Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
10 Out, 2017 - 08:42

Estas são 7 das pontes mais bonitas do mundo

Helena Peixoto

Mais antigas ou mais modernas, pedonais ou para automóveis, estas são 7 das pontes mais bonitas do mundo. Que conhecê-las?

Estas são 7 das pontes mais bonitas do mundo

São 7 as pontes mais bonitas do mundo que escolhemos para partilhar consigo. Umas mais antigas, outras mais modernas, umas na Ásia, outras na Europa ou na América. Se é verdade que todas têm o mesmo propósito (unir dois pontos de terra separados por água), a verdade é que a maneira como o fazem pode ser bem diferente, criativa e apelativa. Conheça a nossa lista.

Conhece as pontes mais bonitas do mundo?

Tower Bridge, Londres

placeholder-1x1

Esta é, sem levantar qualquer dúvida, uma das pontes mais bonitas do mundo (e também uma das mais visitadas). Construída sobre o rio Tamisa e inaugurada em 1893, era na altura um dos principais canais de escoamento do trânsito. Hoje ainda está operacional, além de que mantém exposições permanentes, que vão contando a história desta importante construção.

Ponte Carlos, Praga

placeholder-1x1

Praga é conhecida pelo seu património histórico e de fazer o queixo cair a qualquer um. As pontes não são exceção, com destaque para a mais velha ponte da capital checa, a Ponte Carlos. Parte do legado do rei Carlos IV, que governou o país durante o século 14, foi, até 1841, a principal via de acesso entre o Castelo de Praga, a Cidade Velha e os bairros da região.  É inteiramente feita de pedra e tem cerca de 500 metros de comprimento.

Golden Gate, São Francisco

placeholder-1x1

A Golden Gate Bridge de São Francisco não passa despercebida a ninguém, até porque nos entra pelos olhos em imensos filmes de Hollywood. Concluída em 1937 e concebida pelo arquiteto Irving Morrow, a ponte já foi até eleita uma das Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis, o que comprova o seu título de uma das pontes mais bonitas do mundo.

Ponte JK, Brasília

placeholder-1x1

Mais conhecida como Ponte JK, a Ponte Juscelino Kubitschek, em homenagem ao presidente que inaugurou a capital federativa do Brasil. Localiza-se em Brasília, foi desenhada pelo arquiteto Alexandre Chan e pelo engenheiro Mário Vila Verde e custou mais de 60 milhões de euros.

Ponte Brooklyn, Nova Iorque

placeholder-1x1

A Brooklyn Bridge é um verdadeiro ícone americano. Concluída em 1883, uma das pontes mais bonitas do mundo não começou da melhor maneira; após um susto, tirou a vida a 12 pessoas. Para provar aos moradores locais que a ponte era segura, as autoridades locais colocaram 21 elefantes em cima da ponte. Hoje, atravessam diariamente cerca de 150 mil veículos e peões.

Ponte Nescio, Amesterdão

placeholder-1x1

Esta ponte é bem recente mas nem por isso deixa de ser uma das mais bonitas do mundo. Concluída em 2006, foi desenhada pela empresa WilkinsonEyre e já ganhou três prémios importantes em apenas dois anos. Faz a travessia de peões e ciclistas por cima do canal Amsterdam-Rijnkanaal.

Ponte do Rio Kwai, Tailândia

placeholder-1x1

Não, já não é a famosa ponte do filme de Hollywood, pois essa foi totalmente destruída e ficava uns metros acima. No entanto, o nome manteve-se e são milhares os turistas que a visitam. A ponte do rio Kwai localiza-se em Mueang, quase na fronteira com o Mianmar.

Veja também: