Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Sara Piteira Mota
Sara Piteira Mota
13 Jul, 2017 - 10:18

Descubra os diferentes tipos de pneus para motas

Sara Piteira Mota

Existem diferentes tipos de pneus para motas e cada tipo adequa-se a uma utilização em específico. Escolha os pneus certos e acelere em segurança.

Descubra os diferentes tipos de pneus para motas

De acordo com as características e o tipo de utilização que se quer dar à mota, é importante que se coloque os pneus indicados. Para que não escolha um pneu errado, mostramos-lhe quais os diferentes tipos de pneus para motas que existem à venda no mercado.

Em primeiro lugar, é importante que defina a utilização que se pretende dar à mota: se é exclusivamente fora de estrada ou se haverá também uma utilização em estrada alcatroada. E não se esqueça que se for para circular com a mota na via pública vai ser obrigado a ter o veículo totalmente legal, com matricula, piscas, faróis, refletores, seguro, etc. Se não cumprir a lei, poderá ser autuado.

Deve ainda ter em atenção a homologação dos pneus. Os pneus para motas homologados para enduro denominam-se pneus FIM e têm identificação DOT e selo ECE da União Europeia. Neste caso, a altura dos tacos dos pneus não deve ultrapassar os 13 centímetros.

Comprar o pneu adequado às necessidades do condutor é a melhor forma de andar de mota em segurança. Existem pneus que custam 20€ e outros até mais de 100€. Caso não saiba as medidas, sugerimos que veja no pneu da moto, onde irá encontrá-las.

placeholder-1x1

Tipos de pneus para motas

Existem vários tipos de pneus para cada tipo de mota. Se tem uma mota supersport ou sport, o ideal é que compre pneus desportivos, pois são mais macios. No caso da mota ser de estrada, deve-se utilizar um misto de pneus sport e de estrada. Existem ainda pneus mistos ou trail para andar no asfalto e em caminhos de terra ou pneus todo-terreno ou cross.

Pneu sport

Os pneus de desporto ou de superdesporto são feitos de borracha macia e são ideias para uso desportivo e, ocasionalmente, num circuito. A aderência proporcionada pelos pneus de desporto modernos é muito elevada, sobretudo em revestimento seco.

A falta de desenhos e a temperatura de funcionamento alta tornam a sua utilização debaixo de chuva mais delicada. Por norma, a vida útil destes pneus é curta, devido à borracha utilizada no fabrico ser macia.

Pneu sport/estrada

Estes pneus desporto/ touring são constituídos por borrachas intermédias que proporcionam uma elevada aderência, pois têm uma temperatura de funcionamento mais baixa do que a dos pneus de desporto.

A superfície é mais desenhada e o tempo de vida útil é mais longo do que o dos pneus anteriores. Estes adaptam-se a uma utilização variada, desde o transporte em cidades a viagens de longa duração, até um simples passeio.

Pneu estrada

Estes são elaborados com borrachas rígidas com uma temperatura de funcionamento baixa e rapidamente atingida. Normalmente têm muitos desenhos e oferecem uma boa aderência, pelo que são muito seguros em pisos molhados.

A vida útil destes pneus é longa e graças à rapidez com que entram em acção (temperatura de funcionamento baixa), estes são recomendados para trajetos citadinos.

placeholder-1x1

Pneu de competição

Também chamados de pneus de pista ou de circuito, estes pneus estão reservados a uma utilização em circuito. São feitos de borrachas macias e funcionam a temperaturas elevadas quando são utilizados em circuito.

Estes pneus são lisos para que a superfície de contacto seja mais abrangente. Existem também pneus de competição chuva com desenhos, o que permite evacuar o máximo de água o mais rapidamente possível.

Pneu misto

Os pneus mistos ou trail são montados em motas preparadas para deixar o asfalto e passar para estradas de terra. O pneu traseiro tem desenhos muito largos que segmentam o pneu em blocos, de forma a oferecer uma melhor motricidade em solos movediços.

Geralmente, são pneus constituídos por borrachas rígidas e têm um tempo de vida útil longo. Os pneus mistos estão indicados para uma utilização mista estrada/ terra.

Pneu todo-o-terreno ou cross

São pneus constituídos por largos grampos para permitirem uma boa condução fora de estrada. Os grampos fixam melhor a mota a diferentes superfícies. Podem ser utilizados em ligações de curtas distâncias, até porque, alguns pneus cross não estão homologados para a estrada.

Veja também: