ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
04 Ago, 2022 - 10:45

Saiba qual é a melhor hora para enviar o currículo

Catarina Milheiro

A escolha da melhor hora para enviar o currículo pode influenciar decisivamente o recrutador a chamá-lo, ou não, para uma entrevista de emprego.

fisco alarga prazo de pagamento de impostos para janeiro

Mas afinal, qual é a melhor hora para enviar o currículo? Esta é uma questão bastante comum para todos os que procuram novas ofertas de emprego no mercado de trabalho e, por isso mesmo, queremos dar-lhe a resposta.

Nos dias de hoje, uma procura de emprego bem sucedida exige uma abordagem um pouco mais estratégica e devidamente pensada. E surpreendentemente, enviar o CV numa determinada hora do dia pode aumentar as hipóteses de conseguir uma entrevista.

Devido à elevada concorrência para cada vaga, o horário em que envia o currículo pode significar uma pequena vantagem e ajudá-lo a conseguir uma entrevista.

Afinal, o objetivo é não enviar os seus documentos naqueles momentos em que os recrutadores estão sobrecarregados com e-mails ou depois de já terem entrevistado muitos outros candidatos. Fique connosco e saiba tudo sobre o assunto.

Qual é a melhor hora para enviar o currículo? Explicamos tudo

A melhor hora para enviar o currículo depende de alguns aspetos relativamente à semana de trabalho e disponibilidade do recrutador. Muitas vezes, o melhor momento para enviar o seu CV é quando o gestor dos Recursos Humanos ou o recrutador estão relaxados, atentos e com poucas distrações de trabalho.

Normalmente, os melhores dias da semana para o fazer são de terça a quinta-feira. No entanto, como a semana e os dias de trabalho de cada profissional podem ser ligeiramente diferentes, há alguns fatores que devem ser considerados quando queremos contactar um determinado recrutador.

Além disso, e independentemente das tarefas dos profissionais de recrutamento, a verdade é que as pessoas são mais responsivas no início do dia de trabalho.

O que significa que, a melhor hora para enviar o currículo é de manhã cedo ou depois das 21h. Isto garante que o CV seja visto pelos empregadores quando verificarem os seus e-mails logo pela manhã.

Se preferir, pode ainda optar por enviar antes das 9h00 – normalmente, esta é uma estratégia eficaz visto que retrata alguma determinação por parte do candidato.

competencias de organizacao

E porquê?

Provavelmente já lhe disseram para enviar o seu currículo por volta do meio-dia, não é verdade? Contudo, existe um motivo para não o fazer: a maior parte dos e-mails é verificada antes do almoço e a última coisa que o candidato deve querer fazer é enviar o seu CV depois de outros candidatos já o terem feito.

Ao optar por este horário, está a fazer com que o seu documento nem seja visto, uma vez que os recrutadores podem já ter analisado possíveis candidatos e até enviado convites para uma entrevista de emprego.

Para que nada disto aconteça, é importante que opte por enviar o currículo ou antes das 9h, ou de manhã cedo. Desta forma, vai parecer atencioso, respeitoso e profissional.

Além disto, importa referir que durante os feriados ou fins-de-semana prolongados não o deve fazer. Apesar de sabermos que muitas pessoas utilizam esse tempo para procurar emprego, deve evitar. Algo do género pode incomodar o recrutador e isso é a última coisa que quer que aconteça.

4 cuidados a ter antes de enviar o seu CV

Prepare o seu currículo com antecedência

Se tiver sempre o seu currículo preparado com a devida antecedência, assim que encontrar algumas ofertas de emprego relevantes, conseguirá enviar de imediato no próprio dia ou no dia seguinte (caso não seja possível enviar no horário mais recomendado).

Inclua todas as suas qualificações, experiência, habilidades e informações que considere relevantes para o CV.

Pesquise pelo recrutador

A partir do momento em que encontrar uma empresa ou uma função que goste, tente pesquisar sempre pelo recrutador em questão para saber mais informações acerca dele.

Por exemplo: se a vaga estiver publicada no LinkedIn, poderá pesquisar pelo nome da empresa e em seguida pelos trabalhadores da mesma. Na maioria das vezes, é fácil perceber e encontrar a pessoa que está a tratar do recrutamento.

Se por algum motivo não conseguir, pode optar por enviar uma mensagem ou e-mail para alguém dos Recursos Humanos para que o possam encaminhar para a pessoa certa.

Depois disso, basta enviar uma mensagem ao recrutador para tentar perceber qual o melhor momento para enviar o seu currículo.

Analise muito bem a vaga para depois enviar o seu e-mail

Como sabemos que muitas pessoas procuram empregos no seu tempo livre, é extremamente importante relembrar para analisarem muito bem a vaga no dia seguinte, antes de enviarem o currículo.

Mesmo que se trate de uma oferta recentemente publicada, considere sempre rever e analisar detalhadamente cada pormenor. Por isso, faça-o num momento em que tenha a energia necessária e garantir que vai de encontro com aquilo que procura.

Esteja disponível para responder no horário em que enviou o CV

Assim como é crucial ponderar sobre a melhor hora para enviar o currículo, também é importante enviá-lo durante um período em que você esteja disponível para responder.

Por isso, deverá enviar o CV nos horários mais indicados, quer para o empregador, como para si. Por exemplo: evite enviar este tipo de e-mail antes de ir de férias.

Em suma, enviar o CV na hora e no dia certos é realmente uma parte importante na procura de emprego. Mas não se esqueça dos outros fatores e dos cuidados a ter aquando de um envio de tamanha importância.

E não se esqueça: o caminho para encontrar emprego requer, atualmente, uma abordagem estratégica e inteligente.

Veja também