Elsa Santos
Elsa Santos
13 Jun, 2019 - 10:10
melhorar o salário

5 coisas que pode fazer para melhorar o seu salário

Elsa Santos

Já pensou em melhorar o salário? O mais certo é que sim. Mas provavelmente não sabe é o que fazer para o conseguir. Deixamos-lhe alguns conselhos que vão ajudar.

O artigo continua após o anúncio

Melhorar o salário pode não passar apenas por trabalhar mais ou, mesmo, mudar de emprego. Para começar, há que ser proativo. Por muito que digam que o dinheiro não pode comprar felicidade, a verdade é que é sempre bem-vindo. Portanto, interessa agora saber o que é possível fazer para conseguir melhorar o salário que leva para casa todos os meses.

Poder contar com um extra que lhe permita viver melhor ou investir mais em coisas que gosta vai trazer-lhe benefícios. Ter mais dinheiro vai, assim, contribuir para que sinta mais realizado e feliz. Mas, qual a chave para melhorar o salário e ter tudo o que deseja?

Saiba, antes de mais, que isso requer um esforço de sua parte. Nada “cai do céu”. Portanto, prepare-se para fazer o que estiver ao seu alcance para atingir o seu objetivo. Apresentamos-lhe algumas coisas que pode fazer para aumentar o seu rendimento mensal e usufruir dos benefícios de um salário maior.

Melhorar o salário: 5 passos para ganhar mais ao fim do mês

conversar colegas trabalho

1. Desenvolver as suas competências

O seu patrão não lhe vai pagar mais sem motivo. Portanto, se o seu objetivo passa por ver o seu trabalho reconhecido e valorizado, de modo a ver aumentar o valor que recebe ao fim do mês, esforce-se ao máximo, dê o seu melhor e torne-se o melhor nas suas funções.

Desenvolva as suas competências, trabalhe a eficiência e a perfeição. Inscreva-se num curso, participe em seminários e workshops ou colabore com profissionais mais experientes, de modo a aperfeiçoar as suas capacidades.

Ao fazer isso, vai mostrar à sua empresa que está empenhado. Isso vai levar a sua entidade empregadora a querer, também ela, valorizar o seu esforço e investir mais em si.

2. Assumir mais responsabilidade

Para ver o seu salário aumentar pode propor-se a novas funções e responsabilidades dentro da empresa. Pode assumir um trabalho adicional, colmatar lacunas noutros serviços e/ou desempenhar tarefas de que goste, mesmo que de áreas muito distintas da sua.

Se não sabe por onde começar, o melhor é perguntar ao seu chefe ou a outros coordenadores da empresa onde trabalha, quais as necessidades e onde pode ajudar. Além disso, pode sugerir projetos da sua preferência que permitam acrescentar valor ao negócio.

O artigo continua após o anúncio
mulher a fazer pesquisa no computador e tirar notas em caderno
Veja também Por uma carreira com mais propósito

3. Provar que merece mais

Se acha que não recebe um salário justo, isso é motivo suficiente para justificar um aumento. No entanto, há que reunir argumentos válidos a apresentar à entidade patronal.

Faça uma pesquisa que lhe permita perceber qual o valor médio do mercado para o seu cargo. É importante que ao conversar com o seu chefe possa apresentar-lhe dados concretos que sustentem a sua insatisfação. Caso não o faça e apenas reclame, isso pode ser o suficiente para não conseguir o que pretende.

Tenha ainda o cuidado de se certificar de que apresenta valores reais e uma comparação justa. Não pode comparar valores de uma empresa situada numa grande área metropolitana com outra de uma pequena cidade do interior, visto que o custo de vida também será muito diferente.

4. Falar/Perguntar

Muitas pessoas evitam pedir aumentos porque têm medo de reações adversas. Mas se não perguntar, nunca saberá a resposta. Estudos indicam que mais de metade dos trabalhadores nunca pediu um aumento do salário. No entanto, uma grande parte dos que pediram conseguiu ganhar mais.

Portanto, não deixe que os nervos o impeçam de perguntar e, quem sabe, atingir o seu objetivo. O pior que pode acontecer é ouvir um “não” continuar exatamente como está.

5. Moderação nas palavras e ações

A par de todos os pontos já apresentados, é fundamental que se prepare devidamente, com todas as cautelas necessárias, para evitar ser desagradável, “passar por cima de alguém” ou sair descredibilizado pela falta de controlo ou alguma arrogância.

Trabalhe, faça-se munir de boas ferramentas e dados e assuma o processo com tranquilidade e cordialidade.

Como vê, há uma mão cheia de coisas que deve ter em conta e que o vão ajudar a melhorar o salário.

O artigo continua após o anúncio

Caso não surtam efeito ou se na verdade já não está assim tão motivado, pode sempre ponderar mudar de carreira. Perceba o que realmente gostaria de fazer e procure outras oportunidades.

No mercado atual, há mil e uma possibilidades a considerar e a aproveitar ao longo da vida, incluindo uma experiência internacional, independentemente da atual formação ou idade.

Veja também