ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
07 Fev, 2022 - 10:59

10 maus hábitos de limpeza para evitar

Catarina Milheiro

Conheça os maus hábitos de limpeza e elimine-os já da sua rotina para garantir a eficácia e eficiência em todas as suas tarefas.

Maus hábitos de limpeza

Muitas vezes, procuramos formas diferentes para tornar a rotina de limpeza mais rápida. No entanto, nem sempre conseguimos executar com eficiência e em menos tempo todas as tarefas. Saber identificar os maus hábitos de limpeza doméstica é o primeiro passo para garantir uma rotina eficaz.

Para além disto, se o objetivo é otimizar tempo durante as limpezas, é imprescindível que saiba o que não deve fazer.

Assim, chegou o momento de começar a quebrar esses hábitos para que consiga ter sempre a sua casa limpa e de uma forma muito mais rápida.

10 maus hábitos de limpeza doméstica que deve evitar

A verdade é que por vezes, quando optamos por pequenos “atalhos” na higiene das nossas casas, acabamos por desenvolver alguns maus hábitos de limpeza que nos inibem de fazer cada uma das tarefas de forma rápida e eficaz.

O ideal é escolher um ou dois maus hábitos de limpeza para mudar em cada semana. Desta forma, é possível habituar-se com mais facilidade a cada um deles e ir adicionando novas rotinas na limpeza da sua casa.

poupar-tempo-limpezas
1.

Acumular toalhas molhadas

Se o objetivo é passar menos tempo na lavandaria, saiba que não deixar que as toalhas molhadas se acumulem é a chave para o sucesso.

Na verdade, trata-se de um dos maus hábitos de limpeza mais simples de mudar. Experimente começar a pendurar as toalhas molhadas para que sequem mais rápido e possa utilizar por uma ou duas vezes mais.

Desta forma conseguirá aliviar a quantidade de roupa que tem para lavar.

2.

O mesmo pano para várias superfícies

Separar os panos para cada tipo de limpeza e superfície é essencial para uma limpeza eficaz. Por exemplo: se utilizar o pano do pó para limpar as casas de banho, as superfícies irão ficar com resíduos acumulados e não será feita uma boa limpeza.

Por isso mesmo, deve escolher um pano para limpar o pó dos móveis, outro para as loiças das casas de banho, um para o chão (caso não utilize uma esfregona), e outro pano para limpar o pó dos móveis da cozinha. Afinal, é precisamente na cozinha onde se acumulam mais gorduras.

3.

Aspirar antes

Por vezes, com o pouco tempo que nos resta para executarmos todas as tarefas domésticas, acabamos por aspirar primeiro as divisões para depois limparmos o pó.

No entanto, este não é um bom hábito de limpeza. O mais adequado é efetivamente, limpar primeiro o pó dos móveis e paredes e só depois aspirar o chão das divisões.

Desta forma, é possível garantir uma limpeza mais rápida e eficaz.

4.

Acumular papelada

Mesmo com a existência das faturas e bancos online, ainda deixamos acumular um monte de papéis nas nossas casas – sejas revistas, jornais, panfletos da caixa do correio ou recibos importantes.

Não deixe acumular a papelada espalhada pela sua casa. O ideal é escolher um local adequado para o efeito para que não esteja tudo misturado e desorganizado pelas divisões: uma gaveta no escritório pode ser a solução.

5.

Acumular loiça suja

Todos nós sabemos que na correria do dia-a-dia nem sempre há tempo para almoçar e colocar os pratos na máquina ou lavá-los à mão. Contudo, deixar acumular loiça suja no lava-loiça pode significar uma grande dor de cabeça.

Afinal, quantos de nós já perdemos a vontade de limpar assim que olhamos para a banca da cozinha? A verdade é que se tentar fazer um esforço para lavar sempre a louça que usa no momento, nada disto acontecerá e a limpeza da casa torna-se numa tarefa muito mais rápida.

6.

Não limpar a vassoura

Se a vassoura faz parte da sua rotina de limpeza, saiba que tal como qualquer outro utensílio, esta deve ser limpa e sacudida no final de cada utilização.

Não limpar a vassoura pode fazer com que arraste o lixo e poeiras por toda a casa, enquanto pensa que está a limpar.

varrer-ou-aspirar
Veja também Varrer ou aspirar o chão da casa?
7.

Deixar roupa estendida depois de seca

Quantas vezes já nos esquecemos da roupa estendida por um ou dois dias? A verdade é que ao deixarmos a roupa seca estendida por muito tempo, estamos a contribuir para o desgaste dos tecidos e cores.

Para além disto, quando a roupa fica demasiado tempo ao sol, torna-se mais difícil passá-la a ferro. Por isso já sabe, esteja atento e determine qual a melhor hora para colocar a roupa a lavar, estender e apanhar.

mulher a estender roupa
Veja também Estender a roupa não tem segredo? Eis 11 truques que o desmentem
8.

Muitos produtos de limpeza

Usar muito produto nas limpezas pode significar uma perda de tempo e um transtorno. Afinal, se este não for bem enxaguado, o resíduo do produto vai-se tornar num íman de poeiras e lixo acumulado.

Para evitar que isto aconteça, leia sempre as instruções de cada embalagem e utilize sempre um pouco menos da quantidade recomendada. Assim, consegue ganhar tempo e poupar dinheiro.

9.

Acumular comida no frigorífico

Ao longo da semana é normal que se acumulem as sobras das refeições no frigorífico. No entanto, é necessário estar atento para não deixar que estas ganhem bolor e bactérias que se espalhem pelo eletrodoméstico.

A chave para o sucesso está em armazenar corretamente os alimentos. Desta forma, não terá que fazer uma limpeza a fundo ao seu frigorífico todas as semanas.

10.

Produtos de limpeza em equipamentos eletrónicos

Se é um pouco distraído, saiba que este é um dos maus hábitos de limpeza mais comuns.

Apesar de muitos não saberem, os equipamentos eletrónicos só devem ser limpos com um pano de microfibras húmido sem qualquer tipo de produto. Caso contrário poderá danificá-los permanentemente.

Veja também