Ekonomista
Ekonomista
03 Jul, 2023 - 10:20

O que mudou no IMI e no IMT

Ekonomista
Patrocinado por:

Há novas regras nos impostos sobre imóveis (IMI e IMT), com particular impacto para quem planeia comprar casa ou em quem tem imóveis em zonas de elevada pressão urbanística.

imt cgd

As novas medidas decorrem do Orçamento do Estado para 2023 e vieram alterar as taxas do IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis), assim como as condições para permutas e revenda de imóveis. Também passaram a ser tributados os pagamentos feitos em criptoativos.

No que diz respeito às permutas, passa a pagar imposto apenas sobre a diferença de valores entre os imóveis permutados, em vez de pagar imposto sobre o valor total de cada um.  Os imóveis precisam de ser mantidos durante um ano. Caso contrário, perde o benefício.

Se comprou imóveis para revenda também pode beneficiar da isenção. Nesse caso, a compra tem de ocorrer nos dois anos anteriores ao da escritura de venda. Deve também revender no prazo de três anos após a compra.

Quem tem casas devolutas há um ano ou destinadas a alojamento local, em áreas em que a habitação se tornou mais inacessível, vai sofrer um aumento significativo no IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis).

Compreenda todas estas alterações neste artigo do Saldo Positivo dedicado às mudanças no IMI e no IMT.

imi cgd

As novas regras no IMI e no IMT: saiba o que muda

As alterações fiscais no IMI e IMT têm impacto nas transações de imóveis e penalizam quem tem casas devolutas em zonas urbanas.

Saiba o que mudou.

Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.

O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.

Veja também