Catarine Martins
Catarine Martins
14 Jun, 2019 - 10:11
6 looks inspiradores com mix de estampas para recriar já!

6 looks inspiradores com mix de estampas para recriar já!

Catarine Martins

O mix de estampas é uma excelente aposta para criar looks bonitos e cheios de estilo. Por isso, fomos em busca das melhores inspirações.

O artigo continua após o anúncio

É fã de mix de estampas? Então chegou ao sítio certo. Apesar de a mistura de padrões não ser consensual, a verdade é que, cada vez mais, a indústria na moda a estabelece como tendência a seguir. Designers como os italianos Dolce & Gabbana e Roberto Cavalli são a prova disso mesmo.

Contudo, se gosta de ver nas outras mas tem medo de usar – seja porque acha demasiado excêntrico ou porque receia não se adequar ao seu estilo -, saiba que há várias formas de usar o mix de estampas. Umas mais sóbrias outras mais arrojadas, para todos os estilos, idades e gostos. E sim, há alguns truques que funcionam sempre e tornam tudo mais fácil, na hora de misturar padrões.

Consequentemente, reunimos 6 looks inspiradores e algumas dicas de como usar mix de estampas com muito estilo. Veja abaixo e comece já a criar coordenados criativos.

Mix de estampas: os melhores looks e dicas de como usar

1. Bolas com flores

Se gosta de mix de estampas mas nunca usou, há uma combinação infalível: bolinhas com flores (também resulta com riscas). O importante é que haja uma harmonia de cores, de forma a que o look fique visualmente apelativo. Assim, por exemplo, um padrão amarelo floral resulta bem com um padrão preto às bolas brancas. Ou um padrão branco às bolas brancas casa bem com um padrão floral de fundo preto. Lembre-se, o importante é as cores estarem em sintonia.

 

2. Estampas da mesma cor

Outra fórmula fácil para usar padrões misturados sem errar é eleger dois da mesma cor. Assim, invista em misturar estampas a preto e branco, por exemplo, e o resultado será cheio de estilo mas não demasiado chamativo. Esta é, portanto, uma boa dica para as donas de um estilo mais conservador que queiram arriscar no mix de estampas.

 

3. Estampas proporcionais

Um dos truques para conseguir um look elegante quanto se mistura padrões, é ter em atenção as proporções. Ou seja, se o padrão da parte de baixo é grande, opte por um mais pequeno na parte de cima. E vice versa. Isto vai resultar num coordenado mais harmonioso e cheio de estilo.

 

4. Estampas clássicas

Misturar estampas clássicas, como bolas e riscas, é a certeza de conseguir um look sofisticado e criativo, com ares de fashionista. E, a bem da verdade, esta é uma das formas mais fáceis de usar padrões misturados sem errar.

 

5. Harmonia de cores

Outro aspeto importante na hora de fazer um mix de estampas e que é crucial para que resulte num look bonito, é haver harmonia de cores. Ou seja, opte sempre por conjugar cores que casam bem entre si, pois isso irá garantir um coordenado fora do vulgar mas irrepreensível.

O artigo continua após o anúncio

 

6. Cores sólidas

Por falar em harmonia de cores, se quiser arriscar num mix de estampas mas for dona de um estilo conservador, basta misturar padrões clássicos, como o xadrez, as riscas, as bolas ou o leopardo, em tons neutros e sólidos (como o castanho, o bege ou o preto). O resultado é um look cheio de estilo mas bastante elegante (e com muito pouco de excêntrico).

 

Como vê, o mix de estampas pode mesmo ser para todas. Tenha apenas em atenção que deve evitar acessórios demasiado chamativos, uma vez que o foco já está no look. Consequentemente, opte por jóias pequenas e discretas e por sapatos de cores neutras como o bege, o castanho, o preto ou o azul escuro.

Depois, é só dar asas à imaginação e começar a criar looks cheios de estilo. Aproveite as sugestões e inspire-se!

Veja também: