Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
17 Mai, 2018 - 10:00

11 dicas para passar pelo controlo de segurança do aeroporto mais rápido

Márcio Matos

Sim, passar pelo controlo de segurança do aeroporto pode ser um verdadeiro pesadelo. Esperar em filas, ser sujeito a uma revista detalhada… Saiba como tornar mais rápido este processo.

11 dicas para passar pelo controlo de segurança do aeroporto mais rápido

Este é um tema que interessa, principalmente àqueles que viajam com regularidade e querem saber como passar pelo controlo de segurança do aeroporto mais rápido e sem problemas. Esteja atento às nossas dicas e ponha-as em prática já na sua próxima viagem. São comportamentos simples, mas que garantem um embarque mais rápido e ágil.

Estas sugestões foram dadas por quem mais percebe da matéria: os profissionais do aeroporto. Por isso, aprenda com a eles a passar pelo controlo de segurança do aeroporto sem dramas.

11 dicas úteis para passar pelo controlo de segurança do aeroporto

aeroporto

1. Faça o check-in online

Para evitar filas, faça o check-in online, até duas horas antes do horário da viagem. Lembre-se de levar o cartão de embarque impresso ou em versão digital, no telemóvel ou tablet (garanta que, neste caso, terá a bateria dos dispositivo carregada até entrar no avião). Esta dica é útil principalmente para quem não vai despachar nenhuma bagagem. Assim, se leva apenas bagagem de mão, pode seguir directamente para a porta de embarque. Isso vai acelerar muito todo o processo.

2. Despache a bagagem

Se leva apenas uma bagagem de mão, mas tem objetos que não tem a certeza de que podem ir na cabine, o melhor é despachar a bagagem. Passar pelo controlo de segurança será muito mais fácil e rápido, no entanto, o tempo que poupa neste momento pode perder à espera da bagagem no momento do desembarque.  A vantagem é que não corre os ricos de ficar sem os seus objetos. De qualquer forma, siga sempre as orientações de segurança em relação às bagagens.

3. Obtenha um estatuto VIP

Se viaja com grande regularidade, tente escolher frequentemente a mesma companhia aérea. Isto porque, assim, irá beneficiar de uma série de vantagens, nomeadamente o estatuto VIP que lhe oferecerá prioridade nas filas do check-in. Acredite que não há maior vantagem, sobretudo nos períodos de férias, em que os aeroportos estão lotados.

4. Prepare-se para passar pelo controlo de segurança

Há passos obrigatórios na altura de passar pelo controlo de segurança, por isso mais vale antecipá-los e preparar-se para eles. Use sapatos fáceis de retirar, assim como outros acessórios (cintos, brincos, anéis…), esvazie as garrafas e dispa o casaco. Esteja sempre atento ao andamento da fila e se prepare para tirar de dentro da mala o portátil, a câmera fotográfica e o tablet, se for o caso. Tratam-se de pequenos gestos que vão poupar tempo na hora de começar o embarque.

5. Tenha os documentos à mão

Tenha os documentos necessários acessíveis ou mesmo na sua mão, para evitar perder tempo a procurá-los no momento em que lhos pedirem. E atenção: se sair do espaço Schengen, o Cartão do Cidadão não serve como elemento identificativo.

6. Leve uma mala adequada

Escolha uma mala que seja facilmente colocada no tapete do scanner. Prefira uma que seja leve, fácil de abrir e fechar, e se fizer sentido para si, com um compartimento exterior próprio para o portátil. Não se esquece de levar os líquidos em volumes adequados e em sacos de plástico transparente.

7. Viaje na primeira classe

Claro que não está ao alcance de todos, mas viajar em primeira classe pode também ser vantajoso na hora do check-in. Nem todas, mas algumas companhias aéreas dão aos seus clientes de primeira classe prioridade nas filas de check-in, por isso este é também um aspeto a ter em conta.

8. Escolha a data certa

Há dias particularmente difíceis nos aeroportos, sobretudo aqueles que precedem ou sucedem feriados e outros períodos de férias. Se puder, evite por tudo viajar nestes dias. Se não o conseguir fazer, reserve tempo e prepare-se para alguns minutos (ou mesmo horas) de espera até conseguir entrar no avião e seguir para o seu destino.

9. Descarregue aplicações úteis

Tire partido das ferramentas tecnológicas disponíveis e use o seu smartphone para descarregar aplicações como MiFlight, as quais ajudam a determinar a hora a que se deve dirigir até ao aeroporto, de acordo com a hora do seu voo, o trânsito existente e o tráfego interno do próprio aeroporto.

10. Não levante suspeitas

Há atitudes e comportamentos que podem levantar suspeitas, de forma negativa. Brincar, dizendo que transporta armas, não deixar revistar a bagagem das crianças ou transportar objetos estranhos são apenas algumas das coisas que podem criar suspeitas quanto à possibilidade de estar a esconder alguma coisa.

11. Seja simpático

Pode parecer algo básico, mas não de grande importância para o processo. Porém, ser simpático e facilitar o trabalho de quem o está a revistar, pode tornar todo o processo mais célere e menos demorado.

Para muitos, passar pelo controlo de segurança do aeroporto é um verdadeiro stress. Não só pelo tempo de espera, como pelo desconforto com todas aquelas revistas é evidente. Para evitar ou contornar estas situações, não há nada como seguir as dicas que lhe deixámos e passar pelo controlo de segurança do aeroporto com tranquilidade e antecipando tudo aquilo que vai acontecer e lhe vão pedir. Vai ver como isso vai tornar tudo mais simples e fácil para todos.

Veja também: