Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Viviane Soares
Viviane Soares
20 Jun, 2018 - 16:02

Pedrógão Pequeno: a Aldeia do Xisto que é a jóia da Beira Baixa

Viviane Soares

Orgulhosa sede de freguesia do concelho da Sertã, a Aldeia do Xisto de Pedrógão Pequeno é abraçada pelo Zêzere, por florestas riquíssimas e altos penedos. Guarda tesouros arqueológicos e um património monumental vasto. Venha daí conhecer as terras beirãs!

Pedrógão Pequeno: a Aldeia do Xisto que é a jóia da Beira Baixa

Pedrógão Pequeno é uma das “aldeias brancas” da Rede das Aldeias do Xisto. Isto porque, aqui, as casinhas de xisto estão rebocadas e caiadas, surgindo aqui e ali pormenores em granito. E é precisamente esta pedra que está na origem do seu nome. Em terras do xisto há um Pedrógão – afloramento de granito – que deu pedra para cantarias de portas e janelas.

Apesar de o xisto ser o material de construção predominante na região, a aldeia ergue-se de um pequeno afloramento granítico encravado nas margens do rio Zêzere e que se prolonga até Pedrógão Grande.

Juntamente com Álvaro, Barroca, Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima e Mosteiro, Pedrógão Pequeno faz parte das Aldeias do Xisto da região do Zêzere – região esta que abrange os concelhos de Oleiros, Fundão, Pedrógão Grande e Sertã.

Pedrógão Pequeno: o que visitar

Pedrógão Pequeno

Pedrogão Pequeno guarda um património monumental riquíssimo e, neste aspecto, há muito para ver e conhecer na aldeia. Além dos edifícios particulares que datam dos séculos XV ao XIX, destacamos ainda os seguintes:

Ponte Filipina

pedrogao-pequeno

Construída durante a dinastia filipina, entre 1607 e 1610, esta ponte terá substituído a primitiva ponte romana, que existiria nas imediações. Desde essa data e até 1954 – data da inauguração da barragem do Cabril – foi a única ligação com Pedrógão Grande e, consequentemente, a única ligação para o litoral. Foi construída com enormes blocos de granito.

Pelourinho

Pedrógão Pequeno

O Pelourinho de Pedrógão Pequeno data do século XVI e está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Igreja Matriz

pedrogao-pequeno

Pertenceu à Ordem de Malta e terá sido edificada na primeira metade do séc. XVI (já existiria em 1522), estando documentada desde 1551 a existência da igreja dedicada a S. João Baptista.

A data 1587 inscrita no arco triunfal corresponderá à conclusão da igreja ou da capela-mor. Na sequência do terramoto de 1755, em 1779 (data inscrita no portal) sofreu profundas obras de reparação e remodelação. Tem influências manuelinas, renascentistas e do barroco.

Capela da Misericórdia

pedrogao-pequeno

Documentos da Santa Casa da Misericórdia já referenciam esta capela no final do séc. XVII. Destaca-se, na fachada, o nicho com imagem de Nª Srª com o Menino (datado do século XVII). Sofreu diversas intervenções que lhe deram o aspecto actual.

Antigo Hospital da Misericórdia

Foi o antigo hospital da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Pequeno. Naquela época, marcada por uma profunda religiosidade cristã, a assistência aos mais necessitados era efectuada pelas instituições religiosas (ex: mosteiros) ou por instituições fundadas por particulares abastados que se agregavam em instituições e que procuravam, através destas obras pias, assegurar a sua salvação eterna. O edifício com funcionamento hospitalar passou posteriormente para a esfera pública. Actualmente encontra-se em estado de ruína.

Onde ficar?

Hotel Convento da Sertã

Pedrógão Pequeno
Pedrógão Pequeno
Pedrógão Pequeno

Localizado numa das zonas nobres da vila da Sertã, a meio caminho entre Coimbra e Tomar, o Hotel Convento da Sertã é uma das ofertas de alojamento disponíveis nesta região do Zêzere.

Instalado num convento franciscano do século XVII, este hotel de 4 estrelas disponibiliza 25 quartos – desde o confortável classic à luxuosa suite prestige -, piscina exterior, um SPA, um parque infantil, um belíssimo jardim e todas as comodidades de que necessita para desfrutar de profundo descanso durante um fim-de-semana ou mesmo numas mini-férias.

O preço de um quarto duplo standard, com pequeno-almoço incluído, ronda os 110€/noite. Faça aqui a sua reserva >>

Veja também: