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Catarina Reis
Catarina Reis
14 Nov, 2018 - 12:02

Orientação para resultados: competência essencial na carreira

Catarina Reis

Se trabalha ou se está à procura de emprego, é certo que já se deparou com a expressão “orientação para resultados”. O que significa, em concreto?

Orientação para resultados: competência essencial na carreira

Orientação para resultados – a competência tão solicitada em anúncios de emprego e tão valorizada nas empresas, em todos os níveis da organização. Como saber se a possui? Como desenvolvê-la?

Desenvolva a sua orientação para resultados

Ao longo da carreira de um profissional de qualquer área de atividade, ele irá ouvir a expressão “orientação para resultados”. Uma das situações que tipicamente representa o primeiro contacto com a mesma é a entrevista de emprego, quando, de um modo subtil, o entrevistador apresenta certas perguntas que não são mais do que uma forma de descortinar se o candidato tem esta competência, ou não.

Mas esta situação não será a única em que o profissional se verá confrontado com a necessidade de demonstrar que é orientado para resultados. O atingir de metas é, na verdade, um indicador constantemente avaliado em contexto laboral, como indicador de bom desempenho.

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Exemplos de perguntas para avaliar se um candidato tem incorporada a orientação para resultados

Voltando à situação de entrevista de emprego, eis algumas das questões que podem ser colocadas para avaliar a sua orientação para resultados:

  1. considera-se um profissional bem sucedido?
  2. poderia dar exemplos de situações em que obteve sucesso em empregos anteriores?
  3. todos conhecemos pessoas que não são bem sucedidas; no seu entender, o que faz delas pessoas com menos sucesso que as outras?
  4. dê-me um exemplo de uma vez em que não teve sucesso… Por que acha que isso aconteceu?

Como responder a estas questões? Como é evidente, as possibilidades de resposta acertadas são múltiplas. O nosso conselho é que responda de acordo com o que considera que é essencial para a função a que está a candidatar-se. Como é evidente, se a orientação para resultados for um aspeto valorizado na oferta de trabalho a que está a concorrer, deverá orientar as suas respostas para as metas que atingiu, os objetivos que concretizou, a quantificação do impacto da sua atividade na empresa, entre outros resultados tangíveis do seu trabalho.

Deve responder deixando claro que compreende como os resultados são importantes, que se considera uma pessoa competitiva e orientada para a ação e que, embora nem sempre tenha conseguido os resultados desejados no passado, certamente teve a intenção de fazê-lo e aprendeu com os seus erros.

Orientação para resultados – uma competência omnipresente?

Qualquer trabalhador trabalha sob o conceito de orientação para resultados, em maior ou menor grau. Mesmo quando não tem essa ideia assente na sua cabeça, poderá exercê-la de forma inconsciente. Cabe-lhe ao longo da sua carreira ir progressivamente trabalhando com vista a melhorar a sua orientação para resultados.

Por que razões é tão valorizada?

A orientação para resultados pode descrever, como já vimos, uma competência individual, mas também um modo de trabalhar ou a cultura de uma empresa. Descreve então um indivíduo ou conjunto de indivíduos que concentrados em alcançar um determinado resultado ou objetivo. Não é, pois, de estranhar que esta competência seja valorizada transversalmente a todos os setores de atividade profissional: os resultados podem ser mensuráveis, e, se o forem, constituem verdadeiros argumentos de venda e recomendação da empresa perante o mercado.

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Agora que já interiorizou o significado da orientação para resultados e que sabe o que deverá fazer para colocar em marcha esta competência no seu dia-a-dia, vamos ver o que se poderá fazer para desenvolvê-la e usá-la com vista ao sucesso futuro.

1. Definir metas claras

Definir metas claras e precisas é o primeiro passo que deve seguir para atingir os seus objetivos. Ser claro e concreto na definição de objetivos permitirá a quem está à sua volta (liderança e colegas de equipa) compreender a que se propôs e qual é o seu plano de ação para lá chegar.

2. Fornecer recursos e ferramentas adequados

Usar a tecnologia adequada é um ponto chave para as empresas atingirem objetivos, sejam elas grandes ou pequenas e médias. Melhorar a sua produtividade e eficiência exige um esforço adequado em termos de recursos e ferramentas. Se os trabalhadores tiverem as ferramentas e recursos certos isso irá motivá-los a trabalhar ao seu melhor nível. Se precisa de resultados, não deve descurar este aspeto. Os resultados desejados irão aparecer sem problemas, se os trabalhadores tiverem as condições e ferramentas certas ao seu dispor.

3. Melhorar a comunicação

A comunicação em contexto profissional acontece de formas altamente complexas. Uma comunicação eficaz resulta no crescimento e maturidade dos funcionários, bem como na saúde do negócio. Além disso também incentiva a cultura de trabalho orientada para resultados, fundamental para qualquer negócio. Ninguém cria um negócio com o fracasso em mente…

4. Invista na recompensa!

Enquanto se recompensa os trabalhadores que estão a dar o seu melhor, aqueles que pelo contrário não estão a contribuir positivamente para o trabalho da empresa irão sentir que devem dar mais de si para também usufruírem de benefícios. Se quer resultados, deve montar um sistema de recompensas que valorize os melhores.

5. Vá em frente

Dar um passo de cada vez é o ideal, mas levar muito tempo para realizar o que planeou pode não ser tão benéfico como desejado. O impacto no futuro de um negócio depende de uma cultura orientada para os resultados à qual para dar frutos se deverá entregar completamente. Se quer desenvolver uma cultura orientada para resultados, faça-o de uma vez. Não se fique pela meia medida.

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