Sofia Martins
Sofia Martins
05 Mai, 2021 - 17:42

6 coisas que acontecem quando não hidrata a pele

Sofia Martins

Se é daquelas pessoas que não gosta de usar creme hidratante, saiba que há algumas coisas que acontecem quando não hidrata a pele.

erros se não hidrata a pele

Quando falamos de cuidados com a pele, limpar, tonificar e hidratar assumem-se como passos essenciais. É que, e embora muitas pessoas o desconheçam, há algumas coisas que acontecem quando não hidrata a pele, e nenhuma é boa.

É preciso hidratar a pele

Sabia, por exemplo, que não hidratar a pele do rosto e do corpo, tem como consequência a perda das propriedades de regeneração da pele, o que leva a que fique cada vez mais seca?

E a pele seca e desidratada, aumenta o aparecimento de rugas e de um aspeto envelhecido, dando origem a escamações.

mulher a hidratar a pele das mãos

Isto porque, a desidratação afeta a elasticidade e flexibilidade da pele. Por outro lado, se mantiver a pele hidratada, cuidada e saudável, ela permanecerá viçosa, jovem e bonita durante mais tempo.

Com efeito, uma boa hidratação favorece a elasticidade, luminosidade e humidade dos tecidos, mantendo os níveis de água da sua pele equilibrados. Desta forma, as tensões são eliminadas e as rugas suavizadas.

Nesse sentido, é muito importante que hidrate bem a pele pela manhã, e também à noite. Afinal, é durante o sono que se dá a regeneração celular.

Conheça abaixo, alguns dos malefícios de não hidratar a pele.

Coisas que acontecem quando não hidrata a sua pele: tenha atenção a estes sinais

1

Rugas

Mulher a disfarçar as rugas

É um dado adquirido que deixar o creme hidratante fora da rotina de beleza, se traduz em rugas profundas no futuro.

Nesse sentido, se a barreira da pele for comprometida, o que acontece quando a pele está muito seca, dar-se-á uma quebra de colagénio o que levará, indubitavelmente, a um envelhecimento mais acelerado da pele.

Se já tem rugas, pode ter a certeza que ficarão ainda mais profundas.

2

Tez baça e escamosa

Quando está frio ou nos ambientes com ar condicionado, os níveis de humidade descem, e o ar seco deixa a pele desidratada e desprotegida.

Isto significa que se a pele não estiver bem hidratada, vai acabar por escamar, provocando vermelhidões e um aspeto pouco cuidado e envelhecido.

Tudo aquilo que não se quer, certo?

3

Agravamento do acne

mulher com espinha no rosto

Pode parecer contraproducente, à primeira vista, mas a verdade é que o creme hidratante é um dos melhores amigos da pele com acne.

Com efeito, o facto da pele ser oleosa, não significa que não precise de hidratação, bem pelo contrário. Todas as peles precisam. O ideal, contudo, é apostar num creme adequado para pele oleosa e com acne, sem óleos ou fragrância.

Com uma rotina de cuidados adequada, a longo prazo a tez ficará bonita, viçosa e sem sinais de borbulhas.

Mulher a aplicar bases para peles oleosas
Veja também 5 bons cremes para peles oleosas à venda no supermercado
4

Adeus camada protetora

Uma das piores coisas que acontece quando a pele não é hidratada, é a destruição da sua barreira protetora, o que habitualmente se traduz em escamação e vermelhidões.

Consequentemente, manter uma boa rotina de hidratação vai não só permitir uma pele mais bonita, como também mais saudável.

E quando pensamos que a pele é o nosso maior orgão, isso ainda assume uma importância maior.

5

Maquilhagem imperfeita

Mulher a usar maquilhagem em stick

Já reparou que, por vezes, há determinadas zonas da pele onde a base não adere tão bem? Isso acontece porque a pele está desidratada.

Se usar creme hidratante de forma regular, vai ver que não volta a acontecer.

Assim, antes de aplicar base ou qualquer tipo de maquilhagem, deve sempre ter o cuidado de hidratar muito bem a sua pele.

Experimente esperar cerca de 5 minutos entre o hidratante, o primer, ou a base, para que a sua pele possa absorver o primeiro de forma uniforme.

Também em relação aos lábios, se estiverem hidratados o batom durará muito mais.

6

Comichão

Já sentiu a sua pele a esticar após um longo banho quente, ou nos dias de muito vento? Agora imagine essa sensação, durante todo o dia. Não é agradável, pois não?

A verdade é que quando sentimos a pele a repuxar, isso significa que está desidratada, e que os níveis de água estão inferiores ao normal.

Nesse sentido, a única maneira de se ver livre da sensação de repuxamento, é hidratando. Lembre-se que, à noite, pode apostar num creme mais rico e gordo, uma vez que a regeneração celular se dá enquanto dormimos.

Depois de saber tudo isto, é impossível que não queira passar a cuidar bem da sua pele.

No fundo, cuidarmos do nosso corpo, é também cuidarmos do nosso bem estar.

Veja também