Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
16 Out, 2018 - 12:05

Saiba onde encontrar a mesa de jantar rústica perfeita

Helena Peixoto

Se anda à procura de uma mesa de jantar rústica mas ainda não viu ‘aquela’ que queria realmente, siga as nossas sugestões e surpreenda-se.

Saiba onde encontrar a mesa de jantar rústica perfeita

Esta peça poderá bem ser o elemento central de toda uma sala. E, como tal, é necessário saber escolher bem e de forma ponderada. Ao colocar uma mesa de jantar rústica na sua sala, ela vai conferir um ambiente aconchegante country sided, sem que perca a glamour e classe.

Para tal, só tem de saber escolher a peça ideal. Analise bem a sua sala, as peças decorativas e mobiliário que a compõem e só depois disso é que deve tomar a decisão de que mesa de jantar rústica comprar. Para o ajudar, vamos dar-lhe algumas ideias, dicas e sugestões de mesas que lhe podem interessar.

A mesa de jantar rústica que tanto procura pode estar aqui mesmo

Antes de partilharmos consigo opções específicas de mesa de jantar rústica, vamos deixar um lamiré daquelas que são as suas principais características (regra geral).

mesa de jantar rústica

Principais características da mesa rústica

Material

Em termos de material, quando falamos de uma mesa de jantar rústica, temos mesmo de privilegiar a madeira. A madeira é o material ‘rei’ nisto da decoração rústica e é nisso que deve apostar. Depois, poderá ser possível também procurar opções que contenham cimento, latão, palhinha e outro tipo de material mais ‘cru’. No entanto, na dúvida, opte pela madeira.

Imperfeições?

Sim. O estilo rústico significa logo à partida que vai ‘aceitar’ os defeitos dos materiais e objetos que tem em casa. E a mesa de jantar rústica não é exceção. Como todos os materiais feitos em madeira – sobretudo os mais artesanais – vai encontrar mesas com pormenores próprios, saliências que supostamente não devia ter e, se procura simetrias, talvez este tipo de mesa não deva ser de todo aquele que deve escolher.

 

Tipo de pé / base

Uma mesa de jantar rústica pode ter vários tipos de base. Podemos estar a falar de uma mesa com uma única base, forte e bem grossa (uma espécie de tronco gigante), como pode ter as tradicionais quatro pernas, ou pode ainda ser um bloco quase contíguo ao tampo. Todas estas opções estão aptas a ‘entrar’ no conceito.

 

Forma

Em termos de forma não há grandes limitações também. Redondo, oval, quadrado, retangular ou de forma não definida (a aceitar as características próprias do material) são as formas que uma mesa de jantar rústica pode adotar.

 

Cor

Em termos de cor, quase inevitavelmente vai parar aos castanhos, mais claros ou mais escuros, uma vez que é a cor natural da madeira e é a naturalidade que se pretende. Se optar por um cimento ou latão, poderá também escolher uma mesa em tons de cinza / pastel.

 

Acabamentos

Acabamentos e mesa de jantar rústica são duas palavras que praticamente não combinam. Se gosta de mobiliário lacado, com brilho e espelhado, então não vai querer uma mesa de jantar rústica para a sua sala. Estas mesas querem-se no seu estado mais natural possível, sem grandes aperfeiçoamentos pelo homem ou por máquinas.

Onde comprar uma mesa de jantar rústica?

Há vários locais onde pode comprar uma mesa de jantar rústica, alguns deles inclusivamente à distância de um clique.

Graça Interiores

Nesta loja online encontra uma secção especificamente dedicada a mobiliário rústico. A compra pode ser feita online e a entrega é assegurada pela loja. Os materiais utilizados são de madeiras maciças e encontra soluções de mesa de jantar e também de todo o restante mobiliário a acompanhar.

>” href=”https://vigavelha.pt/” target=”_blank” rel=”nofollow”>Ver loja >>

Arte Antiga

Apesar de conseguir consultar online a oferta de mesas de jantar da loja arte antiga, terá de se deslocar à loja física para efetuar a compra. Viseu, Nelas e Borba são as três localidades desta loja que se especializa num tipo de decoração rústica mais antiga e clássica.

>” href=”https://www.conforama.pt” target=”_blank” rel=”nofollow”>Ver loja >>

Area

Também no conceito de ‘rustic chic’ tem a loja Area. O mobiliário desta loja é bastante cuidado e elegante, e existe no seu catálogo de oferta algumas mesas de jantar que podem bem ir ao encontro do que pretende. Em termos de preço, já é um pouco mais ‘premium’ do que a anteriormente referida. Apenas disponível nas lojas físicas, no Porto e em Lisboa.

 

Se percorrer algumas lojas especializadas em artigos de carpintaria, vai perceber que fica, realmente, bem mais em conta comprar o material e depois trabalhá-lo. E se já está a pensar no facto de não ter nenhum espaço disponível em casa, não desespere! Existem alguns espaços que permitem que faça o trabalho lá mesmo. Além de que de certeza que tem um amigo ou familiar com uma garagem onde possa temporariamente realizar a sua atividade de manufatura.

Ao fazer você mesmo a mesa de jantar rústica vai garantir que a sua peça é única, que o tamanho vai ser exatamente o que pretende e, mais importante de tudo, vai ter um significado emocional extra. Quem sabe não acaba por se tornar daquelas peças de mobiliário que passam de geração em geração pela família. Ponha mãos à obra!

Veja também: