Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
02 Jan, 2019 - 06:23

O que fazer no Porto no inverno: 7 sugestões

Márcio Matos

Se não sabe o que fazer no Porto no inverno, deixamos-lhe 7 sugestões bem interessantes, para ocupar os tempos livres em família. Tome nota e divirta-se!

O que fazer no Porto no inverno: 7 sugestões

O inverno estende-se até dia 20 de março. Durante estes meses, as condições climatéricas são, normalmente, menos favoráveis, marcando a chuva e o frio presença quase constante. Por essa razão, muitos animais tentam contrariar o clima mais frio, migrando para zonas mais quentes.

Não podendo hibernar, como fazem os ursos, devemos enfrentar as condições mais adversas com engenho e criatividade. Munidos de roupa adequada (com galochas ou botas calçadas, luvas e gorro, casaco ou sobretudo, ou outras opções ao gosto de cada um), saiba o que fazer no Porto no inverno, aproveitando os tempos livres da melhor forma possível.

Por isso, encontre aqui bons programas para se divertir “à grande… e à portuguesa”, porque o inverno não é incompatível com diversão e entretenimento. Eis uma lista com algumas opções sobre o que fazer no Porto no inverno. Tome nota!

O que fazer no Porto no inverno (e não é ficar em casa!…)

1. Restaurantes

Uma das melhores formas de experienciar o que de melhor a cidade do Porto tem é frequentar os seus restaurantes e deliciar-se com a gastronomia local. Ter a possibilidade de saborear uma francesinha ou umas tripas à moda do Porto poderá ser uma forma de comprovar facilmente como o mau tempo não é sinónimo de tempo mal passado…

Saiba onde comer bem no Porto: 13 sítios de paragem obrigatória >>

2. Monumentos e espaços icónicos

clérigos

Visitar monumentos, igrejas e espaços icónicos no Porto, durante o inverno, pode parecer algo incompatível com as condições climatéricas adversas próprias da estação. Contudo, munidos do equipamento certo e da roupa adequada, pode criar-se o contexto ideal para passar bons momentos e ficar na sua posse com fotografias verdadeiramente inesquecíveis. Igreja de Santa Clara, Igreja dos Carmelitas, Igreja do Carmo, Estação de São Bento, Torre dos Clérigos, Palácio da Bolsa, Sé Catedral, Igreja dos Congregados, Paço Episcopal, Livraria Lello, Capela das Almas, Igreja de Santo Ildefonso, Palácio do Freixo, Igreja da Lapa e Ponte Luís I são alguns dos espaços nos quais pode viver momentos inesquecíveis, para além de poder tirar fotos que certamente ficarão para a posteridade.

3. Casa da Música

A Casa da Música é sempre uma das melhores formas de passar o tempo no Porto. Rem Koolhaas foi o arquiteto deste distinto espaço que oferece aos portuenses e demais interessados uma panóplia de concertos sem paralelo na Invicta. A Viagem de Inverno agendada para dia 14 de janeiro ou Sonhos de Inverno marcada para dia 25 do mesmo mês são apenas dois exemplos de uma oferta vasta e de qualidade que só a Casa da Música lhe pode oferecer.

Mais informações, aqui.

4. Caves de Vinho

caves do vinho

Visitar as caves do vinho é possibilitar a si mesmo a oportunidade de conhecer parte do melhor que a cidade tem oferecido ao mundo. Não haverá muitas outras atividades que sejam melhores que provar o vinho da região, ao lado de boa companhia. A conversa flui e as pupilas gustativas ficam arrebatadas e verdadeiramente maravilhadas com este verdadeiro néctar dos deuses.

9 caves de vinho do Porto para conhecer >>

5. Serralves

serralves

Este Museu de Arte Contemporânea abriu as suas portas ainda no século passado, em 1999. Rodeado por uns jardins fabulosos, com cerca de 18 hectares, este é o mais importante museu de arte contemporânea em Portugal. Este fantástico museu possui uma ótima oferta, em termos de qualidade e quantidade. O programa é sempre rico e diversificado, com exposições temáticas e monográficas, onde há espaço quer para artistas emergentes, quer para artistas consagrados.

Mais informações, aqui.

6. Museu do Futebol Clube do Porto

Visitar o Museu do FCP implica fazer uma viagem à história do clube português com mais títulos internacionais. Um museu que não é só para portistas, não é apenas para portuenses, não é um exclusivo para portugueses, mas sim um espaço para todos aqueles que têm interesse em conhecer um clube que contribuiu e contribui para a afirmação mundial de uma cidade especial: a Invicta. Não é por acaso que este é um núcleo museológico já muito premiado e reconhecido.

Mais informações, aqui.

7. Ruas

ruas porto

Passear, durante os meses de inverno, pelas ruas mais famosas da cidade do Porto tem uma magia muito peculiar. A chuva e o frio criam um contexto distinto. Poderá certamente aproveitar uma ida à Ribeira, para tirar umas fotos com o assombroso ambiente do rio Douro como pano de fundo, formando uma paisagem verdadeiramente inesquecível.

O frio pode ser combatido, facilmente, com uma visita a espaços tão icónicos como o Café Magestic ou o Café Guarany. O simples ato de tomar um café ou um chá nestes espaços tão caraterísticos da cidade, ou mesmo um chocolate quente, fará com que sinta que o frio e a chuva são parte da magia de vivenciar a cidade.

Estas são algumas sugestões sobre o que fazer no Porto no inverno, para que continue a desfrutar duma cidade deslumbrante e encantadora, mesmo sob condições climatéricas indesejadas. O frio esbate-se face ao calor dos portuenses. A cidade tem suscitado um interesse internacional que fomentou o crescimento de alguns focos de interesse. O turismo no Porto não se circunscreve ao verão e já sabe tudo o que fazer no Porto no inverno.

Ao longo de todo o ano, a cidade abre os braços e acolhe de forma calorosa pessoas oriundas de diversos pontos do planeta e tem a generosidade de partilhar (através dos portuenses, dos seus espaços públicos, dos seus monumentos) um pouco da sua gloriosa história!

Veja também: