Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia Rocha
Júlia Rocha
07 Ago, 2018 - 10:00

Sabe qual é a maior empresa do mundo? Descubra esta gigante

Júlia Rocha

Uma gigante norte-americana, ligada ao retalho e consumo, foi nomeada a maior empresa do mundo pela revista de negócios Fortune.

Sabe qual é a maior empresa do mundo? Descubra esta gigante

É a multinacional Walmart, que está ligada ao consumo quotidiano de milhões de pessoas, a maior empresa do mundo, pelo edição Global 500 da publicação Fortune. O ranking elaborado pela revista, anualmente, junta as maiores companhias com base nas receitas conseguidas. A Walmart atingiu qualquer coisa como 500 mil milhões de dólares.

A Walmart possui cerca de 11000 lojas, sob nomes diferentes, espalhadas por 27 países diferentes. Foi fundada nos anos 60, no estado norte-americano do Arkansas. De momento ainda não está presente em Portugal.

A maior empresa do mundo: o ranking

A seguir à Walmart, a State Grid e Sinopec Group (empresas chinesas) são as empresas que se seguem no ranking da Fortune, com receitas de 349 e 327 mil milhões de dólares (o que dá cerca de 299 e 281 mil milhões de euros). A seguir, o top 5 fica completo pelas China National Petroleum e Royal Dutch Sell, ligadas ao comércio de combustíveis. É interessante verificar que a tendência do ano passado relativamente a um quase monopólio chinês se continua a verificar, apesar de a maior empresa do mundo ser norte-americana.

A Toyota Motor, Volkswagen, BP, Exxon Mobil e Berkshire Hathaway asseguram as próximas posições, concluindo assim o top 10.

As 500 empresas reunidas pela Fortune para o ranking de 2018 englobam dois terços do produto interno bruto norte-americano, com receitas num número que é difícil de imaginar – 12.8 milhões de milhões de dólares (11 milhões de milhões de euros). O lucro de todas, por seu turno, soma um milhão de milhão de dólares (858 mil milhões de euros). As 500 empresas do ranking de maior empresa do mundo dão trabalho a cerca de 28.2 milhões pessoas.

Veja também: