Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
15 Jan, 2020 - 10:27

Melhor altura para vender a casa: saiba qual é para vender a sua

Mónica Carvalho

Conhecer qual a melhor altura para vender a casa vai facilitar todo o processo e permitir uma venda mais rápida. Saiba mais.

melhor altura para vender a casa

“O ideal é comprar quando todos querem vender e vender quando todos querem comprar” já dizia Warren Buffet, o multimilionário americano, tal fator também se aplica ao mercado imobiliário. Por isso, se pretende saber qual a melhor altura para vender a casa, prepare-se para tomar as devidas notas.

Vender a casa é uma decisão importante e a altura para o fazer é um dos fatores a ter em conta para que todo o processo corra da forma mais rápida e tranquila possível.

Pode parecer um detalhe irrelevante, mas a verdade é que anunciar uma casa no momento certo pode mesmo ser crucial para fechar uma negociação ou experienciar um flop.

Em Portugal, todas as semanas o preço das casas é notícia, dado que o mercado imobiliário no país é, atualmente, muito atrativo para quem deseja vender imóveis, principalmente nas cidades de Lisboa e Porto.

De tal forma que a procura é superior à oferta. No que aos preços diz respeito, e de acordo com o Barómetro Habitação de Out of the Box, portal português de Finanças Imobiliárias, em 2019, “os preços na habitação em Portugal vão continuar a subir, assim como o aumento na venda de casas que deverá caminhar para um novo recorde. “

Se tem uma casa para vender, este assunto interessa-lhe.

Como a época do ano pode influenciar a venda da casa

chaves de casa venda

De acordo com um estudo organizado pelo Grupo Zillow, a maior empresa de anúncios online para imóveis que atua principalmente nos EUA, é na primeira quinzena de maio que há mais volume da oferta de casas para vender.

Quem anuncia neste período, consegue vender a sua casa 18,5 dias mais rápido do que noutra altura. Igualmente, o período de março a junho é bastante favorável para vender casa.

Em relação ao dia, o estudo revela ainda que o sábado é o melhor dia da semana para iniciar a promoção e a colocação de anúncios de venda, havendo nos sites do grupo um aumento de 20% dos visitantes, quando comparando com outros dias da semana.

Atente a dicas extras importantes para quem tem casa para vender.

Vender na primavera

A primavera é mesmo a melhor altura para vender a casa. Isto acontece, porque nesta época do ano, os dias são mais longos, o que significa que existe mais disponibilidade das pessoas, quer em procurar casa, quer para vender.

Vender no outono

O outono é mais uma das melhores épocas para vender casa, pela temperatura amena e pela sensação de mudança que essa época impõe no ritmo de vida das pessoas.

Evitar os meses de verão

Esta é uma época a evitar para quem pretende vender casa. Tal deve-se ao facto de muitas pessoas se ausentarem da cidade para irem de férias e a compra de casa não ser propriamente uma prioridade.

Evitar a época de festividades

É pouco provável que as pessoas procurem imóveis para comprar num período tão agitado e movimentado como é a época de final do ano. As preocupações são outras, nomeadamente prendas de Natal, jantares natalícios, festas de passagem de ano.

Fatores que influenciam a venda da casa

chave fechadura casa

Além da época do ano, há outros fatores a influenciar positiva ou negativamente a venda de uma casa. Atente aos conselhos.

Características do imóvel

A tipologia do imóvel vai refletir-se no valor do mesmo. No caso dos apartamentos, o andar também conta, dado que os pisos superiores tendem a ser mais caros, porque representam maior segurança e privacidade e menos barulho proveniente da rua.

Neste campo, ter ou não garagem, a dimensão do imóvel, o número de casas de banho, ter varanda ou terraço, ar condicionado ou aquecimento central são características que vão influenciar o valor da venda e, consequentemente, a facilidade ou não com que será vendido.

Iluminação

Quanto mais iluminação natural, mais valorizado será o imóvel, não só pelo conforto que proporciona, mas também pela poupança energética que permite.

Estado de conservação

Vender um apartamento em bom estado e vender um apartamento que notoriamente apresenta sinais de degradação e precisa de obras são dois fatores completamente distintos que vão influenciar o processo de venda.

Se a casa tem sinais de humidade, se precisa de uma nova pintura, se é necessário fazer obras na cozinha ou casa de banho, então saiba que é melhor resolver primeiro estes problemas, para conseguir que a casa fique mais valorizada.

Sim, deve fazer um investimento para depois conseguir o devido retorno e mais ainda.

Localização

Neste fator incluem-se características como local, segurança, serviços ou bons acessos. Quanto mais existirem, então, melhor. É sinal de que o seu imóvel reúne boas características que vão agradar aos potenciais compradores.

Áreas de lazer

À semelhança do fator anterior, a existência de serviços e áreas de lazer são características que vão aumentar o valor do imóvel para venda.

As pessoas gostam de ter disponível perto de casa opções que permitam descontrair depois de um dia rotineiro e atarefado, como jardins, praia, parques infantis, espaços desportivos, teatros, supermercados e até centros comerciais.

Veja também