Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
09 Out, 2018 - 00:00

6 lindos destinos de outono ao redor do mundo

Mónica Carvalho

Dias de luz suave, folhas que caem e crepitam, cores quentes e confortáveis: aprecie tudo isto num dos melhores destinos de outono do mundo.

6 lindos destinos de outono ao redor do mundo

Uma viagem virtual pelo globo para lhe mostrar os melhores destinos de outono do mundo, que são locais incríveis para aproveitar uma estação tão característica e especial que merece mesmo ser aproveitada em grande. Longe das multidões de verão e ainda sem o frio e chuva típicos do inverno, o outono permite longos passeios ao ar livre, por entre parques e florestas, com a certeza de que serão sempre marcados a cores quentes e aconchegantes.

6 destinos de outono para desbravar no mundo

Um encanto de cores e sensações: tudo isto encontrará naqueles que são alguns dos melhores destinos de outono.

1. Nova Iorque, EUA

nova iorque

Fonte: Max Pixel

Nova Iorque seduz em qualquer época do ano, mas há alturas bem mais especiais, como a altura de Natal e Passagem de Ano – momentos que são verdadeiramente míticos, e a estação de outono. É a altura em que o famoso e bonito Central Park se transforma num caleidoscópio colorido e num tapete infindável de folhas que vão caindo e assinalando a passagem de quem corre, de quem caminha, de quem aproveita para ficar sentado no relvado a deixar o tempo a passar sem pressas. Toda a cidade parece uma espécie de festival de cores outonais e apresenta-se quase com o charme do velho mundo combinado com edifícios modernos e outros históricos.

2. Parque Provincial de Algonquin, Canadá

Parque Provincial de Algonquin

Fonte: Max Pixel

Este parque nacional, um entre muitos existentes no simpático país que é o Canadá, localiza-se perto de Toronto, e o que mais tem de fantástico é o facto de ter cerca de 2400 lagos. A melhor forma de o conhecer em pleno e percorrer de modo a observar este grande espaço de beleza natural é de canoa. É a forma perfeita para desfrutar, de forma relaxada, a flora e a fauna selvagem, sobretudo os majestosos alces que por lá vivem e que gostam de agraciar os humanos com a sua presença. O Parque Provincial de Algonquin é o cenário ideal para uns dias descontraídos, entre piqueniques, pescarias e passeios a pé.

3. Florestas Andino-Patagónicas: Chile e Argentina

patagónia

Fonte: Visual Hunt

Esta faixa de florestas subantárticas, que cobre as encostas íngremes da Cordilheira dos Andes na Patagónia chilena e argentina, apresenta cores vivas de outono de março a maio. Por isso, atente a este pormenor, dado que o outono na América do Sul não é na mesma altura que em Portugal. Apesar de já ser outono, ainda é uma boa altura para aproveitar os dias quentes, que permitem atividades ao ar livre como andar de bicicleta de montanha, caiaque e passeios a cavalo. Além disso, ao percorrer as florestas, terá a oportunidade de ver as árvores locais “lenga” e “ñire”, cujas cores contrastam com as rochas brancas da região e os lagos azuis.

4. Japão

japão

Fonte: Pexels

De uma ponta do mundo para a outra, até chegar ao Japão, que, ao primeiro pensamento é um país mais conhecido pela enorme inovação tecnológica e preservação de tradições culturais típicas e facilmente reconhecidas. Como é que este é um dos melhores destinos de outono? Quando chega a estação, todos os cenários se transformam, seja pelas grandes cidades e os seus pequenos jardins, seja pelos parques nacionais cobertos de faias e pinheiros lariços. Não é difícil conseguir aquela imagem, aquela fotografia que tão bem representa o melhor que o Japão tem para oferecer, numa ligação perfeita entre os grandes templos, a folhagem outonal, a que chama de “kouyou” e os espelhos de água em lagos e riachos que refletem a beleza de tudo isto.

5. Kashmir Valley, Índia

Kashmir Valley

Fonte: Max Pixel

A região do Kashmir Valley, que se pode traduzir como o Vale da Caxemira, no norte da Índia, é conhecida pelas casas flutuantes, pomares de maçã e deslumbrantes vistas das montanhas – especialmente até meados de novembro, quando tudo parece ter sido pintado de dourado. As folhas ganham novas cores, os arbustos parecem expandir-se como se abrissem os braços para receber a nova estação. E tudo isto é facilmente presenciado no jardim Shalimar Bagh Mughal, na cidade de Srinagar, com a particularidade de poder admirar as folhas vermelhas e douradas do “chinar”, um tipo de árvore nativa da região.

6. Arrowtown, Nova Zelândia

Arrowtown

Fonte: Max Pixel

Esta região a menos de 13 milhas a nordeste de Queenstown é extraordinária pela sua folhagem multicolorida, de tal forma que as folhas da maioria dos choupos locais ficam amarelas entre março e maio – que é a estação de outono da Nova Zelândia. As margens do rio Arrowtown também são um local perfeito para conhecer, principalmente na altura do Akarua Arrowtown Autumn Festival, que celebra a temporada de colheita com comida e entretenimento local.

Veja também: