Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Reis
Catarina Reis
28 Fev, 2019 - 10:31

Como personalizar espaço de trabalho: 4 boas dicas

Catarina Reis

Personalizar o espaço de trabalho pode ser de uma importância vital não só para o seu bem-estar, mas também para a produtividade. Estas são as nossas dicas.

Como personalizar espaço de trabalho: 4 boas dicas

É no trabalho que passamos a maior parte das nossas vidas. Por isso, nada mais importante do que sentir-se “em casa” no seu contexto de trabalho! Saiba como personalizar espaço de trabalho mantendo o profissionalismo.

Porquê personalizar espaço de trabalho?

Se tivermos em conta o tempo diário que passamos no nosso espaço de trabalho, independentemente de como ele seja, é natural que se passe a encará-lo com um segundo lar. Felizmente, existe já uma cultura nas empresas de que espaços estéreis, impessoais e frios não trazem vantagens para quem lá trabalha. Sendo assim, os trabalhadores são encorajados a personalizarem os seus espaço de trabalho. Isto porque os resultados estão à vista – maior felicidade no trabalho leva a maior produtividade.

Espaço e cultura organizacional

Mas não basta o espaço ser agradável – ele deve ter o cunho pessoal de quem lá trabalha. É muito comum as entidades patronais investirem numa decoração dos seus espaços de trabalho que transmita a cultura da empresa – e até aí tudo bem.

No entanto, concederem margem de manobra aos trabalhadores para imprimirem um cunho pessoal ao seu gosto no seu local de trabalho é o passo que muitas vezes falta. Nestes casos, em que não há um incentivo claro para passar à ação, é o trabalhador que tem que colocar mãos à obra, e puxar pela imaginação de modo a tornar o seu espaço de trabalho realmente “seu”! Deve, contudo, fazê-lo em harmonia com as regras da empresa, a sua cultura e o propósito que aquele espaço serve.

Como fazer então para personalizar espaço de trabalho? Aqui ficam as nossas sugestões!

4 dicas para personalizar espaço de trabalho

Um espaço de trabalho que seja feito à nossa medida é um luxo, mas mesmo quando se trata de um espaço de trabalho partilhado, é possível investir nele rumo à personalização. Sinta-se como um peixe na água e aumente a sua produtividade com estas dicas. Não tem rasgo para o fazer? Não se preocupe, existem serviços especializados nessa matéria, que o fazem por si.

1. Combinar cores

personalizar espaço de trabalho

Qualquer que seja a decoração que escolha, preste atenção à combinação de cores. Invista de forma inteligente na cor do seu espaço, pois a cor, devidamente utilizada, induz emoções. Assim, resolve-se, desde logo, um problema em muitos locais de trabalho – serem emotivamente estéreis.

Ninguém se sente bem e confortável num ambiente estéril, qualquer que seja a sua atividade profissional. Tenha então em atenção os seguintes aspetos: o amarelo induz energia e otimismo, enquanto o azul favorece o foco e tem efeito relaxante, e o verde transmite tranquilidade e equilíbrio. Mas mais importante que isso, é o próprio trabalhador encontrar as cores com as quais se identifica mais, sem ferir os gostos dos colegas!

personalizar espaço de trabalho

A cada espaço e a cada função deverá corresponder um tipo de decoração. Conheça-se a si mesmo. Por exemplo, não faz sentido ter pilhas de folhas em branco na sua secretária se nunca tem o hábito de escrever à mão. Mantenha um pequeno bloco por perto apenas por precaução.

Coloque os objetos de modo a favorecer a sua mão dominante – não é boa ideia manter os objetos que usa frequentemente do lado esquerdo da secretária, se é destro. Mantenha por perto os seus objetos favoritos e que mais usa, e afaste os que menos usa.

Coloque um objeto pessoal decorativo que lhe lembre algo de que gosta, como uma moldura com a foto da sua família, ou um quadro. Deixe o telemóvel longe, pois normalmente só traz distrações.

3. Investir em plantas

personalizar espaço de trabalho

Como dissemos, o verde é uma cor que transmite uma sensação de equilíbrio e tranquilidade, por isso é sempre uma ótima opção para um espaço de trabalho. Mas se o verde for proveniente de plantas que lá colocamos, melhor ainda.

As pessoas gostam de se sentir em casa mesmo quando estão no escritório. O trabalho e o sítio onde se o executa é uma expressão de quem somos enquanto pessoas e profissionais, portanto, estar confortável no seu próprio espaço é essencial e ajudará a garantir que os outros sintam o mesmo.

Qual é a maneira mais simples de trazer vida ao local de trabalho? Colocar plantas. Ainda por cima, está comprovado cientificamente que decorar espaços interiores com plantas reduz o stress e favorece a concentração!

personalizar espaço de trabalho

Embora seja algo mais subtil, os aromas naturais são talvez o elemento mais pessoal que poderá incutir no seu espaço de trabalho.

Trazer velas para o escritório poderá não ser uma boa ideia, pelo perigo que podem representar devido a pequenos descuidos, mas colocar ervas ou flores aromáticas na sua secretária, mesmo que não estejam visíveis, poderá ser suficiente.

Apostar em cheiros intensos como os que surgem associados ao incenso, também não será boa ideia, pois ter um cheiro demasiado vincado no local de trabalho poderá ser prejudicial, pois torna o ambiente pesado. O truque é conseguir um equilíbrio, tornar o ambiente leve. Lembre-se que é no seu espaço de trabalho que muitas vezes reúne com colegas, superiores e fornecedores ou clientes, por isso escolha um aroma discreto.

Conclusão

Escolha a decoração do seu espaço de trabalho, imprima o seu cunho pessoal, mas com precaução, respeitando quem o frequenta para além de si. Personalizar o espaço de trabalho de forma eficiente pode contribuir para a sua motivação, eficiência, sensação de segurança e bem-estar, melhorando a sua capacidade de trabalho e, consequentemente, deixando mais tempo e energia para aproveitar os tempos livres!

Veja também: