Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
13 Dez, 2019 - 11:17

Por que quer trabalhar nesta empresa? Dicas para responder à pergunta

Catarina Milheiro

“Por que quer trabalhar nesta empresa?” é uma das perguntas mais importantes numa entrevista de emprego. Esteja preparado para responder de forma adequada.

Por que quer trabalhar nesta empresa

Se existe uma pergunta que deixa muitos candidatos nervosos nas entrevistas de emprego é “por que quer trabalhar nesta empresa?“ou “quais são os motivos que o levam a querer trabalhar aqui?”

A verdade é que qualquer um fica nervoso quando ouve esta pergunta, até mesmo aquele profissional com alguns anos de carreira. E, por mais desconfortável que a pergunta o faça sentir, é impossível fugir dela.

Por isso mesmo, em vez de ficar a pensar e a pedir para que não o questionem com “então diga lá, por que quer trabalhar nesta empresa?”, o melhor que tem a fazer é preparar-se para responder de forma adequada.

E a resposta pode ser mais fácil do que imagina! A procura de emprego nunca é um processo fácil. No entanto, a tendência é para procurar emprego na área em que ambiciona atuar. Ou seja, a partir do momento em que encontra o emprego com que sempre sonhou, terá de fazer uma adaptação do seu currículo para a vaga em questão.

Depois, é essencial que se mentalize que a qualquer momento poderá ser chamado para uma entrevista de emprego. Por isso, deve manter-se atualizado sobre todas as informações da empresa que estão disponíveis na internet; procure tudo em todo o lado porque quanto mais informado estiver, melhor.

Além disto, é essencial que se prepare para ser questionado com “por que quer trabalhar nesta empresa?”, durante a entrevista. E a resposta deve ser previamente estudada e trabalhada, para que não se sinta nervoso no momento crucial.

Já refletiu sobre os motivos que o levaram a procurar emprego naquela empresa? Conheça algumas dicas que o vão ajudar.

DICAS PARA RESPONDER À QUESTÃO “POR QUE QUER TRABALHAR NESTA EMPRESA?”

avaliação em entrevista de emprego

Provavelmente já foi a entrevistas de emprego onde o entrevistador o questionou sobre os motivos que o levaram a candidatar-se à posição e de que forma acrescentará valor à organização. Estas são perguntas bastante frequentes, aliás, na maioria das entrevistas são perguntas que nunca faltam.

No fundo, são cruciais para o entrevistador conseguir compreender melhor se o candidato está ou não preparado para começar a trabalhar naquela empresa.

Para que consiga compreender melhor, fizemos uma listagem com tudo aquilo que o entrevistador espera de si quando coloca esse tipo de perguntas:

  • O entrevistador quer sentir uma conexão emocional genuína, por isso, mostre entusiasmo com o cargo e com a empresa;
  • Mostre que os seus valores estão alinhados com a cultura da organização;
  • Mostre que fez pesquisa sobre a empresa e que compreendeu o seu objetivo;
  • O entrevistador quer uma pessoa autêntica e com conteúdo, ou seja, alguém que não responda vagamente como “quero ser desafiado e crescer profissionalmente”.

Embora possa parecer um pouco contraditório, as perguntas da entrevista quase nunca são sobre si como indivíduo, mas sim sobre o que pode fazer pelo empregador. Portanto, sempre que tiver oportunidade tente enquadrar as suas respostas para dar destaque aos seus recursos.

Aqui ficam, então, algumas dicas.

1. Concentre-se na cultura da empresa e no seu modo de funcionamento

Pense no que conseguiu observar sobre a atmosfera do escritório, se interagiu com alguém, ou se teve a oportunidade de receber alguma sugestão por parte de um dos funcionários. O ambiente de trabalho é calmo e silencioso, ou consegue ouvir os colegas a conversarem entre si?

Reflita sobre tudo o que viu sobre a cultura da empresa e no momento em que tiver que responder à questão, lembre-se desses aspetos para melhorar a qualidade da sua entrevista no geral.

Exemplo de resposta: “No pouco tempo em que estive aqui, no escritório, posso desde já dizer que este é o tipo de ambiente em que cresceria. Quando me disse que a empresa promovia um espírito empreendedor, isso realmente despertou interesse em mim, pois estou à procura de oportunidades em que me possa apropriar do meu trabalho e ser mais autónomo. É importante para mim trabalhar com uma empresa que incentiva a inovação e não fica presa nas burocracias.”

mulher realiza entrevista de emprego

2. Destaque a reputação da empresa

Faça pesquisa na internet e questione algumas pessoas da área que conheçam a empresa à qual se está a candidatar. Conheça bem a reputação que a empresa tem no setor.

Exemplo de resposta: “Fui inicialmente atraído para esta posição porque recebi feedback positivo sobre os programas de formação internos. Conversei com pessoas que trabalham aqui e fiquei impressionado com o seu nível de conhecimento de diversas áreas. Estou animado por ter a oportunidade de trabalhar para uma empresa em que o ambiente estimula a aprendizagem que gera inovação e desenvolvimento profissional.”

3. Mostre que interagiu com o produto ou serviço da empresa

Está a par do produtos e/ou serviços que o empregador oferece? E que tal se se inscrever para um período de avaliação grátis ou se testar um dos itens do inventário?

Se gostar da experiência que teve, então deve tentar incorporar esse feedback nas suas respostas ao longo da entrevista. Este aspeto até pode ser um bom ponto para começar a explicar por que quer trabalhar naquela empresa.

Exemplo de resposta: “Quando soube da nova aplicação para o telemóvel da empresa, tive de experimentar por mim mesmo. Fiquei impressionado com o design intuitivo da interface do utilizador e a navegação sem interrupções, além de me conectar à visão da empresa: criar um gerenciador de senhas que ajude as pessoas a manterem as suas informações seguras.

Desenvolvi recursos semelhantes para o (empregador anterior), o que levou a um aumento de 28% no envolvimento do utilizador. Adoro este produto e estou ansioso para trabalhar em conjunto com a equipa para torná-lo ainda melhor.”

MOSTRE A SUA PERSONALIDADE E SEJA HONESTO

Para que consiga responder à questão “por que quer trabalhar nesta empresa?” escolha uma das abordagens que referimos em cima no artigo. Opte sempre pela opção que melhor reflita como se sente em relação à oportunidade de emprego.

Lembre-se que a sua resposta precisa de ser honesta e direta. Mesmo que se sinta nervoso durante a entrevista de emprego não mostre que ensaiou a sua resposta ou que se sente emocionalmente retraído.

A resposta a esta pergunta baseia-se em mostrar ao entrevistador aquilo que é realmente importante para si. E se responder com eficácia, estará a fazer com que essa experiência se torne positiva e memorável.

Seja honesto e concentre-se na conexão emocional real que tem com o entrevistador.

Veja também