Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
06 Nov, 2020 - 19:22

Passo a passo: como marcar um atendimento presencial nas Finanças

Mónica Carvalho

Antes de se dirigir a um balcão, é imprescindível saber como marcar um atendimento presencial nas Finanças. Caso contrário vai perder a viagem.

marcar atendimento nas finanças

Existem diferentes formas de fazer uma marcação de atendimento nas Finanças, de modo a poder resolver os seus problemas ou até esclarecer algumas dúvidas.

No atual contexto de pandemia por COVID-19, os serviços públicos apenas atendem presencialmente mediante marcação. Por isso, deverá mesmo fazê-lo, para não dar o seu tempo como perdido.

Se não faz ideia de como agendar uma visita a um balcão das Finanças, então, mostramos-lhe de seguida todas as alternativas.

Marcar atendimento nas Finanças via online

Para marcar uma hora de atendimento nas Finanças deve:

1. Aceder ao Portal das Finanças.

2. Clicar em “Contacte-nos”, no canto inferior direito da página.

3. Escolher a opção “Atendimento presencial por marcação”.

marcar atendimento presencial nas Finanças

4. Introduzir o número de contribuinte e a respetiva senha de acesso.

5. Clicar em “Marcar atendimento”.

marcar atendimento presencial nas Finanças

6. Selecionar o assunto e o sub-assunto da marcação para atendimento presencial.

7. Preencher o campo de “Observações” com uma descrição sucinta do que pretende. Se tiver documentos para anexar, também o pode fazer.

8. Confirmar dados de contacto e, para avançar, ativar a autorização para ser contactado.

marcar atendimento presencial nas Finanças

9. Escolher o intervalo de datas mais conveniente para o atendimento presencial.

marcar atendimento presencial nas Finanças

10. Verificar quais os locais de atendimento com disponibilidade para o intervalo de datas selecionado.

Por defeito, a opção que aparece é o balcão de atendimento associado à morada fiscal. Para selecionar outro local de atendimento clicar em “Ver disponibilidades”. Escolher o o distrito, depois o concelho e por fim o local de serviço.

marcar atendimento presencial nas Finanças

11. Selecionar a data e a hora mais conveniente. Clicar em “Marcar atendimento”.

marcar atendimento presencial nas Finanças

12. Confirmar atendimento

marcar atendimento presencial nas Finanças

Depois de concluir estes passos, a marcação está registada com sucesso.

Marcação presencial nas Finanças através do telefone

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem também ao dispor dos contribuintes o Centro de Atendimento Telefónico (CAT).

Esta linha de apoio pode ser utilizada não só para fazer a marcação para atendimento presencial, como também para esclarecer dúvidas de natureza tributária e aduaneira. Além disso serve para prestar apoio no acesso à informação e aos serviços disponibilizados no Portal das Finanças.

O número para o qual deverá ligar é 217 206 707 (custo de uma chamada para a rede fixa, em função do plano tarifário do utente) e está disponível nos dias úteis, das 09h às 19h.

Existe ainda um atendimento automatizado, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para assuntos relacionados com o estado dos reembolsos de IRS e IVA.

Em temas sujeitos a confidencialidade, deve indicar o seu número de identificação fiscal e o código de acesso telefónico. Se ainda não tem, pode criar um de através do Portal das Finanças. Basta aceder ao menu “Dados cadastrais” e escolher a opção “Registar código de acesso telefónico”.

Outras formas de contactar a Autoridade Tributária

Nesta fase, de acordo com o alerta da AT, o atendimento presencial está reservado para assuntos urgentes e inadiáveis. Como tal, além de poder esclarecer dúvidas por telefone, através do contacto com o CAT, pode recorrer ainda ao e-balcão: Contacte-nos – Atendimento e-balcão – Registar nova questão.

Poderá escolher o tema da sua questão e depois uma descrição da mesma, devidamente explícita, para ser facilmente interpretada pelo funcionário da AT que a lê. Poderá, se assim entender necessário, anexar algum ficheiro relativamente ao tema do seu contacto.

Logo que apresente o pedido no Portal das Finanças, o sistema de gestão do serviço e-balcão procede à sua distribuição para o serviço competente, que procede à sua análise, apreciação e resposta. É também nesta secção que verá a resposta emitida. Não há um prazo para tal, porém, habitualmente, os serviços respondem em dois a três dias úteis.

Mas antes de registar o seu pedido de informação no e-balcão, verifique se a resposta à sua questão não se encontra disponível nas “Questões Frequentes”, acessíveis também através do menu “Contacte-nos”.

Além disso, ao contactar o CAT poderá solicitar o endereço de e-mail do seu serviço de Finanças habitual e enviar as suas dúvidas e questões por este meio.

Veja também