Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
20 Nov, 2019 - 12:02

Área Metropolitana do Porto: preços dos passes não vão subir em 2020

Ekonomista

A notícia foi divulgada esta terça-feira pela Área Metropolitana do Porto e visa promover a utilização dos transportes públicos coletivos.

Desconto no passe para desempregados de longa duração

A Área Metropolitana do Porto (AMP) revelou à agência Lusa que, em 2020, pretende manter os preços das assinaturas mensais Andante, atualmente fixados nos 30 e 40 euros.

Recorde-se que o passe municipal de 30 euros destina-se a viagens dentro do concelho ou até 3 zonas contíguas, e o metropolitano de 40 euros, permite viajar em todos os concelhos da AMP, deste que integrados no sistema intermodal Andante.

Os atuais preços dos passes surgiram no âmbito do Programa de Redução Tarifária, que está em vigor desde o dia 1 de abril no Porto e em Lisboa, e aliviaram significativamente a carteira dos utilizadores dos transportes públicos.

O não aumento dos preços para 2020 tem como principal objetivo promover uma maior utilização dos transportes públicos coletivos.

Tendo em vista este objetivo, quer a Área Metropolitana do Porto, quer a Área Metropolitana de Lisboa (AML) pretendem, assim, manter os preços, apesar da Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 0,38%.

Porém, no dia 15 de novembro, numa nota divulgada na comunicação social, a AML admitia que a tal taxa pode, contudo, ser aplicada “nos limites legalmente definidos” nas tarifas dos títulos de transporte ocasionais (bilhetes simples, de bordo, pré-comprados e unidades intermodais de transporte pré-pagas) e monomodais (tipo passe ou assinatura).

Veja também