Márcio Matos
Márcio Matos
26 Out, 2018 - 15:31
Saiba o que as pessoas de sucesso fazem no fim-de-semana

Saiba o que as pessoas de sucesso fazem no fim-de-semana

Márcio Matos

Descubra o que as pessoas de sucesso fazem no fim-de-semana e adote estas práticas. A chave para a felicidade e para o bem-estar, todos os dias.

O artigo continua após o anúncio

Vamos revelar-lhe o que as pessoas de sucesso fazem no fim-de-semana. Será trabalhar? Consultar exaustivamente a caixa de e-mails? Ou adiantar trabalho para a semana seguinte? Nada disso! O que as pessoas de sucesso fazem no fim-de-semana é, acima de tudo, aproveitar o tempo para relaxar, divertir e fazer atividades que ajudam a diminuir o stress e a aumentar os níveis de energia. Siga o exemplo de personalidades como Steve Jobs, Bill Gates ou Oprah Winfrey e confira tudo o que as pessoas de sucesso fazem no fim-de-semana.

O que as pessoas de sucesso fazem no fim-de-semana (e aquilo que não fazem)

1. Não dormir excessivamente

Dormir em demasia para recuperar a energia e a vitalidade não é exatamente verdade. Dormir demasiadas horas vai fazê-lo sentir-se ainda mais cansado e letárgico, tornando não só o seu fim-de-semana muito parado e monótono, como fazendo com que inicie a semana de forma pouco produtiva, já que o seu cérebro não está preparado para acordar no horário regular.

2. Ter uma atividade

Mesmo com família e filhos pequenos, é sempre possível ter uma atividade e aproveitar para a pôr em prática, precisamente, ao fim-de-semana. Imagine uma ida à piscina, onde as crianças podem frequentar aulas para aprender a nadar, enquanto você queima calorias e ganha energia enquanto dá algumas braçadas. Assim, começará o fim-de-semana cheio de vitalidade e com uma boa razão para levantar da cama e não ficar a preguiçar toda a manhã.

nadar

3. Divertir-se

O fim-de-semana é uma ótima ocasião para se divertir, relaxar e passar um bom bocado sozinho ou acompanhado, a fazer aquilo que mais gosta. Seja ir ver um espetáculo ou jogo, seja fazer uma escapadinha ou caminhar à beira-mar, o importante é que tenha planos para os seus dias de folga, tornando-os em dias de novas e boas experiências, capazes de o deixar cheio de motivação e ânimo para encarar a semana de trabalho que se segue.

4. Desligar-se do trabalho

Estar constantemente a trabalhar não permite cumprir a principal função do fim-de-semana: relaxar e quebrar com a azáfama do dia-a-dia profissional. Portanto, assegure-se de que não passa o tempo todo a consultar a sua caixa de emails e atenda chamadas de trabalho só em casos muito excecionais.

relaxar

5. Dedicar-se a coisas simples

Ouvir música, ler, escrever, pintar ou brincar com os seus filhos são excelentes atividades para pôr em prática no fim-de-semana, já que durante a semana o tempo para dedicar a estas ações é sempre escasso. Além de ajudar a descomprimir e a aliviar o stress, estes passatempos estimulam diferentes modos de pensamento e sensações e serão experiências que o vão enriquecer e ajudar a recarregar baterias para a semana seguinte.

6. Não se perder em tarefas domésticas

Há afazeres de casa a que não é possível fugir, mas é importante que as programe e planeie, tal como faz com as restantes obrigações da sua vida. Se estipular um tempo para dedicar às mesmas, irá garantir que elas ficam feitas, sobrando ainda tempo para se divertir e relaxar. Caso contrário, o fim-de-semana parecerá um prolongamento da sua semana de trabalho.

tarefas domésticas em casal

7. Praticar exercício físico

Todos conhecemos os inúmeros benefícios da prática regular de atividade desportiva. Se durante a semana não tem muito tempo para lhe dedicar, então o fim-de-semana é a altura ideal para investir neste género de atividade e não precisa de se fechar no ginásio para consegui-lo. Qualquer espaço pode ser um bom espaço para a prática de exercício físico. Seja fazer uma corrida no parque ou alguns abdominais no chão de sua casa, o importante é mexer-se pois isso, além de outras vantagens, irá ajudar a aliviar o stress acumulado durante a semana.

O artigo continua após o anúncio

8. Meditar

O fim-de-semana é um ótimo momento para refletir e ouvir o seu “eu” interior. Vá até uma zona tranquila e de que goste, inspire e expire com calma e pense em tudo o que preocupa, focando-se sobretudo nas soluções para pôr fim a esses problemas. Agradeça tudo o que tem de bom na vida e aprecie a beleza da Mãe Natureza. meditar

9. Visitar a família

Se durante a semana é impossível estar com os seus pais ou irmãos, por exemplo, aproveite o fim-de-semana para fazer uns convívios em família, recordarem histórias do passado e mimarem-se uns aos outros. O aconchego e o calor da família são das melhores coisas para o deixar cheio de energia e entusiasmo para começar uma nova semana de trabalho.

10. Fazer voluntariado

Aqui está uma ocupação do tempo livre que o vai fazer sentir muito bem a si, mas também a todas as pessoas que vão beneficiar da sua ajuda. Procure grupos de caridade e/ou causas com que mais se identifica e veja como pode dar o seu contributo, de forma a ser útil e a ajudar. Verá como vai ser extremamente gratificante e uma ótima maneira de aproveitar o fim-de-semana.

voluntariado

11. Planear a semana

Antes do fim-de-semana terminar, programe a sua semana. Isso irá tirar-lhe stress e tornará a sua semana mais produtiva. Não precisa de despender mais de 30 minutos nesta tarefa e verá que os resultados irão fazer-se notar. Sentirá que tem a sua agenda sob controlo e isso vai torná-lo num empregado mais eficaz e eficiente.

Seguir tudo o que as pessoas de sucesso fazem no fim-de-semana é garantir que aproveita o seu tempo livre da melhor maneira, interrompendo o ritmo alucinante da semana de forma positiva e benéfica para si. Se se sente numa espiral em que não tem tempo para nada, significa que está na hora de parar e concentrar-se nestas dicas sobre o que as pessoas de sucesso fazem no fim-de-semana.

Veja também: