ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
23 Out, 2020 - 15:28

Pensões mais baixas vão ter aumento já a partir de janeiro

Ekonomista

Aumento extra nas pensões mais baixas estava previsto para agosto de 2021, mas Governo cedeu às reivindicações da esquerda e o aumento chega já em janeiro.

Homem a calcular valor da reforma

De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2021, entregue a semana passada no Parlamento, estava previsto um aumento extra de 10 euros nas pensões mais baixas, a ter efeitos a partir de agosto do próximo ano.

Porém, nas negociações com o PCP, o Governo cedeu às reivindicações da esquerda e decidiu antecipar o pagamento. Assim sendo, o referido aumento vai chegar aos bolsos dos portugueses já a partir de janeiro de 2021.

A notícia começou por ser avançada pelo jornal Público e mais tarde confirmada pelo líder parlamentar do PCP, João Oliveira, numa conferência de imprensa.

Deste modo, as pensões mais baixas, ou seja aquelas com um montante global ou inferir a 1,5 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), vão ter um aumento extraordinário de 10 euros, enquanto para os pensionistas que recebam, pelo menos, uma pensão cujo montante fixado tenha sido atualizado no período entre 2011 e 2015 será de 6 euros a partir de janeiro do próximo ano.

Recorde-se que serão abrangidas pela atualização extraordinária as pensões de invalidez, velhice e sobrevivência atribuídas pela Segurança Social e as pensões de aposentação, reforma e sobrevivência do regime de proteção social convergente, atribuídas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA).

Veja também