Josué Mateus Pires
Josué Mateus Pires
16 Abr, 2018 - 07:00
O que é a insolvência das empresas?

O que é a insolvência das empresas?

Josué Mateus Pires

A insolvência de empresas é um processo que se inicia após 30 dias de incumprimento. Descubra mais sobre este processo.

O artigo continua após o anúncio

As empresas podem estar a lucrar o suficiente para se manterem em atividade, mas também podem estar numa crise económica difícil de superar. Caso se encontrem, apenas, numa crise económica passageira, podem recorrer a alguns processos especiais. Caso contrário, e se já não tiverem capacidade de cumprir as suas obrigações, será necessário apresentar-se a insolvência de empresas. A insolvência de empresas é um processo que se inicia após 30 dias de incumprimento. Descubra mais sobre este processo.

O que é a insolvência de empresas?

A insolvência de empresas ocorre quando o devedor tem obrigações com um valor superior aos rendimentos. Esse processo, após algumas questões legais, pode estar em falência ou em recuperação.

A situação de insolvência ocorre após 30 dias de incumprimento de obrigações fiscais, nomeadamente pagamentos à segurança social, dívidas, contribuições, entre outras.

O que acontece após a insolvência?

Assim que ocorre a insolvência de empresas, ocorre a nomeação de um administrador de insolvência que se irá encarregar de representar o devedor em quaisquer questões legais. Durante esse processo, o juiz irá decretar que devem ser apreendidos os bens relativos à empresa.

Os administradores da própria empresa devem trabalhar em colaboração com o administrador de insolvência, oferecendo-lhe tudo o que necessite e que se encontre relacionado à empresa. Este é o exemplo do que acontece a uma empresa em que os administradores perdem o seu poder.

No entanto, em outros casos, o poder dos administradores mantém-se. Nesses casos, será decidido se uma empresa tem, ou não, viabilidade para o crescimento da sua economia e, então, pode ser feita uma recuperação económica-financeira. Para tal, será construído um plano de recuperação.

Como saber se uma empresa se encontra em insolvência?

Para quem se encontra no mundo empresarial, saber se uma empresa se encontra em insolvência é essencial. Este conhecimento irá permitir tomar uma decisão, com base em factos reais, e que podem beneficiar ou prejudicar a sua empresa. Esse conhecimento também lhe permite investir na empresa ou, mesmo, fazer a compra da mesma.

Para que descubra a situação de uma empresa, existem alguns caminhos possíveis.

O artigo continua após o anúncio

Finanças

As finanças são o local onde se encontram as informações de todas as empresas portuguesas. Caso deseje recuperar uma empresa, este é o local certo.

InfotrustGo

A plataforma tecnológica digital da Infotrust, uma das maiores fontes de informação empresarial e de risco em Portugal, disponibiliza de forma simples e inovadora mais de 120 milhões de relatórios de empresas Portuguesas, Europeias e dos Estados Unidos da América, incluindo dados das empresas que entram em Processo de Insolvência ou de Revitalização.

Citius

O Citius é o local ideal para encontrar documentos relacionados à insolvência de empresas. No site pode encontrar toda a informação que necessita sobre qualquer empresa.

Racius

Neste site pode ter acesso às informações de mais de 700 mil empresas, tanto as que se encontram em insolvência como as que não se encontram.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp