A marginal do Estoril reúne todo os pontos fundamentais para ser considerada a melhor estrada costeira da Europa: paisagem fantástica, vistas prontas a fotografar, bom piso, curvas suaves e pontos de paragem regulares.
Marginal do Estoril: uma das melhores estradas de verão
A Tom Tom patrocinou um estudo, desenvolvido pelo psicólogo David Holmes, que procurou reunir quais os factores que os condutores consideram fundamentais para um bom percurso para desfrutar durante o verão. Assim, aspetos como o tipo de estrada, a inclinação e obliquidade, o volume de tráfego, os pontos de paragem, o isolamento da estrada, foram analisados e a marginal do Estoril ficou em 2º lugar, atrás da Estrada do Atlântico na Noruega.
As melhores estadas estivais da Europa
- Estrada do Atlântico – Noruega
- Marginal do Estoril – Portugal
- Lago de Como – Itália
- Peloponeso – Grécia
- North Coast 500 – Escócia
Porém, a Tom Tom subdividiu os resultados obtidos em tipologias mais específicas de viagem e decidiu eleger as melhores estradas: costeiras, de floresta, de montanha, mais épicas e melhores viagens históricas. Portugal aparece apenas na lista das melhores estradas costeiras, com o 1º lugar.
As melhores estradas costeiras da Europa
- Marginal do Estoril – Portugal
- Costa Amalfitana – Itália
- Estrada Costeira de Darry a Belfast – Irlanda do Norte
- Costa Brava – Espanha
- Costa da Dalmácia – Croácia
Esta não é a primeira vez que o nosso país aparece em destaque neste tipo de eleição. Já em 2015, o percurso com 93 curvas com vista para o Douro da EN222 entre Peso da Régua e Pinhão tinha sido considerado a melhor estrada do mundo, num estudo levado a cabo pela Universidade de Warvick, no Reino Unido.
Veja também: