Qualquer dono de empresa gostaria de ver a sua marca ou o seu produto na lista de marcas mais confiáveis, afinal é uma vitória saber que os seus artigos e serviços são lembrados pelos consumidores e fazem parte da vida deles de forma recorrente. Há 17 anos isto é possível para os empresários portugueses, que podem conferir a sondagem anual realizada pela Selecções da Reader’s Digest.
Marcas de Confiança: como funciona
A pesquisa, realizada de forma pioneira desde 2001, procura entender quais são as marcas consideradas mais fiáveis e seguras pelos consumidores. Segundo Maria do Carmo Diniz, responsável pelo estudo Marcas de Confiança, a escolha do consumidor baseia-se em duas componentes essenciais: a razão e a emoção. Por isso, as marcas precisam mais do que produtos e serviços de qualidade com preços justos, também precisam de conquistar a confiança do consumidor, serem consideradas seguras e precisam de se fazerem presentes na sua rotina.
A pesquisa é realizada no formato de um questionário de resposta aberta, via postal ou online, onde os participantes devem indicar de forma espontânea os serviços e produtos de cada categoria.
Este ano novas categorias passaram a fazer parte da pesquisa como “Cadeias e lojas de perfumaria”, “Azeites” e “Cremes para dores musculares e articulares”, entre as quais se destacaram, respetivamente, Perfumes & Companhia (54%), Oliveira da Serra (61%) e Voltaren (72%).
Nem todas as marcas conseguem ganhar a confiança dos consumidores portugueses, por isto, muitas não ultrapassaram a marca dos 75% de confiança. Apenas 9 conseguiram este feito e a grande campeã é a Fula, que angariou 92% dos votos.
A seguir, na lista, encontramos:
- Chicco, mencionada por 90% dos consumidores
- CTT com 89% dos votos
- Well’s com 85%
- Essilor com 84%
- Corega com 82%
- Molaflex com 79%
- Carglass com 77%
- ERA com 76% de aprovação
Das 60 categorias analisadas, 50 marcas citadas mantiveram a posição de liderança da última pesquisa.
Algumas mudanças no ranking
Das marcas que perderam o seu posto de mais confiáveis, encontramos algumas substituições em categorias como “Tablets e computadores pessoais” onde a Asus ficou com o lugar da Toshiba no primeiro lugar. Na categoria “Sites de compras online” o Ebay tomou o lugar do Continente. Já na categoria “Seguros de saúde” vimos a Multicare tomar o lugar à Medis e, por fim, na categoria “Produtos de cuidado de cabelo” a Pantene agora está em primeiro no lugar da L’Oréal.
Veja também: