Teresa Campos
Teresa Campos
03 Dez, 2020 - 11:23

Portugal Digital Awards 2020 projetos: conheça os finalistas

Teresa Campos
Patrocinado por:

Já foram apresentados os projetos finalistas do Portugal Digital Awards 2020. Saiba mais sobre esta edição e sobre algumas das ideias finalistas!

idc pda 2020

Os 46 finalistas dos Portugal Digital Awards 2020 foram apresentados nos dias 23 e 27 de novembro, no Digital Innovation Connection. Este ano foram recebidas mais de 350 candidaturas e validados pela IDC 139 projetos, um crescimento de 23% em relação à edição anterior. Conheça alguns dos finalistas.

Portugal Digital Awards 2020 projetos finalistas

O Portugal Digital Awards 2020 conta 5 edições. O seu propósito é divulgar e premiar os melhores projetos de transformação digital das organizações nacionais. Nos próximos anos, segundo a IDC, a digitalização da economia e as tecnologias digitais vão criar novos modelos de negócio. Descubra, agora, alguns dos projetos finalistas de 2020.

DIGITAL INDUSTRY AWARDS & DIGITAL INDUSTRY AWARDS

Nbnetwork+, Novo Banco

Best Future of Costumer & Consumers Project; Best Banking Project

A Nbnetwork+ é uma solução digital do Novo Banco que, além de permitir a consulta de saldos e de movimentos e os pagamentos a partir das contas de outros bancos, contribui para uma maior eficiência operacional na gestão financeira diária das empresas e negócios.

O Novo Banco é o primeiro banco português a lançar uma solução digital de gestão financeira. Com ela, pretende-se operar uma transformação digital dos clientes, melhorando a eficiência operacional dos seus negócios.

RSE Live, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde

Best Future of Work Project; Best Healthcare Project

A atual pandemia de COVID-19 interferiu, de forma determinante, no modo como comunicamos e solucionamos os problemas do dia a dia, inclusive os de saúde. Refletindo isso mesmo, surge este projeto que consiste numa plataforma de teleconsultas do SNS.

Esta plataforma disponibiliza: streaming áudio e vídeo; relatório clínico colaborativo; partilha de ficheiros; chat de conversação; e partilha de ecrã. Para utilizar esta plataforma só precia de aceder à área do cidadão ou descarregar a app MYSNS CARTEIRA. Depois, é só participar na teleconsulta agendada.

Esta é uma opção acessível e segura que já está disponível em 92 hospitais e em 2320 Unidades de Cuidados de Saúde Primários.

E72, Direção-Geral da Administração Escolar

Best Future of Operations Project; Best Education Project

O projeto E72 nasce do elevado volume de pedidos de esclarecimento na área do ensino, motivados pela pandemia de COVID-19. Através deste projeto, a administração escolar está mais próxima dos seus intervenientes principais.

Algumas das principais funcionalidades do E72 são:

  • Receção automática dos pedidos pelas áreas temáticas indicadas pelo interlocutor externo;
  • Análise e resposta feita por especialistas;
  • Visualização do histórico das comunicações realizadas com o interlocutor;
  • Monitorização permanente do fluxo de mensagens e dos respetivos tempos de resposta;
  • Análise estatística permanente, numa ótica de melhoria e apoio à decisão.

Id.gov, Agência para a Modernização Administrativa

Best Future of Costumer & Consumers Project; Best Government Project

Este projeto consiste numa aplicação que permite guardar, consultar e partilhar dados dos documentos de identificação (cartão do cidadão, carta de condução e cartão da ADSE), usando para isso a chave móvel digital.

Para aceder, só tem de descarregar a app; definir um código; selecionar os cartões; e autenticar-se com a chave móvel digital.

Portugal Digital Awards 2020

Conheça todos os finalistas

Contexto dos anos anteriores

homem com boné em fundo estilizado com elementos tecnológicos

As últimas 4 edições do Portugal Digital Awards reuniram mais de 500 candidaturas. Alguns dos vencedores dos anos anteriores foram:

  • My CUF, da José de Mello Saúde;
  • MB WAY, da SIBS;
  • Multicare: Medicina Online, da Fidelidade;
  • Academia de Código.

Conclusão

A Portugal Digital Awards será cada vez mais uma iniciativa determinante para a transformação digital do nosso país.

Isto porque, em 2023, o investimento com software de inovação digital vais crescer mais 50% e 60% das Global 2000 já terão implementado os mecanismos para possibilitar e desenvolver o seu próprio ecossistema de software.

Já em 2025, a percentagem de código utilizado em aplicações pelos programadores derivado de ‘marketplaces’, repositórios de código e plataformas vai crescer para 80%.

Assista à entrega de prémios aos vencedores

Quinta-feira, dia 10 de Dezembro, pelas 15 horas.

Veja também

Artigos Relacionados