ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
30 Nov, 2020 - 15:48

Pensões superiores a 658 euros ficam congeladas em 2021

Ekonomista

Só as pensões abaixo dos 658 euros é que vão ter um aumento extraordinário de 10 euros já em janeiro. As restantes ficam congeladas.

Casal a fazer contas ao orçamento familiar

No próximo ano, as pensões de reforma acima de 658 euros não vão aumentar. Isto devido ao impacte da crise pandémica na economia portuguesa e variação negativa dos preços no consumidor.

Recorde-se que, de acordo com a Lei, as pensões são atualizadas com base numa fórmula que inclui a média da inflação sem habitação nos últimos 12 meses registada em novembro, assim como a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos dois anos.

De acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a média do crescimento do PIB é negativa e a inflação está abaixo de zero. Isto significa que as pensões ficam sem aumentos por via desta atualização regular das pensões.

Como a notícia já era esperada, o Governo decidiu incluir no Orçamento do Estado para 2021 um aumento extraordinário das pensões, mas apenas para aquelas até 658,2 euros, a ser pago já em janeiro de 2021.

Veja também