Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
07 Set, 2020 - 14:58

10 melhores ácidos para a pele segundo os dermatologistas

Teresa Campos

Hoje, damos-lhe a conhecer os melhores ácidos para a pele, segundo os dermatologistas. Acabe com muitos dos seus problemas dermatológicos de modo simples.

Mulher a aplicar ácidos para a pele

De acordo com os especialistas, os melhores ácidos para a pele podem ser verdadeiros aliados na hora de cuidar da pele do rosto. Eles são capazes de renovar a cútis em profundidade, acabando com problemas como as rugas, linhas de expressão, melasma, poros dilatados e espinhas.

É certo que eles funcionam melhor em épocas do ano onde a exposição solar é menor, mas se não está a pensar fazer praia ou já quer preparar o seu plano de beleza pós-férias do verão, então fique a par de quais são os melhores ácidos para a pele para si e para o seu problema de pele.

10 melhores ácidos para a pele, segundo os dermatologistas

Mulher a aplicar ácidos para melhorar a pele

1. Ácido Retinóico

O ácido retinóico, mais conhecido como retinol, é indicado para problemas de acne. É um dos ácidos mais utilizados no tratamento desta patologia de pele, assim como para eliminar espinhas, cravos e atrasar o fotoenvelhecimento.

Este é ácido é derivado da vitamina A e surge numa série de fórmulas de cremes noturnos. A aplicação deste ácido pode ser combinada com peelings de cristal ou de diamante e com luz intensa pulsada, conseguindo assim um efeito despigmentante mais profundo.

2. Ácido Glicólico

Este ácido também é capaz de tratar a acne, além de combater as estrias e retardar o fotoenvelhecimento, isto é, os efeitos do sol na pele, tais como manchas, linhas de expressão e flacidez.

O ácido glicólico encontra-se presente em vários produtos de beleza em concentrações de 2% a 20%, por exemplo, sendo também utilizado nos peelings químicos. Este ácido é extraído da cana de açúcar, promove a esfoliação e acelera a renovação celular.

3. Ácido Ferúlico

O ácido ferúlico é considerado um poderoso antioxidante de origem vegetal. Ele previne o envelhecimento precoce, protege a pele do stress oxidativo dos raios UV e estimula a produção de colágeneo. Esta última ação contribui para uma pele mais lisa, sem rugas e manchas.

4. Ácido Azelaico

O ácido azelaico tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias que melhoram as inflamações das espinhas na pele e tratam acnes mais severas. Além disso, este ácido tem uma ação despigmentante, a qual ajuda a diminuir as manchas e marcas causadas pelas espinhas.

5. Ácido Salicílico

Outro ácido muito usado no tratamento da acne. Ele ajuda a diminuir a produção de sebo e tem uma ação anti-inflamatória, o que combate os sintomas e efeitos da acne. Por essa razão, é comum ver este ácido na composição dos cosméticos para pele oleosa e acneica, em concentrações bastante toleráveis. Além disso, este ácido costuma estar presente nos peelings, nomeadamente para tratamento da acne.

Celulite nas mulheres
Não perca Adeus pele casca de laranja: os 5 melhores cremes anticelulite

6. Ácido Kójico

Este ácido não é fotossensível, ou seja, pode ser aplicado durante o dia, desde que com proteção solar. A sua ação despigmentante inibe a síntese de melanina, evitando o aparecimento de manchas. Não provoca quaisquer irritações.

7. Ácido Mandélico

O mandélico é um ácido para a pele que funciona bem, sobretudo em peles mais escuras e que adquirem manchas com mais facilidade. A sua atuação é ampla, ou seja, é capaz de solucionar vários problemas de pele como acne, manchas e rugas. Em consultório, este ácido é muito usado em peeling.

8. Ácido Ascórbico (vitamina C)

Este é um dos ácidos mais potentes, enquanto antioxidante. Ele neutraliza os radicais livres, reforça a fotoproteção e evita o envelhecimento precoce da pele. Além disso, a vitamina C ajuda a clarear a pele e estimula a produção de colágeneo.

9. Ácido Hialurónico

A perda deste ácido é responsável pelo surgimento de rugas e linhas de expressão. Portanto, aplicar este ácido garante uma pele hidratada, mais firme e rejuvenescida.

10. Ácido Tranexâmico

Este ácido promove o clareamento eficaz da pele, sendo indicado para tratar manchas, sobretudo as que surgem devido a um processo inflamatório.

Veja também