ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Teresa Campos
Teresa Campos
27 Mar, 2022 - 18:44

O que acontece com o corpo se parar de comer açúcar?

Teresa Campos

É viciado em doces? Então, saiba o que acontece com o corpo se parar de comer açúcar a curto, a médio e a longo prazo.

Já alguma vez se perguntou o que acontece com o corpo se parar de comer açúcar?

Nos últimos anos, são vários os estudos que têm evidenciado que o açúcar é capaz de elevar os níveis de inflamação no organismo, podendo estar na origem de patologias como a diabetes ou os problemas cardiovasculares.

Embora seja realmente difícil eliminar a 100% este ingrediente da nossa dieta diária, vale a pena saber o que acontece com o corpo se parar de comer açúcar.

O que acontece com o corpo se parar de comer açúcar? Nós respondemos

As reações à abstinência de açúcar vão-se fazendo sentir a curto, a médio e a longo prazo. Confira a resposta do corpo, à medida que vai deixando de consumir alimentos açucarados.

Um dia sem açúcar

Se costuma ingerir açúcar todos os dias, então saiba que basta passar um dia sem o consumir para sentir dores de cabeça, irritabilidade e mau humor. Isto, porque o açúcar ajuda a libertar a dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer.

5 motivos saudáveis para rir mais
Veja também 5 motivos saudáveis para rir mais

Uma semana sem açúcar

Passada uma semana sem açúcar, se fizer análises, irá verificar que os seus níveis de insulina e as suas respostas anti-inflamatórias melhoraram. Além disso, é provável que a pele fique mais clara, e com um aspeto mais fresco e saudável. Também é provável quedeixe de se sentir inchado, após a refeições.

Um mês sem açúcar

Mesmo passado um mês é normal que ainda sinta vontade de ingerir ingredientes açucarados. No entanto, o desejo incontrolável por doces já terá diminuído.

Além disso, as melhorias neurológicas e no seu sistema imunitário vão começar a fazer-se sentir. Os índices glicémicos também começam a estabilizar, as dores de cabeça a diminuir e a saúde intestinal a melhorar.

Meio ano sem açúcar

Se conseguir estar seis meses sem comer açúcar, já não irá sentir grande apetite por este ingrediente.

criança com donuts

Além disso, a probabilidade de vir a desenvolver doenças cardíacas e diabetes é menor, assim como a de sofrer de envelhecimento precoce. A sua pele terá um ótimo aspeto e o seu bom humor far-se-á sentir.

Gordura ou açúcar
Veja também Gordura ou açúcar: o que é pior para a saúde?

Um ano sem açúcar

Viver um ano sem ingerir açúcar pode parecer uma “missão impossível”, mas não é. Embora não vá esquecer o sabor adocicado, as vantagens de passar 12 meses sem consumir açúcar são mais que muitos.

A sua pele ficará livre de problemas, como a acne ou as linhas finas. Os níveis de irritabilidade são menores e a relação com a comida será mais saudável de várias formas.

No entanto, importa reforçar que todos estes benefícios só são possíveis se a abstinência de açúcar for acompanhada por um estilo de vida equilibrado, caraterizado por uma dieta saudável e pela realização diária de exercício físico.

Desafie a si mesmo e, ainda que não abdique a 100% do consumo de açúcar, procure diminuí-lo e verá que o impacto na saúde será sempre positivo.

Comece por uma redução gradual, de modo a que o seu corpo se vá adaptando à não ingestão deste ingrediente.

Se sentir dificuldades em pôr esta redução em prática, consulte um médico ou nutricionista para acompanhá-lo e orientá-lo nesta jornada!

Veja também