Maria Graça
Maria Graça
16 Jun, 2023 - 12:36

Nisa: deixe-se conquistar por castelos, passadiços e… queijo

Maria Graça

Embarque nesta jornada para desvendar os segredos de Nisa, aventure-se em caminhadas e não perca os famosos queijos.

Amieira do Tejo em Nisa

O nosso país, rico em paisagens singulares e uma rica herança cultural, é um verdadeiro tesouro de terras escondidas à espera de serem exploradas. No coração do país, no distrito de Portalegre, a vila de Nisa atrai por quem lá passa pela sua cativante história, beleza natural e hospitalidade calorosa.

Cercado pelas águas do rio Tejo e pela fronteira espanhola, o concelho de Nisa é atravessado por ribeiras sinuosas, vales verdejantes, vastas planícies onde predominam o montado e o olival, e cercado por pequenas serras e marcos naturais, criando uma diversidade paisagística de tirar o fôlego.

Ao explorar o concelho, é possível percorrer diversos trilhos pedestres marcados, que testemunham o passado histórico da região.

A vila medieval de Amieira do Tejo, situada às margens do rio Tejo, Alpalhão, fundada pelos Templários, e a vila de Montalvão são também paragens obrigatórias para quem visita o concelho. As freguesias de Arês, São Simão, São Matias, Santana e Tolosa completam a fascinante jornada por este concelho alentejano.

Uma visita a Nisa não fica também completa sem experimentar os autênticos sabores nisenses, como os famoso queijos, a doçaria e os pratos de carne tradicionais.

Por fim, não deixe de conhecer os artesãos locais que preservam o rico património tradicional, representado por peças de cerâmica com incrustações de pedra, bordados delicados, bainhas abertas e aplicações em feltro.

Nisa: lugar de bem receber e de bem comer

Descubra Nisa e a sua história

Aninhada na região de Portalegre, esta joia escondida abraça a tranquilidade e oferece um vislumbre da rica história do país. Nisa, através das suas ruas de paralelepípedos e arquitetura medieval, convida os viajantes a viajarem no tempo e imergirem na sua atmosfera.

Com fortalezas antigas e maravilhas naturais, a vila tem muito a oferecer a quem procura explorar lugares únicos.

Com raízes que remontam à antiguidade, o cartão de visita da vila é o Castelo de Nisa, que se ergue majestosamente no topo de uma colina, preservando orgulhosamente as histórias de batalhas que aqui foram travadas e vitórias conquistadas.

As imponentes muralhas do castelo convidam-no a explorar as suas câmaras medievais, onde artefactos centenários e maravilhas arquitetónicas retratam a vida e os hábitos dos seus habitantes.

A Cadeia Nova, que passou por uma completa recuperação, alberga hoje o Núcleo Central do Museu do Bordado e do Barro. Neste núcleo vai poder visitar a exposição permanente do Barro e do Bordado, com os dois primeiros andares dedicados à arte da cerâmica, enquanto que o último andar é dedicado aos bordados de Nisa.

É uma visita indispensável para quem quer conhecer melhor as tradições locais, e onde se pode perceber melhor o orgulho dos nisenses pela cerâmica e pelos bordados.

Nisa
As ruas e recantos de Nisa respiram história

Tranquilidade e aventura

Além de toda a riqueza histórica, os entusiastas da natureza vão encontrar paz e tranquilidade nos arredores de Nisa. A vila é cercada por quilómetros de paisagens, ideais para aqueles que procuram fugir da rotina.

Recentemente inaugurado, o Trilho da Barca d’Amieira oferece um novo passadiço que liga a localidade de Amieira do Tejo à Barragem do Fratel, numa integração com o trilho já existente no local, o PR1NIS – Trilhos das Jans – Amieira do Tejo.

O passadiço está conectado ao Muro de Sirga, onde a partir do módulo “Casa da Árvore”, é possível desfrutar de uma vista única da foz do rio Ocreza.

Em Amieira do Tejo, não deixe de conhecer a nova embarcação da Barca d’Amieira, imprescindível nos tempos da travessia entre o apeadeiro ferroviário da Barca D’Amieira-Envendos, na margem norte do Tejo.

Queijo e gastronomia

Nenhuma experiência de viagem está completa sem se deliciar com a culinária local, e em Nisa não é exceção. E seria um crime de lesa pátria não começar pelos famosos queijos.

Trata-se de uma denominação de origem protegida, sendo confecionado com leite de ovelha. É um queijo duro ou semi duro, curado, de cor entre o branco e o amarelo, mas com um sabor irresistível que o seu palato nunca mais vai esquecer.

A produção envolve a coagulação do leite cru, após a qual se procede ao esgotamento da coalhada, lentamente, usando uma infusão de cardo. A casca é maleável após o fabrico, endurecendo com o tempo. Emana um aroma pronunciado, apresentando um paladar algo acidulado. Agora imagine todos este sabor com umas fatias de pão alentejano, umas azeitonas e um bom vinho local… Bem, é melhor prosseguir.

Numa região onde o borrego e o porco são reis, não deixe também de experimentar as sopas de Sarapatel, o afogado, as sopas de Cachola, os pézinhos de tomatada e as migas de batata e pão com carne frita.

Para terminar a refeição com chave de ouro, e depois de horas a explorar a região, mergulhe na doçaria local: tigeladas, cavacas, barquinhos, bolo de azeite, bolo de canela, entre muitos outros.

Nisa cativa pela sua gente calorosa, pela sua calma, pelas suas tradições e, sem dúvida, pela sua gastronomia. Motivos não faltam para explorar a região.

E quem por lá passa, quer sempre voltar.

Veja também