Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Patrícia Abreu
Patrícia Abreu
30 Jul, 2018 - 00:00

20 ideias para saber o que fazer nas férias de verão sozinho

Patrícia Abreu

Não sabe o que fazer nas férias de verão sozinho? Damos-lhe 20 boas sugestões para ocupar as horas e usufruir do seu tempo livre.

20 ideias para saber o que fazer nas férias de verão sozinho

Estar sozinho não significa estar só e abandonado. Muito pelo contrário, se se anda a questionar sobre o que fazer nas férias de verão sozinho, verá que há mesmo muita coisa divertida que poderá fazer na melhor das companhias: a sua.

O que fazer nas férias de verão sozinho? 20 ideias

1. Faça uma maratona de filmes ou séries

Ter a televisão só para si é a primeira das respostas à pergunta “o que fazer nas férias de verão sozinho?”. Aproveite o tempo livre para se pôr a par de tudo que lhe escapou enquanto os dias de trabalho eram mais intensos.

2. Durma sem despertador

dormir

Nada melhor do que poder deitar-se sem ativar o despertador para o dia seguinte. Aproveite para descansar o tempo que quiser sem ter alguém por perto para o repreender. O que fazer nas férias de verão sozinho? Dormir em paz.

3. Passe tempo na praia/piscina

Se o tempo quente nos brindou finalmente, então tire partido dele e passe uma tarde refrescante ao pé da piscina ou na praia.

4. Experimente novas receitas

Encha a cozinha de criatividade. Dê asas à sua imaginação, crie algo novo ou recrie algo que viu na televisão ou na internet. Cozinhar é sempre divertido. Ligue a música de fundo e deixe-se contagiar com a sua boa disposição.

5. Planeie diferentes exercícios físicos

Seja criativo e aproveite as férias para se divertir enquanto se exercita. Pegue na bicicleta e mate saudades das tardes da sua infância, enquanto pedala por horas a fio num trilho mais aventureiro ou simplesmente numa ciclovia mais tranquila à beira da praia.

6. Leia um bom livro

ler

Com tanto tempo livre pode mesmo fazer um bocado de tudo. Escolha um bom livro e permita-lhe que marque as suas férias.

7. Faça uma mudança no seu quarto e armário

Pode parecer uma ideia bem chatinha, mas na verdade poder revirar o quarto do avesso enquanto se arruma o armário e se faz a troca das roupas de inverno pelas de verão não é para todos e exige tempo. Já que tem tempo, ligue a música ou a televisão e mantenha-se entretido nesta tarefa. O quarto ficará com um novo ar.

8. Cuide de si

Se se questiona o que fazer nas férias de verão sozinho é porque certamente vai passar as suas férias de verão sozinho, então, se assim for, nada melhor do que poder ter tempo para cuidar de si. Ir a um spa, fazer uma massagem, fazer as unhas, ou tantas outras coisas são boas opções para se mimar um bocado.

9. Faça um passeio à beira-mar

No início do dia ou ao final do dia, presentei-se com um passeio calmo à beira-mar. Deixe-se cativar pelo céu espelhado no mar.

10. Faça meditações

meditar

Aproveite o silêncio e faça meditações. Verá que se sentirá forte interiormente e que a sua companhia é e será sempre a mais importante para si. Aprecie a sua companhia.

11. Faça voluntariado

Com tempo livre e tanto para oferecer ao mundo, informe-se sobre as associações em Portugal nas quais pode integrar e dar o seu contributo. No final sentirá que recebeu mais do que deu.

12. Visite um museu

Aprofunde a sua cultura e visite um museu à sua escolha.

13. Descubra novas músicas

Esta é a altura ideal para apostar na compra de novos cds. Aproveite a calma destes dias para conhecer novas sonoridades e analisar com calma novas letras.

14. Vá ao cinema e escolha aquele filme que mais ninguém quer ver

Finalmente poderá ver aquele filme que insistiu que os seus amigos vissem consigo e ninguém quis ver. É a sua hipótese de poder finalmente vê-lo.

15. Vá a um concerto

concerto

Um concerto é algo que pode ser vivido sozinho. Sinta a música, dance e cante cada palavra e crie mais uma memória só sua.

16. Faça compras

Passeie pela sua cidade e aproveite para fazer algumas comprinhas nas lojas mais tradicionais ou nos mercados.

17. Planeie uma viagem de mochila às costas

Estar de férias sozinho pode ser a melhor altura para fazer uma caminhada ou mesmo uma viagem de mochila às costas. Estude os percursos disponíveis e aventure-se.

18. Pare para observar o que o rodeia

Fique apenas sentado, numa praça movimentada ou em qualquer outro sítio e absorva toda a rotina de quem a tem, toda a movimentação de uma cidade. E fique apenas a observar. Se gostar de escrever, aproveite e tire notas.

19. Tome o banho mais longo de sempre

banho

Mime-se a este ponto. Encha a banheira, acenda umas velinhas e ligue uma musiquinha calma de fundo. Mime-se com um banho longo e calmante.

20. Olhe para as estrelas

Deixe-se cativar pela imensidão dos céus e pare apenas para observá-lo. Verá que o mundo é grande demais para considerar que está verdadeiramente sozinho.

Veja também