Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Alexandra Nunes
Alexandra Nunes
16 Out, 2018 - 11:17

6 tipos de perfil financeiro. Qual é o seu?

Alexandra Nunes

A forma como gerimos dinheiro tem um impacto determinante no futuro. Perceba qual é o seu perfil financeiro e quais as vantagens e desvantagens que daí advêm.

6 tipos de perfil financeiro. Qual é o seu?

Todos temos maneiras de ser, pensar e estar diferentes. Isso estende-se à forma como lidamos com o nosso dinheiro, levando a que cada um de nós encaixe num diferente perfil financeiro.

Os nossos comportamentos, hábitos de consumo, como gerimos dinheiro, a capacidade de poupança e investimento definem muito do perfil financeiro de cada um. As nossas circunstâncias económicas, assim como a educação financeira a que temos acesso também influenciam.

Alguém que nunca foi ensinado a poupar ou não entende as vantagens de o fazer dificilmente será uma pessoa poupada. Também há os que, havendo muito ou pouco dinheiro, esbanjam sem controlo algum gastando o que têm e o que não têm.

Há diversos tipos de perfil mas, em qualquer dos casos, a forma como gerimos o nosso dinheiro tem impactos significativos na nossa vida agora e no futuro.

Qual é o seu perfil? Que personalidade financeira gostaria de ter? O que pode fazer para melhorar e estar seguro no futuro? Respondemos a todas as dúvidas.

Qual é o seu perfil financeiro?

1. Poupado

personalidade financeira

Este perfil financeiro é, talvez, o mais equilibrado. Os poupados são pessoas organizadas nas suas finanças, gastam de forma inteligente, têm a disciplina de poupar e capacidade de planear o futuro. São, normalmente, conservadores em relação a investimentos com risco. Têm as contas sempre pagas a horas, um trabalho estável e margem para conseguirem gozar a vida.

  • Pontos fortes: organização, disciplina, equilíbrio;
  • Pontos fracos: poderão cair em rotina.

2. Avarento

personalidade financeira

Esta é a personalidade financeira do Tio Patinhas! As pessoas avarentas restringem ao máximo os gastos, acumulam cada cêntimo que podem (aliás, adoram contar dinheiro e vê-lo a crescer) e tendem a viver abaixo do nível de vida em que deveriam estar. Sentem-se constantemente com medo do futuro e concentram-se em fazer crescer as reservas.

  • Pontos fortes: excelente capacidade de poupança, futuro financeiro assegurado;
  • Pontos fracos: controlo excessivo das finanças, deixam de usufruir de novas experiências, vida social limitada.

3. Gastador

personalidade financeira

Os gastadores gastam o dinheiro que têm e, muitas vezes, o que não têm. Compram por impulso e vivem a vida como se este fosse o último dia. Tendencialmente, gostam de ostentar bens materiais e compram a última tendência de tudo. Nem que a conta da luz fique por pagar. Não têm uma reserva financeira para adversidades, plano para a reforma ou eventual situação de desemprego.

  • Pontos fortes: experimentam muitas coisas diferentes e boas na vida, vida social ativa;
  • Pontos fracos: insegurança em relação ao futuro, avessos a controlar despesas e gastos, uso excessivo do cartão de crédito, empréstimos e pagamentos a prestações com juros.

4. Empreendedor

personalidade financeira

Os empreendedores e donos de pequenas e médias empresas tendem a concentrar os seus esforços financeiros nos seus projetos. São bons a manter as finanças organizadas. Acreditam nas suas ideias e investem para que funcionem mesmo que isso signifique deixar para segundo plano as finanças e projetos pessoais.

  • Pontos fortes: boa organização financeira, iniciativa, visão para o negócio;
  • Pontos fracos: tendem a recorrer ao crédito com frequência, descuram as finanças pessoais e aprovisionamento para a reforma.

5. Desorganizado

personalidade financeira

Ser desorganizado é o primeiro passo para o caos financeiro. As pessoas com este perfil não têm noção do dinheiro que entra na conta bancária e, muito menos, do que sai. Não sabem qual é o tamanho da sua dívida, a quem devem dinheiro ou quando é que têm de pagar as contas. Saber como criar um orçamento familiar e organizar as finanças pessoais é crucial para estas pessoas.

  • Pontos fortes: não sofre de stress de gestão financeira diária;
  • Pontos fracos: indisciplina, caos, pagamento de juros desnecessários, propícios a conflitos devido a problemas financeiros.

6. Investidor

personalidade financeira

Estas pessoas têm um rigoroso controlo financeiro e usam todas as ferramentas ao dispor para gerir dinheiro e poupar (folhas de cálculo, orçamento familiar, listas de compras, apps de finanças pessoais, etc.). O investidor define objetivos financeiros, sabe como lá chegar, é informado em relação a investimentos financeiros e com visão de futuro.

  • Pontos fortes: estratégico na gestão do dinheiro, define e trabalha para objetivos financeiros, organizado;
  • Pontos fracos: recusar programas com amigos ou família porque ultrapassa o orçamento pode ter consequências sociais.

Não existe um perfil certo ou errado quando se fala de finanças. Cada um tem a sua personalidade financeira e disponibilidade de mais ou de menos dinheiro. Mas se se revê em algum dos perfis e acha que tem que fazer melhorias, comece já a fazer as mudanças necessárias.

Veja também: