Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Clara Cardoso Barreiros
Clara Cardoso Barreiros
06 Ago, 2018 - 00:00

Os 10 piores aeroportos da Europa

Clara Cardoso Barreiros

A experiência num aeroporto pode ser má por vários motivos. Saiba quais são os piores aeroportos da Europa a evitar sempre que puder.

Os 10 piores aeroportos da Europa

Sabe aquele sentimento de excitação porque as férias estão a um vôo de distância? Então imagine ter de passar umas poucas de horas num aeroporto quase sem cadeiras, sem ar condicionado, sem uma boa rede de transportes à volta. Pois, é um balde de água fria, não é? Para que isto não lhe aconteça, saiba quais os piores aeroportos da Europa que convém evitar.

Para fazer esta lista, recorremos às opiniões que viajantes deixaram no Sleeping In Airports, em relação a vários aspetos de toda a experiência no aeroporto, nomeadamente no que toca à limpeza, ofertas na restauração, tempo de espera nos postos de controlo, etc.

Os piores aeroportos da Europa

aeroporto

1. Aeroporto Internacional de Creta Heraklion, Grécia

O pior dos piores aeroportos da Europa é o da ilha de Creta, e um dos mais azafamados do país. Há filas no exterior do aeroporto, porque não há espaço suficiente no interior onde caiba tanta gente. São horas em pé e em filas de espera, com um sistema de ar condicionado pouco eficiente, o staff  insuficiente e os WCs  previsivelmente nojentos.

2. Aeroporto Nacional de Santorini, Grécia

Já se está a ver que férias em ilhas gregas requerem muita paciência e tolerância. O problema é semelhante ao de Creta: terminal pouco espaçoso para um fluxo de passageiros tão grande, com um sistema de ar condicionado inexistente, pouco staff, caótico e a tresandar a suor. Chegar mais cedo ao aeroporto é improvável que lhe valha de alguma coisa, uma vez que é recorrente os voôs atrasarem-se.

3. Aeroporto Internacional de Rhodes, Grécia

As ilhas Gregas são, realmente, dos melhores destinos de férias, mas ter de passar pelos seus aeroportos pode ser um verdadeiro pesadelo. Em terceiro lugar no ranking dos piores aeroportos da Europa está o de Rhodes, à conta da alta densidade populacional por metro quadrado de aeroporto, WCs pouco higienizados e os assentos mais desconfortáveis à face da Terra. Dá que pensar o facto de os 3 piores aeroportos da Europa serem todos gregos.

4. Aeroporto Internacional de Beauvais- Tille, França

Não acredita? É mesmo verdade. Para além de estar a 90 quilómetros de Paris, ainda tem a enorme desvantagem de ter cadeiras muito pouco confortáveis, da limpeza das casas de banho ser duvidosa e de haver pouca restauração… Mas mau mesmo é o facto de o check-in encerrar entre as 11 da noite e as 6 da manhã e os hotéis das redondezas custarem os olhos da cara.

5. Aeroporto Internacional de Londres Luton, Inglaterra

Em terras de sua majestade também reina o caos naquele que é o 5º dos piores aeroportos da Europa. As filas são quilométricas, é tudo muito confuso e lugar para sentar… só mesmo no chão. Se a fome apertar, fica já avisado que é alta a probabilidade de acabar com a carteira rapada, os preços são exorbitantes.

6. Aeroporto Internacional de Roma Ciampino, Itália

O aeroporto secundário de Roma, usado especialmente para viagens low-cost, é memorável, e não é pelas melhores razões. O terminal fecha da meia-noite às 4 da manhã, e ninguém pode ficar por lá à espera, o que implica umas horinhas ao relento. Diz-se ainda que a comida não é grande coisa, fazem falta cadeiras e o wi-fi é terrível.

7. Aeroporto Internacional de Chania, Grécia

Quando um aeroporto serve mais do dobro dos passageiros que o número para o qual foi planeado, é normal que as coisas se descontrolem: falta de sítios para sentar, WCs num esterco, staff super desorganizado, filas enormes, wi-fi fraco/ intermitente, ar condicionado insuficiente, pouca variedade de comida, etc. É de fugir a sete pés, sem dúvida!

8. Aeroporto Internacional de Cluj, Roménia

Staff mal educado, filas intermináveis e desorganização são os principais problemas apontados para este aeroporto. A climatização funciona mal, com os passageiros a passarem frio no Inverno e calor no verão.

9. Aeroporto Internacional de Berlim Schönefeld, Alemanha

Uma surpresa na lista dos piores aeroportos da Europa: a Alemanha! Este aeroporto tem muito pouco da rigidez alemã porque, segundo os utilizadores do site, organização e limpeza é uma coisa que não existe para aquelas bandas. Vantagens? O wi-fi parece funcionar!

10. Aeroporto de Berlim Tegel, Alemanha

Outro aeroporto alemão entre os 10 piores da nossa lista: é surpreendente, não é? Diz-se que é pequeno, sobrelotado, com ar condicionado fraco, e de difícil navegação. Além disso, as lojas e a comida deixam muito a desejar.

Agora que já conhece os piores aeroportos da Europa, escusa de fazer fretes. Faça umas férias fantásticas!

Veja também: