Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
01 Abr, 2020 - 13:02

Utilize metais na decoração com a máxima classe e estilo

Helena Peixoto

Os metais na decoração têm o poder de tornar qualquer espaço mais elegante e glamouroso. Anote estas ideias de decoração.

metais na decoração da sala com mesa de apoio em metal

Seja integrados na própria arquitetura da casa, combinados com algumas peças de mobiliário ou simplesmente com pequenos pormenores decorativos, os metais na decoração são sempre um ponto positivo em qualquer espaço.

Quando devidamente aplicado, este material é realmente o rei no que toca a classe na decoração e a boa notícia é que pode ser aplicada em praticamente qualquer estilo decorativo! 

Fique connosco e anote as ideias que temos para partilhar consigo de como aplicar metais na decoração de sua casa. 

Metal: um tipo de material único e exclusivo

Considerado um material nobre, o metal pode desdobrar-se em vários tipo: falamos do ouro, prata, cobre e bronze, como sendo os mais “premium”. No entanto, existem depois outras versões mais acessíveis, mas não menos impactantes que passam por ser outro tipo de material, como aço ou alumínio, por exemplo, que podem depois ser banhados a prata ou ouro.

Este tipo de material reúne algumas especificidades e características únicas que o faz ser dos mais procurados no campo da decoração, sobretudo quando falamos na necessidade de dar uns toques ao espaço de forma a torná-lo mais luxuoso ou elegante. 

E se quando pensa em metais na decoração pensa apenas em itens decorativos como abat jours, peças decorativas ou até mesmo algum tipo de joalharia adaptada ao design de interiores, saiba que eles podem ir bem mais longe do que isso.

Se fizer uma pesquisa pela internet procurando ideias para decorar com metais, vai perceber que os metais se podem aplicar em variadíssimos outros fins. Uma torneira, um puxador, um conjunto de talheres ou até mesmo uma bandeja podem ser uma excelente forma de aprimorar um espaço recorrendo aos metais. 

candeeiro em metal

6 ideias de utilização de metais na decoração simples de implementar

1

Uma viagem a Hollywood

Conhece algum sinónimo mais adequado para glamour do que o ambiente Hollywoodesco? Pois saiba que pode trazer este ambiente para dentro de sua casa: experimente colocar algumas peças decorativas em metal que façam lembrar cenários de filmes, sobretudo dos anos 20.

Neste registo funciona muito bem a utilização de peças de metal antigas e assumidamente com aspeto característico da oxidação o que, ao contrário do que possa pensar, torna qualquer espaço com mais classe. 

2

Decoração de parede

E que tal um toque de metal nas suas paredes? Experimente aplicar peças neste material na parede da sala ou até mesmo da cozinha.

Para este efeito, os porcelanatos em metal podem resultar extremamente bem. Sejam pratos, peças artesanais ou até mesmo quadros com apontamentos com metais, todas estas são excelentes soluções. 

3

Misture metais com madeira envelhecida

Sabia que uma das melhores combinações no que toca a utilização de metais na decoração, é a mistura de metais envelhecidos com peças de madeira maciça?

Experimente fazer esta combinação em ambientes que vão ao encontro do estilo mais rústico e não se esqueça que para fazer esta mistura as madeiras não devem ser muito trabalhadas de forma a não tornar o resultado final muito “carregado”. 

4

Molduras metalizadas

E porque não apostar num conjunto de molduras em materiais de metal? E não tenha medo de misturar, por exemplo, um metal dourado com um metal prateado. Desde que seja feito com bom senso, o resultado final vai ser bem elegante e impressionante! 

5

Torneiras únicas

Uma outra forma original e elegante de utilizar metais na decoração passa por apostar em torneiras neste material.

Certamente já viu imagens de casas de banho luxuosas, que apostam em cerâmicas de alta qualidade, acabamentos irrepreensíveis e depois, as torneiras e puxadores em cobre ou douradas. Atualmente já existem soluções em conta e que conseguem criar um grande impacto final. 

6

Iluminação dourada 

Finalmente, uma sugestão de utilização de metais na decoração passando pela iluminação: aposte em candeeiros com uma estrutura em metal, seja ela em cobre, dourada ou prateada. Com este toque subtil vai fazer com que todo o espaço se transforme numa divisão nobre e com a sensação de maior luz!  

Trate bem dos seus materiais de metal: recomendações e cuidados a ter 

Dada as suas especificidades, os metais precisam de alguns cuidados especiais, sobretudo se falarmos daqueles que não devem entrar em contacto com água, sob pena de oxidarem (sobretudo os metais “não nobres”). Regra geral, deve adotar os seguintes procedimentos: 

  • Evite ao máximo o contato das peças em questão com água abundante, produtos químicos, produtos de limpeza, perfumes, colas ou outros abrasivos; 
  • Tenha muito cuidado ao limpar estas peças. Idealmente deve utilizar apenas um pano macio e, eventualmente, um produto específico para limpeza de metais; 
  • Nunca molhe as peças tenham na sua composição materiais orgânicos ou possuam proteção em acrílico;
  • Exponha os metais em locais que não tenham uma exposição solar direta muito intensa, caso contrário, mais rapidamente ficam desgastadas;
  • Não utilize escovas de cerdas duras ou objetos afiados, uma vez que podem riscar a peça em causa.
Veja também