Nuno Margarido
Nuno Margarido
26 Jun, 2018 - 11:14
5 apps para enviar mensagens encriptadas

5 apps para enviar mensagens encriptadas

Nuno Margarido

Até podemos enviar apenas um olá, mas a verdade é que não gostamos que metam o nariz nas nossas conversas. Saiba como enviar mensagens encriptadas.

O artigo continua após o anúncio

A privacidade é um direito que tem vindo a ser amplamente discutido nos últimos tempos devido ao facto de algumas das mais populares apps de mensagens não codificarem tudo aquilo que é trocado entre dois ou mais utilizadores. Aprenda a enviar mensagens encriptadas no Android e no iPhone para que todas as mensagens que envia e que recebe sejam lidas apenas por quem de direito.

Como enviar mensagens encriptadas no Android e no iPhone

mensagens encriptadas

Signal (Android, iOS)

A Signal é a app mais conhecida – e mais utilizada também – por todos os utilizadores que procuram enviar mensagens encriptadas no Android e no iPhone.

A app está disponível para os dois sistemas operativos e permite encriptar texto, voz, vídeo, documentos e muito mais, para além de permitir definir um temporizador para as mensagens. Permite até colocar uma palavra-passe para aceder à própria app! O melhor de tudo? É gratuita.

Ver app >>

Silence (Android)

A Silence já se assume como uma opção mais simples, limitando-se à encriptação das SMS e das MMS trocadas entre utilizadores. Há, porém, algo que a distingue de muitas outras: é feita de utilizadores para utilizadores. E quem melhor do que os próprios utilizadores para defender o interesse na privacidade?

Ver app >>

CryptMax (Android)

Há utilizadores que não confiam nas aplicações que encriptam mensagens sem dar qualquer trabalho ao utilizador. E não há problema nenhum!

Para esses utilizadores há sempre soluções como a CryptMax, uma app minimalista que oferece ao próprio utilizador a possibilidade de definir a palavra-passe que vai encriptar a mensagem. O recetor terá, obviamente, de saber a palavra-passe e também ter a app instalada.

O artigo continua após o anúncio

Ver app >>

WhatsApp (Android, iOS)

“Nesta conversa, as mensagens que enviar e as chamadas que efetuar são completamente encriptadas”. É esta a mensagem enviada pelo próprio WhatsApp quando se inicia uma nova conversa com alguém.

Este serviço de mensagens adicionou este recurso após ter sido acusada de não proteger os utilizadores. É uma das apps mais utilizadas atualmente e permite trocar mensagens encriptadas no Android e no iPhone.

Ver app >>

Paranoia Text Encryption (iOS)

Apesar de só estar disponível para iOS, o Paranoia Text Encryption tem alguns trunfos que algumas das outras opções mais simplistas não têm.

Em primeiro lugar, é necessário dizer que esta app é bastante minimalista e simples de usar, sendo bastante semelhante à CryptMax mencionada anteriormente. A diferença é que esta também possui uma versão para PC e outra de fácil acesso através de um browser.

Ver app >>

Veja também:

O artigo continua após o anúncio