Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
13 Set, 2019 - 08:04

Parlamento recomenda introdução da sesta no pré-escolar

Ekonomista

Resolução, já publicada em Diário da República, pede ao Governo que estude e avalie a introdução da sesta nos estabelecimentos pré-escolares.

Parlamento recomenda introdução da sesta no pré-escolar

O Parlamento “recomenda ao Governo que estude a possibilidade de introdução da sesta da educação pré-escolar”, lê-se na resolução publicada esta quinta-feira, dia 12 de setembro, em Diário da República. Em causa “a importância do sono no desenvolvimento das crianças”.

Além de um debate público sobre o assunto, a Assembleia da República pede ainda “a articulação da implementação da sesta com as orientações curriculares para a educação pré-escolar e a organização dos horários e tempo letivo e não letivos dos educadores de infância”.

Na análise, o Governo deverá ainda ter em consideração as condições materiais e humanas que são necessárias garantir para um período de sono com qualidade.

A recomendação responde a uma preocupação da Sociedade Portuguesa de Pediatria e de muitos pais: é que a maioria dos jardins-de-infância públicos não prevê a realização de sestas, mesmo para as crianças mais pequenas, com apenas 3 ou 4 anos.

Veja também