Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
07 Dez, 2018 - 16:18

Mudar IP: como e porquê

Luísa Santos

Se não está familiarizado com o assunto, neste artigo explicamos-lhe as vantagens de mudar o IP e como fazê-lo no computador ou em dispositivos móveis.

Mudar IP: como e porquê

A Internet não é o lugar mais seguro nos dias de hoje, e não precisa de estar extremamente atento à realidade atual para o saber. Por isso, mudar o IP pode ser uma das medidas que melhor protegem os seus dados, a sua localização e, sobretudo, a sua identidade.

Quais as vantagens de mudar o IP?

Como ganhar dinheiro na Internet: 5 dicas simples e fáceis

Há várias razões que o justificam. Um endereço IP é, no fundo, uma morada virtual que identifica a sua localização na Internet. Como tal, alguém com intenções menos válidas pode facilmente, numa fração de segundos, descobrir mais sobre si do que era suposto.

Para garantir uma maior privacidade na sua navegação e, nesse sentido, para o fazer sentir mais confortável enquanto utiliza a Internet, deve mudar o IP de forma a ocultar-se do mundo virtual (dentro do possível). Para tal, deve primeiro saber que qualquer dispositivo que se ligue à Internet tem, automaticamente, um endereço IP.

Isto também acontece com o router de sua casa, por exemplo. Contudo, este possui dois endereços distintos. Aquele usado para que outros dispositivos se conectem a ele e, ainda, aquele que o próprio utiliza para se ligar à Internet.

Para além da segurança e privacidade, também lhe poder ser útil alterar o seu endereço IP se quiser aceder a conteúdo exclusivo de outros países, como muitas vezes acontece com vídeos, séries ou filmes. Ao mudar esse endereço é como se, também, se estivesse a colocar noutro país (onde, na realidade, não está).

Como mudar o IP: passo a passo

Do computador

Se utiliza um computador de secretária ou portátil para se ligar à Internet e quer mudar o IP do mesmo, siga os seguintes passos (as nomenclaturas podem diferir de sistema operativo para sistema operativo, mas o processo será, ainda assim, muito semelhante de dispositivo para dispositivo):

1. Abra o Painel de Controlo e aceda a “Conexões de Rede”;

2. Clique, com a tecla do lado direito do rato, nas conexões e, de seguida, em “Propriedades”;

3. Selecione a opção “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)” e clique, novamente, em “Propriedades”;

4. No campo endereço IP, selecione “Usar o seguinte endereço IP” e defina o endereço desejado. Também pode gerá-lo automaticamente, se assim pretender.

Ainda que estes passos sejam mais comuns em computadores Windows, e que o processo seja semelhante, deixamos também uma explicação para computadores Apple com a terminologia adequada.

Do telemóvel ou tablet

Novamente, tenha em consideração as diferentes marcas e sistemas operativos que existem também neste segmento. Para equiparar ambas as situações, apresentamos agora os passos a seguir para mudar o IP de dispositivos como o iPhone ou iPad:

1. Aceda às Definições do telemóvel;

2. Abra o separador “Wi-Fi”;

3. Aconselhamos que, se não estiver ligado a nenhuma rede sem fios, o faça antes de passar para o passo seguinte;

4. Clique no “i” de “Informações” do lado direito da rede a que está conectado;

5. Uma vez nesse menu, selecione “Configurar IP”, que deverá encontrar imediatamente abaixo dos primeiros separadores;

6. Novamente, poderá definir um endereço de forma manual (precisando de preencher todos os dados adicionais pedidos) ou automaticamente.

Se tiver um Android, poderá ter de recorrer a uma app externa para conseguir mudar IP do seu dispositivo. Para tal, assista ao vídeo que se segue de forma a ter a noção da correta nomenclatura e passos a seguir.

Veja também