Marta Maia
Marta Maia
19 Mar, 2024 - 12:09

Perdi a carteira e agora? 6 passos a dar o quanto antes

Marta Maia

Além da dor de cabeça, há também os custos envolvidos. Saiba o que fazer se perder a carteira e por quanto lhe pode ficar uma segunda via dos documentos.

Perder a carteira

Perder a carteira é muito aborrecido. Sem pensar, nela guardamos tudo: os documentos pessoais, os cartões dos bancos, alguns documentos legais, dinheiro… até a foto dos filhos. Por isso, quando ela desaparece é um pedaço de nós que é levado.

Se acabou de passar pelo mesmo, temos uma boa e uma má notícia para lhe dar.

A boa é que tudo se resolve e vamos mostrar-lhe os passos básicos a seguir para que a perda ou roubo da carteira não se transforme num pesadelo maior.

A má notícia é que a solução vai sair-lhe do bolso, por isso prepare-se para pagar a conta.

O que fazer se perder a carteira

1

Faça uma lista do que lá tinha

De tudo o que guardava na carteira, há duas coisas que são particularmente sensíveis: os documentos de identificação (que podem levar a roubo de identidade) e os cartões do banco (que podem abrir portas a transações indevidas).

Comece por eles e faça uma lista exaustiva de tudo o que tinha na carteira antes de a perder, para saber depois que documentos vai precisar de cancelar ou substituir.

2

Avise a polícia

Enquanto reage e não reage, quem ficou com a sua carteira já pode estar a fazer das suas. Vá à polícia (PSP ou GNR), faça uma participação do roubo e traga consigo um comprovativo dessa participação. Assim, se alguém usar o seu cartão bancário para fazer compras, por exemplo, estará salvaguardado. Consegue provar que, por essa altura, já tinha participado o roubo.

3

Cancele os cartões bancários

Não importa se o seu código era forte ou se a conta nem tem muito dinheiro à ordem. Se perder a carteira, é urgente cancelar todos os cartões do banco que lá tinha.

Contacte a sua instituição bancária (quase todas têm linhas de emergência criadas para estes casos) e peça para cancelar todos os seus cartões, emitindo e enviando para si uma segunda via de cada um.

4

Cancele o Cartão de Cidadão e peça um novo

Entramos na fase da burocracia que espera quem perdeu a carteira. Quase todos nós andamos com o Cartão de Cidadão, e este é o nosso principal documento de identificação. Se ficou sem o seu, porque o perdeu ou foi roubado, primeiro terá de pedir o cancelamento. Caso não o faça num prazo de dez dias arrisca-se a pagar uma coima entre 100 e 500 euros.

Depois disso terá então de proceder ao pedido de renovação. Pode fazê-lo, presencialmente numa Loja do Cidadão ou num balcão do Instituto dos Registos e do Notariado.

Se é maior de 25 anos e tiver chave móvel digital (ou um leitor de cartões) também pode pedir a renovação online.

5

Peça uma nova carta de condução

Quando perde a carteira, o mais certo é ficar também sem a sua carta de condução e, para a substituir, vai precisar de pedir uma segunda via. A parte boa é que pode tratar de tudo online através do site do IMT ou em qualquer um dos seus balcões físicos.

Enquanto espera pela segunda via da carta de condução, o IMT entrega-lhe uma declaração provisória que lhe permite continuar a conduzir legalmente.

6

Consulte o serviço de Perdidos e Achados

Pode ter a certeza de que não foi o primeiro nem o último a perder a carteira, e que há mais quem procure objetos que se extraviaram. Para todos, a PSP e a GNR alimentam um portal de Perdidos e Achados onde estão registados todos os objetos e documentos perdidos que foram entregues às autoridades. Pode pesquisar por região, por data e até por tipo de documento e, se tiver alguma sorte, nem precisa de substituir documento nenhum.

Balcão “Perdi a Carteira”

Talvez nunca tenha ouvido falar dele, mas o balcão Perdi a Carteira existe e permite-lhe tratar dos principais documentos oficiais no mesmo sítio e ao mesmo tempo (Cartão de Cidadão, cartão de beneficiário da ADSE, carta de condução, documento único automóvel e cartão do ACP).

A notícia menos boa é que só encontra um balcão “Perdi a Carteira” na Loja do Cidadão de Lisboa – Laranjeiras. Tem de marcar previamente para poder ser atendido (ligue 300 003 990, nos dias úteis das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 15h30, ou envie email para [email protected]). Note que só pode usar este balcão se for tratar de, pelo menos, dois dos documentos acima referidos.

Os custos de renovar documentos

Como se não bastasse o prejuízo de perder a carteira, prepare-se também para a despesa que se segue. É que a renovação e a emissão de segundas vias dos documentos oficiais tem sempre um custo associado.

Só para ter uma ideia, a renovação do cartão de cidadão fica por cerca de 16 euros (os preços podem variar em função da sua idade, urgência na entrega do cartão e se faz o pedido online ou ao balcão). 

Já a carta de condução chega aos 30 euros.

Também pode acontecer que o seu banco lhe cobre pela emissão de novos cartões de crédito e débito. Na Caixa Geral de Depósitos, por exemplo, a substituição de um cartão de crédito custa 19 euros e a de um cartão de débito custa 15 euros.

Só nestes quatro documentos a despesa chega aos 82 euros, sendo que pode ser superior. Mas não há forma de fugir a estes custos. Se perdeu a carteira, vai mesmo ter de pagar para voltar a organizar a sua vida.

Artigo originalmente publicado em julho de 2019. Última atualização em março de 2024.

Veja também