Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Pedro Martins
Pedro Martins
26 Jul, 2018 - 13:16

As melhores pick-up à venda em Portugal

Pedro Martins

O segmento das pick-up está a tornar-se apelativo para os construtores, com boas opções nestes veículos. Conheça as melhores pick-up à venda em Portugal.

As melhores pick-up à venda em Portugal

Inicialmente concebidas para trabalho, as pick-up foram-se adaptando aos novos tempos e a outras exigências dos clientes, que querem mais do que meros veículos de trabalho, sujos e desconfortáveis. A lista das melhores pick-up à venda em Portugal mostra-nos veículos bem equipados, seguros, com modernos sistemas de tração e motores sofisticados.

Apesar do crescimento algo tímido em Portugal, prevê-se que se instale com mais vigor, assumindo-se como alternativa aos SUV e unindo a vocação aventureira às capacidades para trabalhar, apesar de as exigências neste tipo de utilização serem cada vez menores.

Atualmente, existem construtores cuja presença era impensável até há bem pouco tempo neste segmento, como a Mercedes-Benz, por exemplo. A BMW já está a trabalhar na sua pick-up, a Hyundai apresentou um protótipo em Detroit que também estará em desenvolvimento, a Jeep tem um projeto baseado no Wrangler e a Peugeot também já embarcou neste caminho, apesar de se centrar em terras africanas. Conheça as nossas escolhas.

As melhores pick-up à venda em Portugal

1. Fiat Fullback

Sim, esta é uma das mais desconhecidas e uma das melhores pick-up à venda em Portugal. Até a mais pequena e simples Strada, que fez carreira significativa na Fiat, tem mais visibilidade que a Fullback. Mas isso não significa falta de valor. A Fiat Fullback está associada a um construtor de renome neste âmbito: Mitsubishi.

A L200 – também presente nesta lista das melhores pick-up à venda em Portugal – é a base da Fullback, pelo que, conhecendo-se a experiência da Mitsubishi nesta área, deixa antever um produto com potencial. A Fullback faz uso do mesmo chassis, motor e transmissões da L200, o que significa que podemos contar com esta italiana para trabalhar, apesar de a utilização deste tipo de veículos estar associada a momentos de desporto, aventura e lazer. A imagem foi personalizada, sobretudo na secção dianteira, e o habitáculo foi retocado nalguns pontos, como consola central e volante. A Fiat Fullback 4×4 está à venda com duas carroçarias – cabina dupla e cabina longa – e motor 2.4 de 150 cavalos, associado a uma caixa manual de seis relações.

Ver carro >>

 

2. Ford Ranger

Um bestseller na Europa, a Ford Ranger tem uma imagem robusta que condiz com os gostos de muitos clientes das pick-up. Esta característica reflete-se no interior, onde se pode encontrar um espaço com bons materiais, bem equipado e que contempla os ocupantes com o sistema de comunicação mais recente, o SYNC 3, que pode incorporar Apple Car Play e Android Auto. O ecrã tátil de 8 polegadas com zoom desliza como no smartphone e as informações contidas neste podem ser lidas diretamente no ecrã.

Esta bem-sucedida pick-up pode ter cabina simples, alongada e dupla, e motor 2.2 TDCi Duratorq, com 130 cavalos e caixa manual de 6 velocidades ou com 160 cavalos de potência e transmissão automática com 6 relações. Também está disponível o 3.2 TDCi da mesma família Duratorq, que disponibiliza 200 cavalos e excelentes 470 Nm de binário.

Ver carro >>

 

3. Isuzu D-Max

O nome Isuzu é associado a motores Diesel fiáveis e robustos e foi um dos pontos de confiança para muitos compradores do Opel Corsa B 1.5 TD, na passada década de 90. A marca oriental está presente em Portugal com a D-Max, disponível com três opções de cabina e transmissões 4×2 e 4×4. O motor 1.9 CRD oferece 164 cavalos de potência e 360 Nm e permite uma capacidade de reboque até 3.500 kg.

Com habitáculo mais singelo que outras concorrentes, não deixa de ser uma das melhores pick-ups à venda em Portugal, que mantém uma imagem mais associada a trabalho do que lazer, embora não deixe de ter algumas preparações oficiais bem interessantes que exploram o divertimento ao volante. O sistema de infotainmanet com ecrã de 7 polegadas pode ligar-se a dispositivos como iPod e iPhone.

Ver carro >>

 

4. Mercedes Classe X

Se há modelos que têm obrigatoriamente que estar na listas das melhores pick-up à venda em Portugal, a Mercedes-Benz Classe X é uma delas. Esta é, provavelmente, a pick-up do momento, pela exclusividade com que entrou neste segmento e pela marca envolvida. A Mercedes-Benz não é um construtor associado a este tipo de veículos mas a procura do mercado e as facilidades concedidas pela aliança com o Grupo Renault-Nissan facilmente abriram portas. As avantajadas dimensões refletem-se no habitáculo que, além de espaçoso, conta com materiais de primeira linha, fazendo jus à fama da marca em termos de construção e qualidade. O interior segue alguma da atual linguagem estilística de Estugarda, com linhas sóbrias.

A possibilidade de adotar sofisticados sistemas de ajuda à condução e de segurança também não foi posta de parte, com a Mercedes-Benz a vincar a ideia de que a Classe X é uma viatura com capacidades de trabalho e, em simultâneo, um automóvel que privilegia o conforto a bordo e o lazer. A plataforma para a Mercedes-Benz desbravar terreno na aventura das pick-up é a mesma da parceira de negócios japonesa, assim como o atual motor, o 2.3 a gasóleo, disponível em duas variantes: 163 e 190 cavalos.

Ver carro >>

 

5. Mitsubishi L200

Podemos dizer que a Mitsubishi L200 é um clássico e das melhores pick-up à venda em Portugal. De simples viatura de trabalho, a pick-up japonesa também tem evoluído, apesar da concorrência ter avançado mais e melhor, aproveitando as dificuldades que a marca dos três diamantes tem enfrentado. De qualquer das formas, a L200 afirma-se como uma alternativa na hora de escolher um veículo de trabalho e que pega no barco para dar um salto à praia ao fim de semana.

A versão mais famosa é a Strakar, nome que passou a ser referência no mundo pick-up, depois da junção do nome Strada (designação fora de Portugal) e Dakar, na altura em que Carlos Sousa competiu pela marca. Robustez, fiabilidade e capacidades fora de estrada são conceitos que lhe continuam associados, cujo catálogo em Portugal oferece o 2.4 DI-D, com variantes de 113 e 133 cavalos de potência. A Mitsubishi distinguiu-se pela técnica e eficácia dos sistemas de tração integral e aplica na L200 a variante mais atual do Super Select 4WD-II para desbravar caminhos.

Ver carro >>

 

6. Nissan Navara

A pick-up, chamada por muitos como Navarra, não vem de Espanha, mas sim do Japão, terra que concebeu este tipo de viaturas para resistirem, com robustez e fiabilidade, aos maus tratos de trabalho árduo. No entanto, seguindo as pisadas dos concorrentes, a Nissan Navara está, cada vez mais dedicada ao lazer.

O habitáculo modernizado em termos de imagem conta com materiais robustos e boa montagem, como é apanágio da maioria dos modelos presentes nesta lista das melhores pick-up que os portugueses podem encontrar. Um tablier moderno, com ecrã tátil de 7 polegadas e visualização 360º são outras caraterísticas desta Nissan. A Navara 4×4 conta com suspensão Multilink no eixo traseiro e é uma das mais capacitadas para rebocar: 3.500 kg. O motor de 2,3 litros de capacidade está disponível com 160 cavalos de potência e, numa versão com dupla sobrealimentação, 190 cavalos e binário que chega aos 450 Nm. As transmissões disponíveis são duas: manual de 6 velocidades e automática de 7.

Ver carro >>

 

7. Toyota Hilux

A imagem é o ponto forte da Toyota Hilux. A carroçaria com linhas robustas transmite-nos a sensação de que a Toyota consegue ultrapassar todos os obstáculos, à semelhança do que acontece com olhamos para a Nissan Navara ou a Ford Ranger, por exemplo.

O habitáculo é apelativo, com materiais de qualidade, design moderno, com destaque para instrumentação e o toque tecnológico concedido pelo ecrã tátil que sobressai no tablier. A Hilux é outro dos nomes com história no mundo pick-up, pelo que as competências fora de estrada e, sobretudo, a robustez, prevêem-se de bom nível. O motor disponibilizado para as versões 4×2 e 4×4 é o 2.4D-4D, com 150 cavalos de potência. Com tração integral, a Hilux oferece uma versão mais vocacionada para trabalho e outra para lazer.

Ver carro >>

 

8. Volkswagen Amarok

Com interior decalcado dos modelos da casa, a Volkswagen Amarok é das pick-up que mais se aproxima de um SUV, objetivo que muitos construtores pretendem com este tipo de veículos. O habitáculo moderno, com comandos e instrumentação conhecidos de outros automóveis da casa de Wolfsburg, incita a muitas e prolongadas viagens, algo que está associado ao espírito aventureiro das modernas pick-up e dos clientes que as adquirem.

A Amarok, visivelmente mais vocacionada para momentos de lazer, destaca-se também por ter um dos motores mais generosos entre as melhores pick-up à venda em Portugal, com um Diesel V6 3.0, que pode oferecer três níveis de potência: 163, 204 e 224 cavalos. A versão mais em conta será a que oferece o quatro cilindros, de 2 litros, 140 cavalos e 340 Nm de binário, acoplado a uma caixa manual de seis relações e tração integral 4Motion.

Ver carro >>

 

Veja também: