Ekonomista
Ekonomista
17 Out, 2019 - 18:16

Novo Peugeot 208: conheça as 10 novidades do pequeno leão

Ekonomista

A Peugeot levantou o véu da nova geração do 208 no Salão Automóvel de Genebra. Conheça as 10 principais novidades do novo Peugeot 208.

Novo Peugeot 208: conheça as 10 novidades do pequeno leão

O novo Peugeot 208 foi apresentado este ano no Salão Automóvel de Genebra, e nova geração deste citadino da Peugeot está repleta de novidades. Um leão que, apesar de pequenas dimensões, traz muitos argumentos na luta para ser rei no segmento B.

O Peugeot 208 é um modelo de suma importância para a marca francesa, que não deixa os créditos por mãos alheias no novo carro e oferece um produto completamente novo.

E apesar de ser conhecida a posição de Ricardo Tavares (CEO do Grupo PSA) quanto à história da eletrificação automóvel e as metas utópicas que se estão a traçar sem considerar os meios para lá chegar, o novo Peugeot 208 surpreende logo neste capítulo: uma versão 100% elétrica!

10 coisas a saber sobre o novo Peugeot 208

Peugeot 208
Fonte: Peugeot/Divulgação

Peugeot e-208: 100% elétrico

Esta é uma das surpresas do novo 208. O utilitário da Peugeot terá a versão e-208, com motor 100% elétrico. Usa uma variante da nova plataforma CMP, a e-CMP, adaptada para carros elétricos do grupo francês, com uma bateria de 50 kWh alojada debaixo dos bancos. É arrefecida a líquido e permite uma autonomia de 340 km, valores no novo ciclo WLTP.

A Peugeot oferece 8 anos de garantia ou 160 mil quilómetros com funcionamento acima dos 70%. O novo Peugeot e-208 anuncia 100 kW de potência (136 cavalos), 260 Nm e aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,1 segundos. Os tempos de carregamento na anunciados são:

  • Wallbox 11 kW: 5h:15m
  • Wallbox 7,4 kW: 8 horas
  • Carregador rápido 100 kW: 30 minutos para 80% da carga
  • Tomada doméstica: 16 horas

e-208: mais regeneração de energia

O novo Peugeot e-208 disponibilizará três modos de condução: eco, normal e sport. Esta não será a novidade de maior peso mas sim o facto de o novo elétrico da Peugeot ter dois modos de regeneração de energia. Um deles é o habitual nos carros elétricos e híbridos, aproveitando a energia das desacelerações e travagens para armazenar na bateria.

O condutor pode escolher um segundo nível, que trava mais o carro, a ponto de não ser necessário usar o travão. Ou seja, pode conduzir-se apenas com o pé no acelerador, aumentando e aliviando a carga, com a desaceleração a ser suficiente para imobilizar o carro em diversas situações.

Peugeot e-208: tecnologia e apoio ao utilizador

peugeot 208
Fonte: Peugeot/Divulgação

Em comunicado à imprensa, a Peugeot afirma que o e-208 tem o melhor conforto térmico do mercado. Sem prejudicar a autonomia do novo carro elétrico, a marca inclui bancos aquecidos, motor de 5 kW e uma bomba de calor. Esta permite oferecer ao habitáculo temperaturas ambiente e conforto semelhantes aos de um carro com motor térmico.

Outra dos destaques é a possibilidade de pré-aquecer a bateria do Peugeot e-208, de forma a tirar máximo partido do funcionamento desta com o frio, condição inimiga das baterias. Este sistema pode ser programado no carro ou no smartphone, na app MyPeugeot.

Assistência ao utilizador

Além da tecnologia, também os serviços de apoio são uma aposta da marca de Sochaux. A empresa Free2Move (do grupo francês) fornece um passe para que se possa aceder a mais de 85 mil postos de carregamento públicos na europa, deixando mais descansados os condutores do novo Peugeot e-208.

A marca disponibilizará também soluções de instalação da Wallbox, assistência na estrada e um simulador digital com informações de postos, consumos e tempos de carregamento.

O novo e-208 terá também um certificado da capacidade da bateria, solução que pretende dar mais confiança ao comprador de um e-208 usado.

Plataforma do novo 208: versatilidade

A plataforma do novo Peugeot 208 é a CMP, aperfeiçoada a nível aerodinâmico, com fundo plano e entradas de ar com abertura eletrónica.

A versatilidade da CMP permite transformar-se em e-CMP para a versão elétrica do 208 e outros modelos de segmento B do Grupo PSA.

A colocação da bateria do e-208 não prejudica o espaço na bagageira e habitáculo nem o equilíbrio dinâmico do novo leão.

Caixa de 8 velocidades

O novo Peugeot 208 vem equipado com os motores a gasolina e Diesel que já conhecemos. O PureTech 1.2 de 3 cilindros oferece potências de 75, 100 e 130 cavalos, enquanto o Diesel 1.5 estará disponível na versão de 100 cavalos.

A transmissão de 6 velocidades está ao serviço de todas as opções mecânicas exceto a de 75 cavalos, com caixa de 5 relações.

O 1.2 de 130 cavalos estará equipado de série com a nova caixa de 8 velocidades, disponível em opção no 1.2 de 100 cavalos.

Imagem de marca

Como é natural, o novo Peugeot 208 identifica-se com os membros da família no que respeita a estilo e imagem.

A frente com luzes de dia em posição vertical é já imagem de marca dos Peugeot mais modernos, como vemos nos 508 e os SUV 3008 e 5008. Da mesma forma, a união entre os farolins traseiros faz parte do estilo do leão no que toca a elementos óticos.

A grelha dianteira de generosas dimensões e as luzes embutidas no para-choques frontal tornam o visual do novo 208 mais moderno, ajudado pelos painéis laterais com aparência robusta.

Pormenor para a designação do modelo a constar no capot – como no 508 – uma característica inspirada nos Peugeot de outras décadas.

Por dentro: imagem superior

peugeot 208
Fonte: Peugeot/Divulgação

Às significativas mudanças no visual do novo Peugeot 208 corresponde um upgrade ao nível do habitáculo.

O design segue a tendência dos “irmãos” de maiores dimensões, com superfícies digitais e novo desenho da consola. Destaca-se o novo painel de instrumentos a apelar aos clientes da era digital, que apresenta informação em 3D.

Sobre a consola central está um novo monitor disponível em 5, 7 ou 10 polegadas, consoante o nível de equipamento. Este tem cinco opções: Access, Active, Allure, GT Line e GT.

Na consola central, as teclas de acesso direto não são iguais às do 508, em estilo piano, mas já estão colocadas horizontalmente. Herdado do topo de gama da Peugeot é o manípulo da caixa de velocidades.

O travão de mão é elétrico em algumas versões e está disponível carregamento de smartphone por indução.

Tecnologia e segurança

O novo Peugeot 208 usufrui da tecnologia, não só em matéria de motorização elétrica ou serviços de apoio ao condutor mas também na área da segurança. Por exemplo:

  • Cruise control adaptativo com função start/stop e regulação da distância para o carro da frente
  • Ajuda à manutenção dentro da faixa de rodagem
  • Estacionamento automático disponível com a nova caixa de 8 velocidades
  • Sistema de alerta de transposição involuntária da faixa de rodagem
  • Aviso de atenção ao estado de alerta do condutor em períodos de condução longos e a velocidades acima dos 65 km/h
  • Comutação automáticas de luzes médios/máximos
  • Função de deteção de ciclistas e peões, de dia e de noite, entre os 5 e os 140 km/h.

Estreia mundial e chegada a Portugal

peugeot 208
Fonte: Peugeot/Divulgação

O novo Peugeot 208 foi apresentado oficialmente no dia 5 de Março de 2019, no Salão Automóvel de Genebra, e as primeiras unidades começarão a ser entregues no próximo mês de Novembro.

Os preços começam nos 16 700€ para a versão base, com o motor 1.2 PureTech de 75 cavalos, a gasolina, e nos 21 650€ para a versão diesel equivalente.

A mais desejada versão GT Line tem preços a começarem nos 22 750€ e nos 26 550€ no caso da versão diesel.

Quanto à versão 100% elétrica, os preços começam nos 32 150€, oferecendo uma garantia de 8 anos sobre as baterias ou 160 000km.

Veja também