Patrícia Abreu
Patrícia Abreu
24 Ago, 2017 - 07:26

6 maravilhas gastronómicas do Algarve

Patrícia Abreu

A gastronomia portuguesa é irresistível e todas as regiões, de Norte a Sul, têm iguarias deliciosas. Conheça 5 maravilhas gastronómicas do Algarve.

6 maravilhas gastronómicas do Algarve
O artigo continua após o anúncio

Se visita com regularidade o Sul de Portugal, já deve conhecer as maravilhas gastronómicas do Algarve. A sua saborosa gastronomia tradicional é fortemente influenciada pela cozinha mediterrânea. De entre as especialidades da região destacam-se os pratos de peixe e marisco e outros de frango e porco.

Nos pomares secos da região, crescem em abundância as amendoeiras, figueiras e alfarrobeiras, que acabam por fornecer os ingredientes para a doçaria algarvia. A arte da pastelaria é retratada em bolos que recorrem ao uso do açúcar e das amêndoas para fazerem os famosos bolo em maçapão e em formas de pequenas frutas e animais.

Conheça as maravilhas gastronómicas do Algarve

Cataplana de Amêijoas

placeholder-1x1

Cataplana de amêijoas. Fonte da imagem: 5starsinyourkitchen’s Blog

Se há um prato que realmente representa a arte gastronómica algarvia, esse prato é a cataplana.

A cataplana consiste num aromático prato de amêijoas, ou outros moluscos, junto com toucinho e chouriço, cozinhados numa cataplana, que é uma panela de cobre com uma tampa fixa, de origem moura, que é muito caraterística na região. É este método simples de cozinhar a vapor que tem como resultado um dos pratos mais saborosos da região. Sugerimos o Restaurante Cantil, em Albufeira.

Caldeirada

placeholder-1x1

Caldeirada algarvia. Fonte da imagem: Algarve Imobiliária

São muitos os excelentes pratos confecionados com peixe e marisco, mas um dos mais tradicionais é a deliciosa caldeirada. Este prato é um tradicional estufado que, geralmente, inclui diferentes tipos de peixe e marisco. Visite o Restaurante A Grelha, em Armação de Pêra.

Sardinhas

placeholder-1x1

Sardinhas assadas. Fonte da imagem: Wanderlust Tips

O artigo continua após o anúncio

A sardinha é o símbolo da cozinha algarvia e faz parte das maravilhas gastronómicas do Algarve. Pode encontrá-las na maior parte do ano, mas é no verão que as encontrará no seu melhor.

São muitas as cidades algarvias que apostam tudo neste prato de peixe, mas é a cidade de Portimão que mais beneficia da procura pelas sardinhas por parte dos turistas.

Recomendamos os restaurantes na antiga zona portuária de Portimão, que são especializados em sardinhas assadas. Encontre-os junto à ponte velha. Sugerimos ainda uma visita ao Festival da Sardinha, também ele realizado em Portimão, anualmente, no mês de agosto.

Chocos

placeholder-1x1

Choquinhos fritos à algarvia. Fonte da imagem: saborintenso.com

Outra das maravilhas gastronómicas do Algarve são os famosos chocos, sobretudo quando são fritos na sua própria tinta, com alho.

Frutos de Amêndoa do Algarve

placeholder-1x1

Frutos de Amêndoa do Algarve. Fonte da imagem: Blog Há alguém mais gulosa do que eu?

Os frutos de amêndoa são pequenos doces tradicionais feitos com massa de amêndoa e recheio de ovos moles que são pintados com corante. As suas formas são diversas, desde frutos a peixes, pombos, queijos, presuntos, etc.

Os frutos de amêndoa são geralmente vendidos em caixas ou em cestas de verga e são um doce feito manualmente, cuja base é, conforme já referido, a massa de amêndoa e o recheio de ovos moles.

O artigo continua após o anúncio

Para experimentar estas delícias procure a Casa de Doces Regionais Taquelim Gonçalves, que se localiza na Rua da Porta de Portugal, em Lagos.

Tarte de 3 delícias do Algarve

placeholder-1x1

Tarde de 3 delícias do Algarve. Fonte da imagem: Blog Vamos pá mesa 
Outra pérola da doçaria algarvia é a conhecida Tarte de 3 delícias do Algarve. As 3 delícias são, nomeadamente, os fabulosos figos, alfarroba e amêndoas.

Não é qualquer um que acerta na receita, portanto recriá-la em casa será muito difícil. Para provar esta relíquia, recomendamos que visite o restaurante Manel d’Água, em Castro Marim, ou o restaurante Cantinho dos Petiscos, em Vila Real de Santo António.

Veja também: