Share the post "Novo regime de gasóleo profissional arranca em postos na fronteira"
O período de teste do novo regime de gasóleo profissional teve início no passado dia 15 de setembro e estende-se até ao final do ano em várias regiões da fronteira – 11 em Bragança, dois em Macedo de Cavaleiros, 12 na Guarda, cinco em Almeida, sete em Estremoz, sete em Elvas, nove em Beja e ainda dois em Serpa.
Este novo regime experimental permite às transportadoras beneficiarem do reembolso de impostos sobre o combustível. Ou seja, contas feitas pagam quase o mesmo que pagariam se abastecessem em Espanha.
O Governo estima que o reembolso às empresas custe ao Estado cerca de 150 milhões de euros por ano, que serão atenuados com o aumento da competitividade dos postos portugueses em relação aos espanhóis, primeira escolha até agora das empresas transportadoras rodoviárias.
As hostilidades foram abertas em Vilar Formoso, com o ministro Adjunto Eduardo Cabrita, com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade e o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches a marcarem presença.
Veja também: