Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
28 Ago, 2020 - 12:50

Novo BlackBerry traz de volta teclado QWERTY

Luísa Santos

Há um novo BlackBerry a chegar ao mercado e traz de volta um componente que tinha desaparecido: o teclado. Estará para (re)começar um novo reinado?

Telemóvel Blackberry

Parece que foi há décadas, mas a verdade é que o teclado dos telemóveis não desapareceu assim há tanto tempo. E é isso que o novo BlackBerry quer mostrar ao trazer de volta um dos componentes mais importantes da história dos telemóveis.

novo blackberry com muitas novidades

mulher usa telemovel

Ainda que possa parecer uma grande novidade que o novo BlackBerry traga o teclado QWERTY de volta, a maior de todas não será bem essa. É que este lançamento nada tem a ver com a própria marca—que não está, de forma alguma, associada ao mesmo.

A responsável é a OnwardMobility, uma startup americana que promete que a chegada deste BlackBerry está para breve. Para já, aquilo que está (mais do que) confirmado é que o telemóvel vai manter-se fiel ao seu design icónico—trazendo de volta o teclado QWERTY.

Novo BlackBerry vai suportar rede 5G

A rede 5G, que estava prometida ainda para 2020, parece cada vez mais longe—ainda que não se saiba, com certezas, se esta chegará até ao final do ano ou não.

O certo é que a OnwardMobility já assegurou que o novo BlackBerry vai suportar aquela que será a rede de dados móveis mais rápida de sempre.

Este é, de facto, um enorme avanço para o telemóvel que está prestes a chegar, sobretudo porque há outras marcas que anunciaram a mesma intenção (como é o caso da Huawei e da Apple).

anuncio novo blackberry
Fonte da Imagem: OnwardMobility/Divulgação

Características de topo, sistema Android e preço competitivo

Outra das grandes novidades deste telemóvel é a mudança do sistema operativo. Agora, este telemóvel vai funcionar com o Android, tornando a usabilidade mais simples e intuitiva—algo que nunca se viu em telemóveis BlackBerry.

Nas palavras de Peter Franklin, CEO da OnwardMobility, o novo BlackBerry vai ser um “dispositivo mais seguro e produtivo, mas também um dispositivo diário. Isso significa coisas como uma câmara fotográfica de topo, para além das outras especificações” de um telemóvel para o dia a dia.

Franklin vai mais longe ao garantir um preço competitivo, o suficiente para se posicionar a par de outros modelos concorrentes. Agora, resta esperar por 2021, ano em que o novo BlackBerry verá a luz do dia.

Veja também