização.

Veja também: